Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Investimentos com liquidez diária

E aí, você sabe se suas aplicações financeiras são investimentos com liquidez diaria? Muitas pessoas chegam a desistir de um determinado produto quando descobrem que não tem (ou tem baixa) liquidez.

Isso porque certos perfis de investidor, não são adeptos de investimentos que “travam” o valor aplicado por um certo tempo. Se você pensa assim, você provavelmente se interessa por investimentos com liquidez diária. Entenda o que isso quer dizer e quais opções podem ser boas para você.

O que é liquidez diaria?

Primeiro de tudo é preciso compreender o conceito de liquidez de um investimento. Quando investimos, estamos “comprando” um ativo financeiro. Uma ação, um título (público ou privado), moeda, ou seja, tudo o que pode ser negociado no mercado financeiro. Dessa forma, a liquidez representa a facilidade (ou não) de o investidor conseguir resgatar uma aplicação. É a capacidade de transformar o ativo adquirido em dinheiro novamente. Assim, se dizemos que uma aplicação tem alta liquidez significa que é fácil vender (resgatar) este ativo.

Investimentos com liquidez diaria são aqueles que permitem que você resgate o dinheiro em qualquer dia em que os bancos estejam funcionando (fins de semana e feriados não são dias possíveis para resgatar investimentos, mesmo os de liquidez diária).

Liquidez X rendimento

É importante destacar que liquidez e rendimento são aspectos bastante diferentes. Se um ativo financeiro possui alta liquidez não significa necessariamente que ele terá alta rentabilidade também. O principal motivo para um investidor escolher alta liquidez não está ligado ao lucro, mas à liberdade para movimentação.

O rendimento de uma série de aplicações disponíveis no mercado está atrelado ao prazo de investimento do capital. Quanto mais tempo o valor permanecer aplicado, maiores os rendimentos.

Exemplos de investimentos com liquidez diaria

A Poupança

é um exemplo de investimento com alta liquidez. O dinheiro investido pode ser resgatado a qualquer momento, mas é preciso ficar atento à data de aniversário, que acontece mês a mês, para poder ter algum rendimento. Outro atrativo da poupança é a baixa burocracia para criar uma conta. No entanto, nos últimos anos a poupança vem apresentando ganhos abaixo da inflação, o que não é nada interessante.

O Certificado de Depósito Bancário

por sua vez, pode ser uma opção boa para quem precisa de mais rendimentos, mas que não abre mão da liquidez. Esta aplicação é emitida pelos bancos para que eles possam captar recursos para financiar suas atividades. Como os bancos têm interesse em novos investidores para essa modalidade, a negociação dos termos é mais livre. Dessa forma, você pode tentar encontrar um CDB com liquidez diária ou que, pelo menos, tenha um prazo de resgate interessante para seu perfil. Outra vantagem do CDB é ser protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

O Tesouro Direto

tem uma lógica bastante parecida com a do CDB, mas nesse caso o Governo é quem garante seu investimento. Hoje em dia é possível solicitar o resgate dos títulos a qualquer momento e pelo próprio portal online do Tesouro Direto, levando em média 2 dias até o dinheiro cair em sua conta novamente.