Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Nuconta vale a pena? Saiba como funciona

Uma conta corrente que faz o seu dinheiro render. Esta é a ideia da Nuconta, nova opção introduzida pela startup brasileira Nubank.

Totalmente baseada no aplicativo da empresa, a Nuconta promete redefinir a maneira como você administra o seu dinheiro. Mas a novidade também deixa a dúvida: será que funciona?

Nesse post nós vamos desvendar as funcionalidades e o rendimento da Nuconta para que você possa avaliar se ela vale a pena para o seu perfil.

Imagem do cartão Nubank para ilustrar post nubank platinum

O que é Nuconta?

Lançada em outubro de 2017, a Nuconta é basicamente uma conta corrente que, apesar de possuir algumas restrições de funcionalidade, faz seu dinheiro render.

Ela vinha sido disponibilizada aos poucos para os usuários do cartão de crédito Nubank. Porém, recentemente, a empresa também começou a oferecer o serviço para pessoas que não fazem parte de seus clientes de cartão de crédito. Ou seja, você não precisa ter o cartão de crédito Nubank para ter a sua Nuconta. 

Para quem ainda não conhece, a Nubank é uma fintech. Ou seja, uma empresa de tecnologia com foco no setor financeiro, que oferece a opção do cartão de crédito sem anuidade.

A tônica da empresa é evitar burocracias. O usuário tem o controle de basicamente tudo por meio do aplicativo desenvolvido para celulares. Pode acompanhar as faturas, alterar limite de crédito e uma série de atividades, sem precisar ir até uma agência física.

A Nuconta não é diferente. Ela utiliza a mesma interface do aplicativo mobile e não é necessário fazer o download de outra aplicação ou ferramenta para aproveitar esta funcionalidade. Isso facilita bastante o controle e visualização de ambos os serviços (crédito e conta corrente).

Para quem a Nuconta é indicada?

Com a filosofia de ser descomplicada, a Nuconta é destinada a qualquer pessoa que se sinta confortável em manusear todas as suas movimentações financeiras dentro do aplicativo para celular.

Não é exigida documentação de comprovação de renda para a criação da Nuconta. A avaliação é feita apenas previamente, para a liberação da funcionalidade do crédito.

Quais são as vantagens da Nuconta?

Assim como o cartão de crédito da Nubank, a Nuconta não possui taxa de administração. Além disso, ela permite que você realize transferências de dinheiro entre contas Nubank e para outros bancos sem custo.

Outra vantagem é a possibilidade de pagar a fatura do cartão de crédito pela Nuconta, dentro do aplicativo. Essa é uma opção para quem gosta de organizar o dinheiro do mês.  

Você pode acumular o valor das faturas dentro da Nuconta, para pagamento após a data de fechamento. Enquanto o dinheiro estiver na conta, ele vai gerar rendimentos. Essa característica é uma das que mais salta aos olhos quando falamos da Nuconta.

Uma conta corrente que tem rendimento?

Desde o primeiro momento que o usuário deposita uma quantia de dinheiro na Nuconta, a interface informa que aquele montante está rendendo.

Como isso acontece? Segundo a empresa, a Nuconta está em uma modalidade brasileira chamada “Conta de Pagamento”. Para este tipo de conta, a instituição financeira pode apenas utilizar o dinheiro para aplicações em títulos públicos federais, como o Tesouro Direto, por exemplo.

Dentro dessas aplicações de baixo risco e que dispensam outras garantias, uma vez que ela vem do próprio Governo, a Nubank aplica o dinheiro das contas em títulos com alta liquidez. Assim, permite que os usuários tenham algum rendimento, mas que possam movimentar a conta com tranquilidade.

Outra vantagem desse rendimento é que ele está atualmente acima do rendimento da poupança. Ele apresenta uma liquidez bastante próxima, o que pode ser atrativo para quem não tem muita experiência com investimentos, mas também não quer ver seu dinheiro estagnado ou perdendo valor.

Se você gostou dessa opção até o momento, deve estar pensando: que maravilha! Então posso cancelar a minha conta em outros bancos e ficar somente com a Nuconta? Alto lá. O próprio site da empresa não recomenda que seus usuários cancelem suas contas em outros bancos ou instituições financeiras.

Como apresentamos anteriormente, a Nuconta é bastante recente e ainda vem se desenvolvendo no cenário financeiro. Por isso, ela possui algumas restrições.

Segundo um dos fundadores da Nubank, David Vélez, em entrevista ao jornal El País, a empresa ainda não é considerada um banco. Eles possuem apenas a licença de atuação como instituição de pagamento. E isso limita algumas funções da Nuconta.

O que a Nuconta não faz?

Uma opção que é bastante utilizada  – e desejada – pelos brasileiros é o pagamento de boletos. A Nuconta não permite o pagamento pela leitura de código de barras ou inserindo a  numeração do boleto. O único meio de pagar as contas é pelo crédito. Se o valor estiver na fatura, aí sim pode ser pago pelo saldo da Nuconta.

Outras funções que ainda não estão disponíveis são o débito e o saque. O cartão Nubank não tem a função dupla (de crédito e débito), como oferecem outras instituições financeiras. A natureza da empresa, de não possuir agências físicas, também dificulta a opção de saque em conta corrente. O usuário deve estar ciente que todo o trâmite de valores deve ser feito pelas transferências no aplicativo.

Porém, dentro das transferências, também existe um limitante, não é possível agendar transferências, como pagamentos mensais em determinada data.  

Então, qual o veredito?

Em suma, as vantagens que a Nuconta apresenta dependem um pouco da adaptação do usuário às novas tecnologias. Basicamente, esta é uma conta para transferências, dentro de um serviço de cartão de crédito sem taxa.

Se você tem o perfil organizado e gosta de pagar as faturas do seu cartão separando devidamente o montante antes dos pagamento, a Nuconta pode ser uma boa opção.

Se você também procura uma opção à poupança, mas não está no momento de se aprofundar em outros investimentos, a Nuconta também pode ser uma boa pedida.

Seja para gerenciar o dinheiro que entra mês a mês ou para criar uma reserva de emergências, a Nuconta cumpre bem o papel.

Lembramos também que o dinheiro que fica nessa conta só poderá ser transferido para outra conta ou para pagamento de faturas, mas não pode ser sacado.

Isso não é motivo para desanimar. Como este é um produto em desenvolvimento, há grandes chances da empresa atualizar novas funções nos próximos meses. Vale ficar atento a essas mudanças.

+ Conheça o Nubank Rewards