Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é renda fixa?

Imagem de moedas para ilustrar post sobre o que é renda fixa

O que é renda fixa?

Investir é uma palavra que está nos planos de muita gente. Mas nem todo mundo conhece uma maneira segura, prática e fácil para ver o seu dindim crescer, como a renda fixa. O que é renda fixa? Nós, da Bidu Corretora, vamos explicar a você, fique com a gente!

O que é renda fixa?

A renda fixa é uma forma de investimento na qual é possível prever ou conhecer o rendimento futuro. Inclusive, é possível saber antes de ser feita a aplicação do dinheiro.

Ou seja, uma operação menos arriscada e mais simples. Indicada para os mais conservadores.

O modelo é benéfico por apresentar bons números de rentabilidade. Chega a, por exemplo, ser mais rentável do que a poupança.

Como funciona a renda fixa?

O método da renda fixa não é nenhum quebra-cabeça. O investidor empresta dinheiro a um emissor e recebe o dinheiro com acréscimo de juros em uma data específica.

O emissor pode ser um banco, instituições financeiras e, também, o Governo Federal. Com o investimento da renda fixa, estes lugares usam o empréstimo para financiamento próprio. Já os investidores têm o seu dinheiro devolvido com juros, posteriormente.

Para deixar claro: o dinheiro emprestado se torna títulos, de acordo com a preferência de cada investidor. São através dos títulos que o capital é investido.

Tipos de título

  •  Tesouro Direto

Conhecido, o investimento no Tesouro Direto faz parte de um programa do Tesouro Nacional com o intuito de se vender títulos públicos. Neste modelo, o investidor compra um título, na forma de empréstimo para o governo.

O governo utiliza o dinheiro em virtude da população. Financia obras de infraestrutura, saneamento básico, educação, entre outras áreas.

Como já ressaltado, o dinheiro retorna na mão de quem o aplicou com juros em uma data combinada.

Mas, será que vale a pena investir no Tesouro Direto? Mostramos as principais vantagens e desvantagens para esse investimento.

Se você ficar com dúvida, é possível simular seus rendimentos do Tesouro Direto.

Ensinamos o passo a passo de como consultar o extrato do Tesouro Direto na internet.

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB é o título fornecido pelos bancos. Da mesma forma como no Tesouro Direto, o investidor empresta o dinheiro ao banco e, algum tempo depois, o recebe acrescido de juros. Saiba mais sobre o rendimento CDB em nosso post sobre o tema.

Em contra partida, os bancos utilizam o dinheiro para melhorias em sua infraestrutura e como empréstimo a outros clientes.

  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI) / Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

A LCI e LCA são títulos emitidos por instituições financeiras ou bancos. Não há muito segredo: enquanto um serve como investimento na área imobiliária, o outro funciona para o agronegócio.

O benefício das duas letras de créditos são a isenção do Imposto de Renda.

Há outros tipos de investimento de renda fixa, mas, no geral, o seu funcionamento continua a ser o mesmo.

+ Quais são os investimentos isentos de IR

Como faço para investir em renda fixa?

É necessário você procurar um banco ou uma instituição financeira (como uma corretora de valores) para realizar o investimento desejado. Dependerá, claro, de seus objetivos ao aplicar o dinheiro: a curto ou a médio prazo? Em qual área? É possível analisar diversos cenários.

Caso queira investir em vários títulos de diferentes bancos, por exemplo, o recomendável seria procurar uma corretora de valores. Com a corretora, pode-se abrir uma conta só para tudo.

A renda fixa é segura?

Sim! Além de ser possível saber quanto o investimento renderá, há outra vantagem: nos títulos de CDB, LCI e LCA o investidor está protegido contra a calotes.

Nestes casos, existe o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), uma garantia que se o banco quebrar o investidor terá o seu dinheiro de volta com os juros. Isso é válido para investimentos de até R$ 250.000 por cada pessoa e por instituição financeira.

Depois de saber um pouco mais sobre o que é renda fixa, que tal ficar por dentro sobre o que é rentabilidade do investimento?

+ O que são Debêntures Incentivadas

+ Diferença entre renda fixa e renda variável