Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Entenda o que é rentabilidade

Imagem de notas e moedas com a legenda: O que é rentabilidade?

Entenda o que é rentabilidade

Você está pensando em investir e começou a estudar sobre o tema, mas está confuso com alguns termos? Uma das expressões mais utilizadas para explicar o quanto você vai ganhar com seus investimentos é rentabilidade. Vamos explicar o que é rentabilidade, modelos e como calcular.

O que é rentabilidade?

A rentabilidade é o que você terá de retorno em relação a quantia que foi investida, o rendimento final. Exemplo, se você investir R$1.000 e no final de um tempo determinado você tem R$1.500, significa que essa foi a rentabilidade do seu investimento.

+ O que é debêntures? Investimento que pode ter alta rentabilidade

+ Quem pode emitir debêntures

Neste caso teve o retorno de 50% da quantia investida, manteve o valor inicial e produziu um ganho de 50%.

Antes de iniciar um investimento é muito importante fazer uma grande pesquisa entre as opções de aplicações e comparar a rentabilidade de cada uma, pois só assim saberá qual é a melhor decisão a tomar.

Modelos de rentabilidade

Existem três modelos de rentabilidade para títulos de Renda Fixa, como CBB, LCI, LCA e Tesouro Direto. São elas:

  • Taxa Prefixada: É quando o investidor fica sabendo no ato da compra o valor da rentabilidade em cima da quantia investida. O retorno total da aplicação é definido com uma porcentagem que não muda;
  • Taxa Pós-fixada: essa forma de rentabilidade é correspondente a uma taxa de juros básica, por exemplo a Taxa Selic (como a poupança). Caso haja uma redução nesta taxa automaticamente o rendimento irá diminuir e vice versa;
  • Taxa Híbrida: Este modelo mescla os dois anteriores. Uma variante, como por exemplo o IPCA é somado a taxa que foi determinada para a rentabilidade do investimento no ato da compra.

Como calcular a rentabilidade?

Antes de tomar a decisão sobre qual é a melhor opção para você é necessário entender qual é a melhor forma de rentabilidade seu investimento para realizar seus planos.

Os investimentos que possuem alta volatilidade, exemplo o mercado de ações apresentam um grande risco e é difícil saber qual será a sua rentabilidade, pois depende do desempenho de cada ação que podem subir ou cair a qualquer momento. 

Se você é iniciante ou possui um perfil conservador geralmente busca por investimentos de renda fixa. Como por exemplo, os CDBs e fundos de investimentos, que apresentam uma perspectiva mais concreta da rentabilidade.

Outros fatores devem ser levados em conta para saber qual será o rendimento final do seu investimento, pois são descontados do valor bruto final. São:

  • Impostos;
  • Taxas administrativas de intermediadores;
  • Inflação no período do investimento.

Existe uma  fórmula básica de como calcular rentabilidade:

Rentabilidade = Rendimento descontados impostos e inflação x 100 ÷ Valor Investido

Para obter uma boa rentabilidade ter o máximo de informação é essencial. Busque entender qual é o seu objetivo, seu perfil de investidor e principalmente como o mercado financeiro funciona, assim somando esses cuidados e as dicas acima você conseguirá os melhores resultados.

Agora que você já sabe o que é rentabilidade, veja outras postagens que podem ajudar você a entender o mundo do investimento:

+ Previdência é melhor do que poupança?

+ Vale a pena a poupança?