Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é Selic?

Imagem de calculadora para ilustrar post sobre O que é selic?

O que é Selic?

Em algum momento você já ouviu falar sobre a taxa Selic. Mesmo que você não tenha dado a devida importância, ela está mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Seja vendo algum noticiário ou buscando sobre investimento sempre surge essa sigla e a dúvida: o que é Selic?

O que é Selic?

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia, mais conhecido como Selic, é a taxa básica de juros da economia no Brasil. Ela é utilizada no mercado bancário tanto nacional quanto internacional. Ou para financiamento de operações com duração de um dia, ou overnight, e tem como garantia os títulos públicos federais.

Essa taxa é um modelo para o custo do crédito no país. É também uma das principais ferramentas usadas pelo Banco Central para monitorar a inflação e controlar a emissão, compra e venda de títulos.

O valor da Selic é definido por um comitê dos diretores do Banco Central realizado oito vezes ao ano. Nessa reunião, chamada de Copom, eles avaliam a situação econômica atual do país e definem a taxa.

Taxa Selic e inflação

O governo faz o uso da taxa Selic para controlar a inflação do país. Por exemplo, se a inflação estiver alta, o Banco Central provavelmente aumentará os juros. Consequentemente o custo do crédito irá subir fazendo com que o consumo da população diminua. Caso a taxa caia, o resultado é o oposto, ou seja, o consumo é incentivado e a inflação recua.

Sendo assim, se a taxa está alta, diminui a quantidade de dinheiro em circulação, as pessoas compram menos. Isso fará com que a quantidade de produtos disponíveis no mercado aumente. Com o tempo, os comerciantes necessitam se livrar das mercadorias. Isso faz com o que os preços diminuam e aumente o consumo novamente.

Outra maneira de a Selic influenciar na inflação é no controle dos investimentos vindos de outros países. Os investidores de títulos brasileiros ganham através dos juros altos, como consequência positiva entra mais dinheiro no Brasil, ou seja mais moeda circulando.

Como a Selic afeta sua vida?

Além da dúvida sobre “o que é Selic?”, outro questionamento comum é como ela afeta sua vida. Por ser uma taxa que possui grande ação no consumo, está totalmente ligada a todos os cidadãos que fazem qualquer tipo de compra.

A Selic também é a usada como base para taxa de juros da poupança, de cartão de crédito, cheques especiais e crediários. Através dela os bancos podem calcular também a quantidade de juros em um empréstimo. Se a Selic estiver baixa, melhor é para pegar um empréstimo ou então fazer compras a prazo.

Contudo, se a Selic for reduzida pelo Banco Central, a queda pode demorar a chegar ao consumidor. Isso porque os bancos cobram também, em forma de juros, seus impostos (IOF), os custos envolvidos, a inadimplência e o seu lucro.

A taxa Selic também pode interferir no bolso de quem faz investimentos. Principalmente de quem investe em fundos CDI, pois a maioria da carteira desses fundos seguem a rentabilidade da Selic. Sendo assim, caso haja uma redução da Selic automaticamente o rendimento irá diminuir em todo investimento de renda fixa que se baseia no CDI, como o CBB, LCI, LCA e LC.

E por falar em finanças, fique por dentro e faça um planejamento financeiro pessoal.