Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você sabe para que serve o imposto de renda?

Imagem de calculadora e caneta para ilustrar post sobre Para que serve o imposto de renda

Você sabe para que serve o imposto de renda?

Nós, brasileiros, estamos entre os que mais pagam tributos no mundo e os que menos têm retorno disso em serviços públicos de qualidade. Muitos destes impostos são incompreendidos. E, aparentemente, há pouco interesse no acompanhamento dos tributos pagos pela sociedade. E um dos impostos que mais causam dúvidas é o IR. Afinal de contas, você sabe para que serve o Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é uma tributação aplicada em todos os países do mundo, claro que com suas peculiaridades. Trata-se de uma porcentagem que o governo abocanha de todos os tipos de renda dos cidadãos. Todos devem contribuir compulsoriamente.

Para que serve o Imposto de Renda e como ele é cobrado?

Para entender bem para que serve o imposto de renda, é importante saber como ele é cobrado. O Governo dispõe de várias maneiras para arrecadar o imposto de renda. Veja abaixo quais são elas:

  • IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte: neste formato, o imposto é recolhido automaticamente no momento em que o trabalhador recebe seu salário. A porcentagem já é descontada da folha de pagamento e é uma forma de antecipação do imposto. Isso pode ocasionar uma restituição ou crédito tributário para o contribuinte, em casos onde a declaração tenha sido acima do necessário.

No caso do IR retido na fonte, o cálculo é feito da seguinte forma. Você pega o salário bruto. A partir daí multiplica pela alíquota do INN. Depois, diminui o valor da dedução de cada dependente. Então, multiplica pela alíquota do IR e subtrai a parcela a deduzir do IR.

Parece complicado, né? E é mesmo.

  • Imposto de renda sobre o lucro real anual e estimativa: neste caso, a pessoa jurídica ou física faz uma apuração de quanto foi ganho durante o ano e faz uma declaração do valor. O valor tributado será antecipado e em cima deste montante.
  • Imposto de renda sobre o lucro real trimestral: destinado a empresas sobre seus balanços a cada três meses.
  • Imposto de renda sobre o lucro presumido: calculado sobre as receitas escrituradas em contabilidade ou em um Livro Caixa com detalhamento da movimentação bancária.

Quem deve declarar Imposto de Renda?

Em 2018, por exemplo, deve declarar o IR quem recebeu rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2017.

Para onde vai o dinheiro arrecadado?

Todo o montante arrecadado com o IR é destinado, para gestão, melhorias e desenvolvimento de serviços públicos nas esfera municipal, estadual e federal. Obras como estradas, pontes, infraestrutura geral, projetos culturais e esportivos, saneamento básico, entre outros serviços, recebem o nosso investimento através do Imposto de Renda. Além disso, o salário de funcionários públicos incluindo vereadores, deputados, governadores e presidente, vem do nosso imposto de renda também.

O dinheiro é arrecadado pela Receita Federal. Porém, quem administra o valor todo é o Tesouro Nacional, que direciona investimento para as áreas que citamos acima e também projetos sociais como o Bolsa Família.
O IR também é destinado aos planos de reforma agrária e programas de sustentabilidade e habitações populares.

É o IR que faz a máquina pública girar. No entanto, a administração e boa gestão de todo este dinheiro é o que interfere no retorno que a sociedade tem em serviços.

Entendeu agora para que serve o imposto de renda?

E se você precisa de uma ajuda para declarar o imposto de renda, veja o nosso passo a passo. Antes, veja como declarar poupança no IR ou, mesmo, se você está na lista de quem deve declarar o imposto de renda. E caso você acabe esquecendo de declarar, veja nos dicas de como declarar imposto de renda atrasado.

+ O que acontece se não declarar Imposto de Renda?