Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Vale a pena investir no Tesouro Direto?

Imagem de dinheiro dentro da carteira com a descrição: Vale a pena investir no Tesouro Direto?

Vale a pena investir no Tesouro Direto?

Uma dúvida comum entre quem está começando a fazer aplicações é se vale a pena investir no Tesouro Direto.

Sendo um investimento de baixo risco, essa alternativa atrai cada vez mais brasileiros. Para esclarecer esse ponto, preparamos esse conteúdo para você.

É hora de saber, de uma vez por todas, se vale a pena investir no Tesouro Direto.

Vale a pena investir no Tesouro Direto se você:

Não pretende realizar o saque rapidamente. O Tesouro Direto é um tipo de aplicação de renda fixa, na qual se cobra imposto de renda, cobrança de IOF, entre outros. Então, quanto mais tempo você deixar o dinheiro aplicado, menores as reduções.

Não consegue ficar acompanhando esse mercado ou não entende tanto sobre o assunto. Isso porque quando o tema é título público, não existem tantas alterações diariamente. Então, não há necessidade que você fique de olho todo o tempo. A não ser que você queira vender antes do prazo. Nesse caso, vale se atentar aos juros cuidadosamente.

Espera segurança. É considerada uma das alternativas de investimentos mais seguras dentre aquelas que apresentam baixo risco. Essa aplicação é bastante interessante para quem costumava deixar uma quantia parada na poupança e agora está mais antenado às chances de obter maior rentabilidade.

Pretende investir pouco. Boa notícia: Com pelo menos R$ 30,00 você consegue já começar a investir no Tesouro Direto. Você terá o mesmo percentual de rentabilidade de alguém que investir R$ 100.000 ou até mesmo um milhão. Você pode até simular Tesouro Direto através da internet.

Acompanhar extratos pela internet. Você consegue consultar o extrato do Tesouro, rendimentos e informações através do site do Tesouro Direto. Tudo isso através do seu cadastro.

Nesses casos citados acima, vale a pena investir no Tesouro Direto, sim. Mas há outros casos onde não vale a pena investir no Tesouro Direto. Vamos a eles.

Não vale a pena investir no Tesouro Direto se você:

Se você precisa de um retorno rápido. Se a sua necessidade for a de retirar o dinheiro investido dentro de um semestre, por exemplo, vale repensar a poupança. Assim você não pagará impostos na hora de resgatar o valor que depositou. Mas, como você deve saber, cada vez há menos rentabilidade pela poupança. Basicamente, você está guardando um dinheiro ali – não espere retorno.

Quer obter uma alta rentabilidade. Como temos mencionado, o Tesouro Direto traz muitos benefícios, como a segurança e baixo juros. Mas não é a melhor das opções para quem realmente quer ganhar dinheiro. Todavia, as aplicações que garantem as melhores chances de retorno, como você deve saber, são também as que oferecem os maiores riscos. Há outras alternativas, como as aplicações na bolsa de valores, se você pretende se arriscar um pouco mais e ter a possibilidade de um ganho bem lucrativo.

Então, você percebeu que não é sempre que vale a pena investir no Tesouro Direto, não é? Conhecer bem os seus objetivos e seu perfil de investidor é fundamental para ter a certeza de estar fazendo um bom negócio para você.

+ O que é Tesouro Direto Selic