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5 dicas para dormir melhor

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5 dicas para dormir melhor

Essa notícia já é bem conhecida por todos. Em média, você passa mais de um terço da sua vida adormecido. Mas não é porque o corpo está dormindo que está relaxando, descansado. Por isso que dicas para dormir melhor sempre são bem vindas.

É durante o sono, que o corpo faz sua reparação de células e processos. À noite (ou de dia para quem tem horários trocados) nossos corpos são “atualizados. Mas se você é o tipo de pessoa que passa a noite se virando ou levantando pode ser que seu sono não esteja te dando o descanso merecido.

Falta de sono pode afetar o julgamento, a produtividade e a capacidade de reter informações no dia seguinte. Além disso, contribui para obesidade, diabetes e mal humor em geral. Veja cinco dicas para dormir melhor ainda essa noite!

Dicas para dormir melhor

1- Ambientação

O quarto é realmente um lugar sagrado. Para conseguir ter uma ótima noite de sono é importante que ele seja relaxante. Procure colorir as paredes do quarto de tons claros (azul ou verde são ótimos), ao contrário do vermelho escuro. Além disso, o conforto na hora de dormir tem que ser priorizado. Então tenha uma cama organizada, com lençóis confortáveis.

Arrume a temperatura e luz do quarto previamente. Se você tem problema com claridade, adquira uma cortina blackout. Se costuma sentir calor durante a noite, esteja com roupas adequadas e coloque um ventilador no quarto. Mas faça isso tudo antes de ir dormir!

2- Se organize para dormir pelo menos sete horas

Esse é o mínimo tempo de sono para te permitir estar descansando e pronto para um novo dia. Passar muitos dias seguidos sem dormir as tais sete horas pode levar ao aumento dos níveis de cortisol (também conhecido por estresse). Pesquisas recentes sugerem que não dormir o suficiente pode influenciar o processamento de insulina, virando um fator de risco para a diabetes.

3- Fora celular

Se tem uma coisa que não ajuda você a atingir o relaxamento à noite é o celular na cama, antes de dormir. Ao contrário, ler um livro pode te colocar no estado relaxante que precisa. Tomar um banho quente antes de ir para cama, costuma ter grande poder – e somado a isso, tomar chás tranquilizantes como camomila e maracujá ajudam a preparar o corpo e a mente para uma boa noite de sono.

4 -Exercícios físicos são amigos

O exercício pode ajudar muito a melhorar a qualidade do sono. Mas procure agendar seu calendário de exercícios para que terminem pelo menos duas horas antes de ir para a cama. Assim, você tem tempo de reduzir a adrenalina que estará circulando no seu corpo e que vai te trazer o relaxamento necessário para dormir bem.

5- Tenha um horário certo para acordar

Assim como é melhor ir para a cama na mesma hora diariamente, veja se funciona para você ter um horário para despertar – até mesmo nos fins de semana. A hora irregular de sono somado ao horário de despertar desregulado podem levar a padrões de sono ruins.

As dicas para o sono relaxante também passam pela casa. Sentir-se seguro e protegido durante o período do sono ajuda a causar uma positiva sensação de conforto. O seguro residencial pode ser mais uma ferramenta simples e sem altos custos que te ajude a ficar tranquila enquanto se revigora. Saiba mais sobre seguros residenciais aqui.