Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Por que fazer um check-up médico?

Aprenda a importância de um check-up médico com a Bidu.

Saiba por que é importante fazer check-up médico com frequência.

Você já se perguntou alguma vez para que serve um check up médico?

Afinal, se aparentemente está tudo bem com você, por que procurar um médico? Será que é coisa de gente que quer arrumar mais problemas e descobrir aquilo que nem é tão sério assim só para ficar preocupado?

Bem, se você pensa dessa forma, existe um grande risco de descuido em relação a sua saúde. Os exames de rotina são de extrema importância. Eles ajudam a prevenir e a detectar doenças. E quanto antes se inicia um tratamento, maiores as chances de sua eficácia.  Não deixe para procurar um médico apenas quando estiver muito doente.

Conhecer o corpo e manter uma periodicidade ajuda a ter uma melhor qualidade de vida. No Brasil, não há muito a tradição de ir ao médico sem estar sentindo dores. Mas o check-up é peça fundamental da medicina preventiva. Além disso, geralmente estão incluídos em planos de saúde de todos os tipos.

Periodicidade do check up médico

Principalmente se você já passou dos 30 anos de idade, o que se recomenda é um check-up anual. Mas, claro, tudo depende de como anda sua saúde. Se você tem diabetes, colesterol alto, hipertensão, entre outras patologias, precisa realizar os exames com mais frequência. Quem tem uma doença crônica precisa manter, normalmente, sua rotina de acompanhamento, que é bem mais rigorosa e personalizada. A periodicidade, nesses casos, deve ser discutida com seu médico.

Que tipo de exames se faz em um check-up?

Não existe um padrão. Depende de vários fatores, como o estilo de vida do paciente, seus hábitos e suas necessidades. O médico vai avaliar o histórico do paciente, idade e características de sua rotina antes de sugerir os exames.

Geralmente, os médicos solicitam um ecocardiograma, para detectar como anda o coração, chances de enfartes, cardiopatia hipertensiva, etc. O método é não-invasivo, isto é, um ultrassom do coração – a análise será feita a partir das imagens geradas.

Outros possíveis exames são: hemograma ( avalia a presença de anemia), glicemia (avalia a dosagem de glicose no sangue), colesterol (avalia a dosagem de colesterol para ver os riscos de doenças coronárias), exame de urina (para avaliar funcionamentos dos rins, por exemplo).

Esses ou outros exames podem ser solicitados pelo seu médico, de acordo com sua faixa etária, hábitos alimentares, se pratica ou não esportes, se é sedentário, enfim, são vários fatores envolvidos. O check-up médico ajuda muito a conhecer a detectar doenças e também alguns problemas que podem ser gerados e que quando detectados em estágio inicial tem maiores as chances de cura.

Cuide da sua saúde com um Plano de Saúde

Invista na sua saúde. Com um Plano de Saúde, você pode contar com atendimentos médicos, sejam emergenciais ou em forma de consulta, nos melhores hospitais e com médicos experientes e capacitados.

Com a Bidu, você pode cotar planos de até 6 operadores diferentes como Amil, Notre Dame Intermédica, Bradesco, SulAmérica e muito mais. Conte conosco, já ajudamos mais de 1 milhão de pessoas a protegerem sua vida, família e patrimônio.

 

Cotação online de Planos de Saúde