Como funciona a coleta domiciliar de exames?

Privacidade, comodidade e bem-estar. Essas são as palavras-chave para quem precisa ou quer fazer coleta domiciliar de exames. Mas, apesar desses termos transmitirem sensações positivas e de tranquilidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como acontece esse procedimento.

Por isso, vamos entender melhor como funciona a coleta domiciliar de exames. Você vai conhecer quais as vantagens e desvantagens e saber como os planos de saúde podem atuar com a cobertura desse tipo de atendimento.  

Imagem de pessoa tirando sangue para ilustrar texto sobre coleta domiciliar de exames

A coleta domiciliar de exames é muito utilizada por idosos, crianças e pessoas com problemas de locomoção.

O que é a coleta domiciliar de exames?

Vamos imaginar que você precisa realizar um exame laboratorial mas, por algum motivo, não possui condições de ir até a clínica ou laboratório. Neste caso, você pode optar pela coleta domiciliar que vai até a sua casa ou local de preferência.

Para isso, uma equipe especializada se desloca até o local combinado e realiza a coleta. A equipe é a mesma que o atenderia se você fosse ao laboratório. Portanto, há total garantia de utilização do material adequado, qualidade no serviço e também nos resultados.

Ou seja, não é porque você está realizando a coleta do exame fora do laboratório que você deixará de ter resultados eficientes e precisos, no mesmo prazo.

Idosos, crianças e portadores de necessidades especiais já utilizam de forma recorrente este serviço e conseguem ter os mesmos resultados dos exames presenciais.

Todos os exames podem ser realizados na coleta domiciliar?

Não. Infelizmente, ainda há alguns exames que só podem ser feitos no local. Por isso, você precisa avaliar junto ao laboratório responsável quais exames podem ser realizados em domicílio.  

No geral, exames de sangue, urina, fezes e algumas amostras biológicas, podem ser feitos através da coleta domiciliar de exames.

Planos de saúde cobrem coleta domiciliar de exames?

Essa resposta depende do seu tipo de plano de saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, não estabelece uma regra específica que obrigue as operadoras a cumprir com essa cobertura.

Em geral, muitas já disponibilizam esse benefício. Já outras cobram uma taxa extra para a realização domiciliar do seu exame.

Essa informação é transmitida apenas pela operadora do seu plano. Fique atento e busque essa informação antes de realizar o agendamento do seu exame.

Caso o seu plano não realize a cobertura, você deverá se responsabilizar pelo pagamento direto com a clínica e os profissionais. Se você quiser encontrar um plano que contemple com esse benefício, pesquise novas opções de plano aqui na Bidu.

Cotação online de Planos de Saúde

Como solicitar a coleta domiciliar de exames?

Para facilitar, siga o passo a passo a seguir:

  • Escolha o laboratório da sua preferência;
  • Entre em contato para avaliar se há atendimento nesta clínica para os exames que necessita fazer;
  • Cheque os custos, se há cobertura na região em que será necessária a coleta;
  • Informe as condições de saúde do paciente.

A partir daí, você faz o agendamento da coleta do exame. Alguns laboratórios permitem que esse agendamento seja feito via site, outros apenas por telefone.

Vale lembrar que o mercado de laboratórios apresenta uma grande diversidade de opções. Por isso, pesquise antes de escolher o laboratório.

Quem pode fazer a coleta domiciliar de exames?

Qualquer pessoa pode optar por esse benefício, na maioria dos laboratórios. Em geral, pessoas com debilidade física, crianças e idosos, são os que mais utilizam o serviço.

Porém, com a vida corrida dos dias de hoje, essa alternativa também está disponível para quem não tem tempo de ir até um laboratório e precisa fazer a coleta em seu local de trabalho, por exemplo.

Preparação para o exame é diferente?

Não, você deverá cumprir com os mesmos requisitos necessários de um exame presencial convencional.

Então, caso o exame de sangue que você vá fazer, exija jejum de 12 horas, por exemplo, você deverá cumpri-lo também para a realização da coleta domiciliar.

Quais documentos necessários para a realização do exame domiciliar?

Para o agendamento, o laboratório já deverá exigir os seus documentos, assim como os detalhes da solicitação do médico no pedido do exame, com os descritivos de cada um.

Então, é importante ter em mãos a sua documentação pessoal, os dados do seu plano de saúde, se for o caso, e também o pedido médico.

Acesso aos resultados

O resultado dos exames da coleta domiciliar costumam ter o mesmo prazo de entrega dos exames realizados no próprio laboratório. A entrega costuma ser feita da mesma forma.

Há laboratórios que já disponibilizam o resultado online, outros que exigem que o paciente vá até a clínica buscar. Há ainda aqueles que oferecem o serviço de entrega domiciliar. Então, avalie também essa questão na hora de escolher o seu laboratório.

Vale a pena fazer a coleta domiciliar?

Como mencionamos, sem dúvidas, você vai contar com mais privacidade e conforto para realizar os seus exames. Isso traz um grande diferencial, em especial, para pessoas com necessidades específicas.

Cabe a você avaliar, diante das informações encontradas, se vale a pena ou não para você. No geral, esse é mais um serviço que visa descomplicar a vida de quem precisa cuidar da saúde.  

 

 

Última atualização em 13/05/2019