Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como contratar um plano de saúde 100% online?

Que o mundo está digital e que hoje é possível fazer tudo, ou quase tudo, pela tela do celular, não é novidade para ninguém. Mas você sabia que é possível contratar plano de saúde online?

Isso mesmo, você pode não só pesquisar, mas também contratar um plano de saúde online.

E, pensando na importância que os planos de saúde têm hoje nas nossas vidas, separamos um passo a passo de como você pode contratar plano de saúde online. Afinal,você pode fazer isso com conforto, segurança e sem sair de casa.

Foto de médico mostrando tela de computador para ilustrar texto sobre como contratar plano de saúde online

Contratar um plano de saúde online pode ser mais fácil e seguro do que você imagina.

Regulamentação da contratação online

Antes de mais nada é importante tranquilizar você. A contratação de um plano de saúde online é uma prática regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em resolução aprovada no final de 2016 (Resolução Normativa nº 413).

Ou seja, essa resolução garante que você esteja utilizando um método válido e normalizado pela agência que fiscaliza e controla as atividades dos planos privados no Brasil.

O que fazer para contratar plano de saúde online?

Em geral, os trâmites para contratar plano de saúde online, que incluem toda a entrega de documentação e escolha do melhor plano de saúde para você, leva até 25 dias úteis. O plano poderá começar a ser utilizado na data do primeiro pagamento da mensalidade.

Para firmar o contrato e garantir a legitimidade da contratação do seu plano, os documentos poderão ser assinados via assinatura eletrônica certificada, certificação digital ou identificação biométrica.

Então, caso você não queira levar toda a documentação assinada até o corretor, você pode imprimir as folhas, assinar e rubricar as páginas e devolver o documento firmado via digitalização.

Vale lembrar que, assim como toda compra online, ao contratar plano de saúde online você pode ter o direito de arrependimento e cancelamento da compra de até sete dias. Isso é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Como é o contrato online?

O contrato online deverá conter as mesmas informações disponíveis no contrato que seria realizado presencialmente. Ao contratar plano de saúde online, é bom você confirmar, além dos seus dados, as seguintes informações:

  • Espécie de contratação e todos os seus detalhes, como o tipo de acomodação contratada;
  • Qual segmentação assistencial o plano contratado pertence;
  • Nome comercial e número do registro do plano de saúde na ANS;
  • Carência;
  • Precificação do serviço;
  • Área de atuação do plano de saúde;
  • Área geográfica de atendimento e cobertura do plano.

Que tipos de planos de saúde podem ser contratados online?

Se você quer contratar plano de saúde online, saiba que a contratação está disponível para todas as modalidades:

Como escolher um plano de saúde online?

Aqui na Bidu você consegue pedir a sua cotação online para planos de saúde tanto para pessoa física quanto jurídica. Basta informar alguns detalhes sobre o seu perfil que a Bidu compara os preços das principais operadoras de saúde do mercado.

Mas, se ainda assim você tiver dúvidas na hora de escolher, veja algumas dicas que separamos para que você tenha mais segurança para contratar plano de saúde online sem dores de cabeça:

Qual o seu perfil?

Antes de mais nada você precisa ter em mente qual o seu perfil como consumidor de serviços de saúde. Isso porque, muitos planos oferecem diversos serviços e tratamentos, que, talvez, não sejam tão necessários para você no momento. Um exemplo é ter à disposição um resgate aéreo.

A dica é você pensar em como é a sua vida hoje com cuidados com a saúde. Pense também em como você gostaria que ela fosse, com a facilidade de ter um plano de saúde e a sua cobertura de atendimento à disposição.

A partir daí, considere outros detalhes, como contratar acomodação em quarto individual ou se para você está tudo bem ficar em enfermaria compartilhada. Tudo isso sem esquecer que quanto mais completo o seu plano de saúde for, mais caro ele também fica. Então tente equilibrar o seu perfil pessoal com o financeiro.

Considere o seu histórico de saúde

Antes de contratar plano de saúde online, outro ponto relacionado também ao seu perfil é resgatar todo o seu histórico de saúde. Assim você consegue avaliar qual a melhor cobertura que você precisa. E isso significa lembrar de quais doenças, cirurgias e internações você já viveu desde a sua infância até o momento atual.

Essa informações sobre o seu histórico é muito relevante. Ela também irá influenciar na contratação do seu plano, que precisará ter todas essas referências registradas em um formulário.

Você, como contratante do plano, não pode omitir essas informações, pois também poderá ser submetido a um check-up solicitado pelo próprio plano. Essa solicitação é feita para confirmar se você, de fato, não possui uma doença pré-existente.

Ou seja, seja claro e verdadeiro em suas afirmações sobre a sua saúde para não gerar qualquer conflito. Isso vale também para os membros que serão dependentes de você no plano.

Fique de olho na rede credenciada oferecida

Você precisa checar qual a rede credenciada disponível pelo plano de saúde em questão antes de contratar. Pode acontecer de nem sempre ter aquele médico da sua família que você já frequenta há anos, ou não ter aquele hospital que você já conhece e que é perto da sua casa..

Tendo a segurança de que você está com uma cobertura médica acessível e de qualidade para o seu perfil, sem dúvidas, o seu plano será muito melhor aproveitado.

Outra dica ao contratar plano de saúde online é avaliar a abrangência do plano. Ou seja, quais cidades você pode utilizar o seu plano sem preocupação. Esse é um aspecto importante, principalmente, para quem viaja muito a trabalho ou a passeio com amigos e família. Planos com cobertura nacional são os ideais para esse tipo de cliente.

Invista na sua saúde

Os custos com planos de saúde podem parecer muito caros ou fora da sua realidade em um primeiro momento. Mas lembre-se que é um investimento para a sua saúde e daqueles que você ama.

Com todas essas dicas de como contratar plano de saúde online você já percebeu que pode comparar os preços oferecidos por diferentes operadoras. Assim, você coloca na ponta do lápis a sua disposição com esse custo, e pode encontrar o melhor caminho para sua contratação.

Há planos mais simples, como o ambulatorial ou o hospitalar, com coparticipação e outros detalhes. Eles podem ser uma boa opção para quem quer garantir um serviço de qualidade gastando pouco.

O importante mesmo é não deixar de lado a sua saúde. Pesquise, faça uma cotação e cuide-se!

 

Última atualização em 16/11/2018