Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Convênio cobre DIU?

Imagem de mulher grávida ilustrando post sobre convênio cobre DIU

Convênio cobre DIU?

Certos métodos contraceptivos não são tabus, mas verdadeiros dilemas quando os planos de saúde entram no assunto. Será que os planos têm a obrigatoriedade de oferecer esses serviços? Por exemplo, convênio cobre DIU? E reprodução assistida? É sobre isso que trataremos de explicar a você neste artigo.

Não deve ser surpresa, mas ouvir um “não” do convênio sobre alguns métodos contraceptivos é algo corriqueiro. Pois bem, era.

Desde a Lei nº 9.656/98, os planos de saúde são obrigados a oferecer procedimentos de planejamento familiar aos usuários.

Mas afinal, o convênio cobre DIU?

Para ficar claro, o planejamento familiar é um direito assegurado por lei que, em resumo, visa auxiliar homens e mulheres que pretendem ter ou não filhos.

Porém, somente há dois anos, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) detalhou quais são os métodos garantidos por convênios:

  • Vasectomia;
  • Laqueadura;
  • Implante de dispositivo intra-uterino (DIU) hormonal para contracepção;
  • Implante de dispositivo intra-uterino (DIU) não hormonal.

Ou seja, o convênio cobre DIU, além de garantir a inclusão do dispositivo para ambos os procedimentos.

No caso, todos os planos de saúde são obrigados a cobrir tais serviços após o período da carência.

+ Saiba mais sobre plano de saúde popular

Agora que você já sabe que convênio cobre DIU, saiba que ele não somente cobre o processo em si. Os convênios devem assegurar, também, consultas de aconselhamento e atividades educacionais para o planejamento familiar.

Reprodução assistida

Com relação a reprodução assistida, seja inseminação artificial ou fertilização in vitro, a história muda. O método não está na lista garantida pela ANS.

De qualquer forma, pela força da lei, é possível ter os procedimentos pelos convênios. Como última alternativa, vale acionar os meios legais na justiça para conseguir esse direito.

Portanto, o convênio cobre DIU mas não a reprodução assistida.

Por isso, fique ligado, você pode estar deixando de usufruir um benefício concedido a você por lei!

+ Você sabe quais são os melhores planos de saúde do Brasil?

+ Plano de saúde cobre cirurgia plástica?