Planos de Saúde: convênio cobre fisioterapia?

Imagem de paciente na fisioterapia para texto que explica se convênio cobre fisioterapia

Planos de Saúde: convênio cobre fisioterapia?

Não é incomum as pessoas contratarem um plano de saúde e depois ficarem na dúvida sobre os serviços médicos que estão disponíveis. Isso pode ser realmente muito frustrante. Entre as questões mais comuns, temos: convênio cobre fisioterapia?

Imagem de paciente na fisioterapia para texto que explica se convênio cobre fisioterapia

Usualmente os planos de saúde cobrem tratamento de fisioterapia.

Apesar de ser uma linha médica muito necessária e de tratamento comum entre pessoas de todas as idades, a fisioterapia tem as suas particularidades quando o assunto é cobertura por planos de saúde. 

Por isso, você vai encontrar aqui todas as informações necessárias para que você possa utilizar da forma adequada o seu plano em relação a fisioterapia.

Cotação Online de Planos de Saúde

Convênio cobre fisioterapia ou não?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta as atividades relacionadas aos planos de saúde, disponibiliza um rol de procedimentos mínimos. Todos os planos devem seguir essas regras, oferecendo os serviços médicos contidos ali para os seus associados. 

Em relação à dúvida se convênio cobre fisioterapia, a ANS determina o seguinte. Para consultas, há um limite mínimo de dois atendimentos por ano, para cada doença diagnosticada. Porém, para sessões, não há limites. 

O que isso quer dizer? Quer dizer que você terá direito a ir ao médico fisioterapeuta apenas duas vezes para consultas médicas, para cada problema ou trauma que surgir. Porém, para realizar as sessões de tratamento de fisioterapia, não há limites de frequência. Isso desde que respeite o que foi estipulado pelo médico em seu tratamento. 

Ou seja, se o médico prescreveu 10 sessões de fisioterapia para o tratamento, você poderá contar com a cobertura do convênio apenas para essas sessões.  

Essa regra vale para os planos de saúde contratados a partir do ano de 1.999. Para os demais planos, anteriores a essa data, é necessário verificar as questões contratuais previstas. Em geral, elas não permitiam qualquer tipo de atendimento com cobertura do convênio relacionado à fisioterapia. 

O que é a fisioterapia?

A fisioterapia é a especialidade médica que tem por objetivo desenvolver, prevenir, restaurar ou preservar o bom funcionamento ou a integridade de sistemas, órgãos e funções, em decorrência de traumas, enfermidades adquiridas ou até mesmo alterações genéticas.

Com a fisioterapia você pode resolver um trauma causado por uma torção no pé. Ou então melhorar o desempenho funcional das mãos, após dores por esforço repetitivo. Pode, até mesmo, recuperar funções motoras em decorrência da idade.

São muitas as possibilidades de necessidade de um fisioterapeuta. Por isso, as pessoas sempre se perguntam se convênio cobre fisioterapia, tamanha é a sua importância quando pensamos em ter um plano de saúde que habilite a sua cobertura médica.

Os tipos de tratamento fisioterapêutico

Agora que você sabe que convênio cobre fisioterapia, vamos entender como funcionam os tratamentos.

A fisioterapia envolve diversos tipos de tratamento para diferentes traumas. O seu médico será a melhor pessoa para avaliar e indicar o procedimento adequado. O tratamento pode, inclusive, envolver outros tipos de medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos.

Entre os tratamentos disponíveis você vai encontrar:

  • Cinesioterapia: consiste no alongamento e fortalecimento do local, com objetivo de melhorar a movimentação funcional;
  • Crioterapia: utiliza-se de compressas e imersões frias, para diminuir dores, inflamações e estimulação neuromuscular;
  • Eletroterapia: utiliza corrente elétrica, em diferentes intensidades e frequências, para melhorar dores, provocar a estimulação neuromuscular e regenerar tecidos vasculares;
  • Fototerapia: a partir do uso da luz, provoca redução da dor e da inflamação, e reparação de tecido;
  • Hidroterapia: prática de exercícios em água fria ou morna para relaxamento muscular e melhoria na mobilidade articular;
  • Massoterapia: utiliza-se de massagem para relaxar os músculos, drenar os membros e estimular as terminações nervosas;
  • Mecanoterapia: com equipamentos específicos essa técnica tem ação anti-inflamatória e analgésica;
  • Respiratória: tratamento com finalidade de melhorias e reabilitação do sistema respiratório, com o uso de incentivadores respiratórios;
  • Terapia Manual: restabelece os movimentos e as funções fisiológicas, a partir de manipulação articular dos tecidos e músculos;
  • Termoterapia: utiliza-se do calor para o tratamento com bolsas de água quente e outros recursos que amenizam dores e provocam relaxamento muscular.

Reembolso para tratamento de fisioterapia

Já vimos que convênio cobre fisioterapia de forma geral. Porém, há ainda a possibilidade de solicitar o reembolso ao plano de saúde.

Isso significa que, ao realizar uma consulta ou sessão de fisioterapia que não tenha o apoio do convênio, você poderá pagar pelo modo de atendimento particular. Aí então, pode solicitar a nota fiscal ao médico e pedir ao plano de saúde o reembolso pelo investimento realizado.

O reembolso não possui uma regra única. Por isso, antes de contar com essa opção, verifique como está essa situação dentro do seu contrato com o convênio.

Como contratar um bom plano de saúde?

O mercado de planos de saúde cresceu. É preciso ter um pouco de paciência na hora de buscar um convênio que atenda tanto às suas necessidades como paciente, quanto com o seu bolso, diante de tantas opções.

Se você já tem uma relação mais estreita com determinados tratamentos, como é o caso da fisioterapia, procure entender quais planos oferecem as melhores clínicas e hospitais conveniados para que você possa realizar algum tratamento.

Outra dica é pesquisar se o seu médico de anos de atendimento aceita o plano de saúde como opção. Caso contrário, avalie bem as regras de reembolso que o plano de saúde oferece, como já mencionamos aqui.

Por fim, você pode ser mais ágil e assertivo em sua escolha fazendo uma cotação online aqui na Bidu. Assim, você encontra o melhor plano de saúde para o seu perfil e também para as suas finanças

 

Última atualização em 05/08/2019