Convênio Médico e Plano de Saúde: existe diferença entre os termos?

Às vezes, ao contratar um plano de saúde, as pessoas se perguntam se há alguma diferença entre plano de saúde e convênio médico. As nomenclaturas podem mesmo confundir.

Imagem de médico para texto sobre convênio médico

Os produtos comercializados pelas empresas hoje em dia são chamados de planos de saúde.

A percepção que muitas vezes temos é que antigamente falávamos mais em convênio médico do que em plano de saúde. Mas por que será que isso ocorre?

Vamos ver se há alguma diferença entre eles?

O que é Plano de Saúde?

O plano de saúde é ofertado por empresas privadas. Após fechar o contrato e se tornar o beneficiário de determinado plano, você começa a pagar uma mensalidade. Aí então passa a ter acesso a médicos de diferentes especialidades.

Além disso, também passa a contar com exames, atendimento de urgência e emergência, hospitais e até mesmo internações e cirurgias. Tudo isso vai depender do plano escolhido.

Ou seja, o seu acesso a esses diferentes serviços de saúde dependerá do quanto você está disposto a investir. Você pode contratar uma modalidade de plano que ofereça opções mais completas ou mais simples.

Não se trata exatamente de algo personalizado. Mas as empresas entenderam que a demanda de mercado é bastante variada.

Por isso oferecem múltiplas ideias que se diferenciam não só pela cobertura médica, como também sobre outros detalhes. Alguns exemplos são ter ou não cobertura nacional, acomodação em quarto individual ou enfermaria, transportes de emergência, entre outros.

E o Convênio Médico?

Hoje em dia o termo convênio médico já não é utilizado para indicar um produto de plano de saúde comercializado pelas empresas. Porém, o termo convênio médico já foi muito usado pelas pessoas para falar sobre alguma forma de contratação de plano ofertado por empresas particulares de saúde.

Por ter sido amplamente utilizado, muitas pessoas ainda utilizam o termo para falar sobre a contratação de algum tipo de plano de saúde.

Seguro Saúde é diferente?

Sim. Apesar de as pessoas utilizarem os termos plano de saúde e convênio médico para a mesma finalidade, existe um terceiro termo que tem diferenças estruturais em sua forma.

O seguro saúde não funciona como um convênio médico. Diferentemente do convênio médico ou plano de saúde, na modalidade de seguro saúde o beneficiário utiliza médicos e demais serviços da rede particular. Aí então, ele e é reembolsado pelo seguro saúde.

Pensando assim, fica muito parecido com as características do plano de saúde? Sabemos que o reembolso também pode acontecer em alguns tipos de convênio médico e plano de saúde. Então veja abaixo alguns aspectos pontuais que vão esclarecer essas diferenças:

  • No seguro saúde você não possui uma rede credenciada para escolher o médico que irá lhe atender ou hospital onde irá fazer uma cirurgia. Você terá total liberdade para escolher os laboratórios, clínicas e hospitais que irá utilizar.
  • Por utilizar serviços particulares e ser reembolsado depois, o segurado do seguro saúde acaba tendo mais agilidade no atendimento em comparação ao convênio médico. Isso porque a disponibilidade de agenda dos médicos particulares costuma ser mais acessível.
  • No seguro saúde é possível contratar módulos de cobertura que atenderão o beneficiário de modo mais exclusivo do que no convênio médico ou plano de saúde.

Como decidir entre Plano de Saúde ou Seguro Saúde?

Sabemos que a saúde no Brasil está em uma situação complicada. Pode não ser tão fácil contar com o Sistema Único de Saúde (SUS), para receber um atendimento digno e rápido no ambiente público.

Pensando nisso, ambas as opções são interessantes. O que vai determinar qual é a melhor para você é o seu perfil como consumidor de serviços de saúde.

Tanto o plano de saúde quanto o seguro saúde são investimentos que podem melhorar a sua qualidade de vida. Eles podem assegurar que você tenha um bom atendimento para os casos de emergência.

Como adquirir esse benefício?

Com a facilidade da internet, o acesso aos serviços de saúde ficaram ainda mais simples. Aqui na Bidu, você consegue mapear as principais operadoras de saúde e também realizar uma cotação online que irá atender ao seu perfil.

Não deixe a sua saúde de lado e invista em você e na sua família, afinal, com saúde é melhor prevenir do que esperar algo inesperado acontecer.

 

 

Última atualização em 22/04/2019