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Dicas para melhorar a saúde antes do final do ano

Imagem ilustrativa de uma mulher meditando para texto sobre como melhorar a saúde no final do ano

Dicas para melhorar a saúde antes do final do ano

Sabe aquele ditado que diz para não deixar para depois o que você pode fazer hoje? Pois é, há muitas situações que se encaixam perfeitamente nessa mensagem, em especial quando falamos sobre melhorar a saúde. E todo final de ano esse tipo de pensamento ronda praticamente todo mundo.

Imagem ilustrativa de uma mulher meditando para texto sobre como melhorar a saúde no final do ano

Aproveite este final de ano para mudar sua saúde e começar 2019 renovado.

Mas por que deixar sempre para o próximo ano se você pode começar a melhorar a saúde ainda este ano? Não postergue. A missão é uma só: colocar em prática já novos hábitos saudáveis que não podem ficar para depois.

O que será que pode ser feito em um mês para melhorar a saúde? O que já pode apresentar resultados rapidamente e estimular ainda mais cada um na busca por uma melhor saúde?

Não espere o ano novo chegar. A meta é ainda este ano. Em pouco tempo, você vai melhorar a saúde e começar o ano novo já diferente.

Confira as dicas selecionadas especialmente para esse fim de ano!

Melhorar a saúde já neste ano e começar o próximo com o pé direito

A gente sabe que é melhor prevenir do que remediar. Certos hábitos podem sim contribuir para retardar o aparecimento de uma doença ou até mesmo para evitar certos problemas. E alguns desses hábitos para melhorar a saúde podem ser mudados rapidamente.

Vamos conhecer as dicas e saúde dos especialistas para já colocar em prática no último mês do ano?

Mude sua alimentação

Uma boa saúde está diretamente ligada a uma boa nutrição. Para ter uma boa nutrição é preciso ter uma alimentação saudável e balanceada. Melhorar a saúde está diretamente ligada a melhorar a alimentação.

Mudar o estilo de alimentação que você segue não é tarefa fácil. Mas é bem possível de começar uma mudança em um mês com algumas substituições e cortes na sua dieta.

Os vilões do prato

Não pense que o açúcar é o único vilão da alimentação. É preciso ter bastante cuidado e atenção com a quantidade de sal e gordura também. Também não se esqueça do tamanho das porções consumidas.

Os nutricionistas são categóricos no que se fazer para melhorar a saúde. Inclua frutas, legumes e verduras na dieta e lembre-se de comer sempre alimentos variados.

Vamos listar algumas formas de você mudar sua alimentação rapidamente e melhorar a saúde ainda este ano:

  • Quando for comprar arroz, cereais, massas ou pães, a preferência deve ser sempre pelos integrais. Esses tipos de alimentos são mais ricos em fibras e nutrientes do que aqueles feitos com grãos refinados.
  • Quando entram em cena as proteínas, a dica dos especialistas é para que sejam consumidas em pequenas porções de carnes magras, além de peixes. O ideal é que esses entrem na dieta duas vezes por semana.
  • Todo mundo sabe que comer muito açúcar e gordura é prejudicial a saúde. Para diminuir esse risco, as dicas são beber água em vez de bebidas adocicadas e substituir os doces por frutas.
  • Outro cuidado que você pode ter a partir de hoje é limitar a ingestão de gordura sólida encontrada em alimentos. Alguns exemplos são linguiça, carne, manteiga, queijos, bolos e biscoitos. Ao cozinhar, prefira sempre os óleos mais saudáveis em vez de gordura sólida.
  • Você usa muito sal na alimentação? Saiba que o sal pode aumentar sua pressão sanguínea, prejudicando a sua saúde. Caso você tenha pressão alta, é imprescindível ler as informações nas embalagens para limitar a ingestão desse componente. Os nutricionistas indicam o uso de ervas e especiarias para temperar as refeições, diminuindo drasticamente o uso do sal.

Saber dosar o quanto se come é tão importante quanto saber o que se come para melhorar a saúde. Por isso, durante as refeições, é indicado parar de comer assim que estiver satisfeito, mas não cheio.

Comece hoje a praticar uma atividade física

Não importa a época do ano em que você vai começar, e nem mesmo o dia da semana. Não espere as segundas-feiras ou o mês de janeiro chegar para começar a melhorar a saúde.

Aproveite este fim de ano e comece a praticar alguma atividade física que dê prazer e, por consequência, contribua para que fique em forma.

Seja qual for a sua idade, a prática esportiva só traz benefícios. Mas aqui cabe um alerta: fale com o seu médico antes de sair por aí se exercitando para que não ocorra alguma surpresa desagradável.

De qualquer forma, a prática de exercícios pode ajudar você de diversas formas a melhorar a saúde. Com a prática regular de uma atividade física, rapidamente você já sente os seguintes benefícios:

  • Melhora do sono;
  • Mais mobilidade;
  • Fortalecimento dos ossos e músculos;
  • Atingir ou manter um peso adequado;
  • Diminuir o risco de depressão e morte prematura.

Quem não pratica nenhuma atividade física tem mais chances de ter doenças no coração, sofrer de diabetes tipo 2, ter pressão alta, colesterol, etc. Além disso, a prática de atividade física faz bem para o cérebro e faz com que você se sinta melhor de diversas formas.

Em dúvida quanto à atividade a ser praticada? Além do prazer, a atividade deve ser definida e adequada para a sua idade e condições de saúde.

Por isso, como falamos, consulte o seu médico antes de começar um programa de exercícios.

Ainda este ano, tente adotar algumas práticas diárias na sua rotina como, por exemplo:

  • Use escadas ao invés de elevadores;
  • Caminhe e não vá de carro a locais próximos;
  • Use a bicicleta para distâncias mais longas,
  • Além de outras atividades que podem ser incorporadas ao dia a dia, mesmo que você não seja um apaixonado por academias.

Dormir bem também é dica de saúde!

Pois é, se você quer começar um novo ano com mais disposição, um importante alerta refere-se à quantidade e qualidade do seu sono.

Mas saiba que o tempo que você precisa dormir por noite muda de acordo com a idade e também outros fatores. Em geral, a média é:

  • O sono dos recém-nascidos, por exemplo, precisa ser de 16 e 18 horas por dia de sono;
  • Já o sono das crianças de um a três anos, deve ser de cerca de 14 horas;
  • Crianças de três a quatro anos precisam de, aproximadamente 11 ou 12 horas;
  • Crianças em idade escolar, em geral, necessitam de pelo menos 10 horas de sono;
  • Já os adolescentes precisam dormir de nove a 10 horas;
  • Os adultos já ficam bem com um pouco menos de horas de sono: de sete a oito por dia.

E ter esse descanso não é opcional.

De acordo com os especialistas, dormir o suficiente é importante para a prevenção de várias doenças, incluindo as cardiovasculares. Além disso, o sono ajuda a manter equilibrados os hormônios que afetam o metabolismo e o peso.

Sim, não dormir direito tem relação direta com obesidade, diabetes e até mesmo depressão.

E o que pode ser feito para melhorar o sono?

  • Durma (pelo menos tente!) todos os dias no mesmo horário e procure acordar na mesma hora;
  • Transforme o seu quarto um lugar quieto, relaxante e que não seja muito quente ou muito frio;
  • Não veja televisão e não use aparelhos eletrônicos enquanto estiver na cama;
  • Evite refeições pesadas, cafeína e álcool cerca de duas horas antes de dormir.

Coloque suas consultas em dia

Sabe aquelas consultas médicas que você vem adiando faz tempo? Então, faça uma lista de todas elas, pegue o telefone e agende essas consultas ainda este ano. Comece o ano novo com todo o seu check up em dia.

Além de ser um ponto importantíssimo para quem quer melhorar a saúde, você também começará o ano mais tranquilo, sabendo que não está com nenhuma pendência médica.

Para quem já tem um plano de saúde, não precisa nem se preocupar com os custos das consultas e exames. Quem não tem, mas quer buscar um, uma boa dica é utilizar o final do ano para fazer uma boa pesquisa e contratar um plano de saúde que caiba no seu orçamento. Comece o ano já protegido.

O que mais você pode começar já

Outras dicas rapidinhas de bons hábitos que irão ajudar a melhorar a saúde ainda este ano são:

  1. Evite a exposição ao sol entre 10 e 15 horas
  2. Use protetor solar antes de sair de casa e reaplique a cada duas ou três horas
  3. Evite ficar em local fechado e sem ventilação. O ar condicionado aumenta a presença de bactérias, vírus e ácaros e retira a umidade do ar, agravando o surgimento de alergias.

Comece o ano novo já com seus planos para melhorar a saúde em prática. Não espere o dia primeiro para começar a realizar suas resoluções de final de ano.

 

Última atualização em 22/11/2018