Como encontrar bons médicos pelo Plano de Saúde?

imagem de médias para texto sobre como encontrar médico pelo convênio

Como encontrar bons médicos pelo Plano de Saúde?

Contar hoje com um plano de saúde é uma necessidade básica. Mas como é possível ter acesso a bons profissionais? Quais são as melhores formas de encontrar médico pelo convênio?

Sim, essa é uma pergunta constante. Como encontrar um bom médico que faça o atendimento no convênio ou plano de saúde contratado? Será que é complicado obter referências dos médicos, pesquisar sobre eles?

Cotar Plano de Saúde

Qual o melhor médico?

Inicialmente, antes mesmo de saber como encontrar médico pelo convênio, vale pensar o que é um bom médico para você?

É claro que ter acesso a um profissional qualificado do plano de saúde tecnicamente traz grande segurança. Mas é importante também buscar por médicos que costumam se inteirar sobre as relações pessoais, incluindo o ambiente que cerca o paciente.

Ou seja, além de entender os problemas que acometem o paciente, é de extrema importância saber “ler” o cenário que rodeia a vida desse paciente. Além disso, é preciso saber “ler” o seu estado emocional, principalmente em um momento de fragilidade.

A boa prática da medicina exige, sem dúvida, a realização de exames minuciosos, observação apurada, atenção extrema ao histórico da doença e à descrição feita dos sintomas. Porém, a análise, mesmo que superficial inicialmente, das condições de vida e da personalidade do paciente, não pode ser deixada de lado.

É assim, unindo todos esses elementos, que um tratamento passa a ter mais chances de sucesso.

Diante de todas as informações aqui relatadas, é possível ter um bom parâmetro para encontrar médico pelo convênio e se sentir confiante.

Como encontrar médico pelo convênio 

Será que dedicamos tempo suficiente para a escolha de um bom profissional e até mesmo de um bom hospital que cuidará da nossa saúde?

Tudo bem que na emergência realmente não dá para pesquisar muito. Mas quando a consulta é de rotina, dá para encontrar médico pelo convênio de forma bastante criteriosa.

Pesquisar é a palavra de ordem para se obter êxito nessa empreitada. Mas ela deve ser cercada de questões como as que podem ser conferidas logo abaixo.

Indicação de terceiros

Trata-se de uma prática comum pedir indicação de bons médicos para a família ou amigos. Mas é importante, caso seja possível, buscar mais de uma opinião sobre determinado médico.

Afinal, o mesmo profissional que foi muito bem recomendado por um paciente pode não ter acertado no tratamento ou mesmo na forma de atendimento prestado a outro. Por isso, quanto mais opiniões sobre os médicos do plano de saúde, melhor!

Acesso ao currículo do profissional

Com as facilidades de hoje em dia trazidas pela internet, é muito comum – e fácil – fazer uma pesquisa para conhecer o currículo do médico.

Algumas informações são importantes nessa checagem e são fundamentais na hora de encontrar médico pelo convênio. Entre elas está a confirmação se o nome do profissional está na lista do conselho regional de medicina. Veja tabém se ele está inscrito na da sociedade ou associação brasileira da especialidade a que ele divulga pertencer.

Há ainda outras informações que podem pesar na avaliação. Os lugares em que o médico trabalhou e as especialidades que constam em sua formação são algumas delas.

Atenção à especialização

Como hoje em dia é possível avaliar o currículo dos profissionais, outra dica é sempre dar preferência a um especialista no assunto que é alvo da futura consulta.

Aliás, isso é facilitado pela forma como os planos de saúde divulgam a rede de profissionais credenciados – já separados pelas especialidades.

Por exemplo, quando o paciente apresenta um problema nos joelhos, o especialista recomendado inicialmente é o ortopedista. Caso ele avalie e não seja da alçada dele, encaminhará para outro profissional.

Nessa avaliação sobre a especialização do médico, vale também descobrir quais são os casos que ele atende com mais frequência. Isso facilita ainda mais a escolha.

Busque mais de uma opinião médica

Quando o paciente está enfrentando uma doença grave, a dica é ouvir mais de uma opinião médica.

Os planos de saúde em geral trazem mais de uma opção de profissional para cada especialização disponível.

Avalie o atendimento

É claro que apenas com pesquisas ou mesmo indicações não é possível saber se a escolha pelo melhor médico se dará logo de cara.

Mas a avaliação mais importante só ocorre mesmo quando o paciente vai a uma primeira consulta.

É nessa condição que é possível saber como o profissional fará o atendimento, como ele efetivamente tratará o paciente.

Disponibilidade para o paciente

Um fator que contribui para a encontrar médico pelo convênio é, sem dúvida, a sua disponibilidade ao atender. Isso inclui o fornecimento do seu número de celular para que o paciente o acesse em situações de emergência.

Não se trata de uma regra. Porém, tal iniciativa é sempre bem-vinda e demonstra o grau de comprometimento que o profissional dedica aos pacientes.

Mas isso não significa que os médicos que não fornecem o número de contato não sejam atenciosos! Mas ninguém pode negar que se trata de uma atitude que transmite mais segurança.

Aliás, a segurança…

Está aí um dos mais importantes aspectos em jogo no momento de procurar bons médicos nos planos de saúde.

Sentir segurança ao conversar com o profissional que está fazendo um atendimento em um momento de preocupação é essencial.

E essa segurança chega na forma do conhecimento demonstrado pelo médico e do domínio que ele passa sobre o que está falando. Além, é claro, na forma como ele dedica atenção ao caso e às pessoas envolvidas – pacientes e familiares.

É fundamental que o paciente veja sempre o seu médico como aquela pessoa de total confiança. É importante saber que ele poderá esclarecer todas as dúvidas e, assim, amenizar medos e seguir mais apto para as demais fases que virão – exames, tratamentos etc.

Por isso, caso o primeiro ou mesmo o segundo profissional visitado não passe a segurança necessária, não tenha dúvida: busque outras opções no seu plano médico, afinal é a sua saúde que está em jogo.

 

Última atualização em 12/02/2020