Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

5 passos para escolher um plano de saúde

Imagem de jaleco de médico para ilustrar post sobre como escolher plano de saúde

5 passos para escolher um plano de saúde

São tantas as opções ao escolher plano de saúde. São diversos tipos de coberturas e taxas complementares disponíveis atualmente. Na hora de contratar uma operadora, podemos ficar muito confusos. Você já passou por essa situação?

A variedade de possibilidades e o grande volume de informações que os vendedores compartilham, reforçam a importância de se fazer uma pesquisa prévia com todos os detalhes antes de escolher um plano de saúde.

Para ajudar nesta decisão, separamos para você algumas dicas que podem ser bastante úteis.

Confira como escolher plano de saúde para você e sua família.

1. O primeiro passo é dar uma olhadinha no ranking da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS. Todos os anos eles divulgam os dados, incluindo informações sobre questões econômicas e até mesmo de qualidade.

2. E por falar em informações preciosas divulgadas pela ANS, trimestralmente, eles informam quais planos foram suspensos. Isso ocorre quando não atendem aos prazos de atendimento estabelecidos.

3. Nesta pesquisa, vale fazer um levantamento na internet e anotar o que os clientes dizem sobre as operadoras dos planos que você tem em mente. Veja quais são as reclamações mais frequentes e se os clientes no geral recomendam a marca.

4. Outra informação relevante e de fácil acesso. Verifique quais são os hospitais e clínicas incluídos. Isto é, se a rede credenciada é ampla, se inclui pronto socorros, se apresenta a possibilidade de internações. Com isso em mãos, dá para fazer uma avaliação no quesito qualidade. Informe-se também sobre os tipos de coberturas hospitalares, internação com o número de diárias, se abrange exames complementares em caso de internação. Todas essas informações estão disponíveis nos sites oficiais das operadoras. Vale se informar, também, sobre tipo de acomodação nos quartos de hospitais, em caso de internação. Em alguns casos, dependendo do plano, o paciente deverá ficar em quartos coletivos, enquanto em outros há a opção pelo quarto privativo e com mais comodidade.

5. Não deixe de conferir as regiões geográficas alcançadas pelo plano. Alguns planos apresentam preços bem mais acessíveis, mas têm cobertura apenas dentro da própria cidade. Em casos de viagem, em alguma emergência em outra localidade, um plano nacional pode fazer falta, sobretudo para quem realiza frequentemente viagens interestaduais.

Atenção nos detalhes ao escolher plano de saúde

E, por fim, ao escolher um plano de saúde, não deixe de ler atentamente o contrato. Isso inclui conferir todos esses detalhes que mencionamos, onde você será atendido, qual abrangência geográfica, de que maneira será atendido, como funciona cada detalhe sobre seu plano e o que ele abrange, como benefícios, mas principalmente: conheça as restrições!

Um plano de saúde, atualmente, é considerado mais do que uma vantagem, mas, questão de necessidade, trazendo mais segurança para a sua família. Nada como fazer a escolha certa! Esperamos que essas dicas de como escolher plano de saúde tenham sido úteis para você.

E que tal conhecer um pouco mais sobre as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde?

+ Plano de saúde estudantil. Quais são as vantagens?

+ O que é Plano de Saúde Premium?