Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é um plano de saúde com fator moderador

Instrumentos médicos e computador ilustrando ppost sobre fator moderador do plano de saúde

O que é um plano de saúde com fator moderador

Se você já ouviu esse termo, certamente ficou com algumas dúvidas na hora de contratar um plano de saúde. Normal. Muita gente não sabe mesmo o que significa um fator moderador do plano de saúde.

Mas, então, afinal: o que é e como funciona um plano de saúde com “fator moderador”?

Se você também não entende o conceito, continue lendo este post que nós vamos te contar tudo e esclarecer as suas possíveis dúvidas.

O que significa fator moderador do plano de saúde

O fator moderador é uma solução alternativa para melhor atender tanto as operadoras quanto os beneficiários do plano. A opção reduz os investimentos do contratante no plano. Assim, ele paga uma mensalidade menor. Porém, contribui em cada utilização de serviço que precisar com um adicional, que varia dependendo do que utilizou.

Outro objetivo do fator moderador do plano de saúde é evitar abusos. E não apenas de quem usufrui o plano de saúde – como no caso de pessoas utilizam muito as consultas médicas e exames, o que faz com que o plano suba. Mas também por parte das empresas seguradoras que atuam como prestadoras de serviços. Daí o termo “moderador”, pois busca equilibrar interesses de ambos os lados.

+ O que é carência de plano de saúde?

Benefícios do plano de saúde com fator moderador

O plano de saúde com fator moderador tem como principal vantagem equilibrar esses interesses. Isso de tal modo que não provoque prejuízos para a empresa, e o paciente não deixe de receber auxílio médico.

É uma opção interessante de plano para quem não o utiliza com tanta frequência. Já para quem precisa, de fato, de mais atendimentos e consultas, esse não é o plano ideal. Aliás, dependendo da frequência, pode sair até como muito mais caro que um plano de saúde tradicional, sem o fator moderador.

Como funciona

O fator moderador do plano de saúde funciona assim: o associado paga uma taxa menor todos os meses. Porém, quando precisar de atendimentos, pagará um preço maior na mensalidade. Essa diferença entre os valores é o fator moderador.

Como pagar pelo fator moderador

Como escrevemos acima, o fator moderador é a essa taxa adicional. Ela é acrescentada à mensalidade toda vez que um atendimento médico for realizado por meio desse plano de saúde.

Para pagar pelo plano de saúde com fator moderador, há duas maneiras. A primeira delas é a coparticipação. Isto é, depois de realizar a consulta ou atendimento médico, o paciente paga pelo fator moderador diretamente para a operadora do plano.

Outra maneira de realizar o pagamento do fator moderador é via franquia. Isto é, quando o pagamento dessa taxa é feita a quem prestou o serviço, como, por exemplo, diretamente para a clínica médica.

Confira quais são os melhores planos de saúde do Brasil.