Os 10 melhores hospitais do Rio de Janeiro

No Brasil, além de São Paulo, alguns dos melhores hospitais estão no Rio de Janeiro. Eles são referência em eficiência e humanização do atendimento e em práticas de segurança do paciente, tecnologia de ponta, entre outros quesitos. Vamos ver a seguir um guia com os melhores hospitais do RJ.

Muitos possuem acreditações e certificações, que atestam os mais altos padrões, em níveis de exigência internacional.

Foto panorâmica do Rio de Janeiro para ilustrar texto sobre os melhores hospitais do RJ

O Rio de Janeiro abriga alguns dos melhores hospitais do país.

Lista dos melhores hospitais do RJ

Copa D’Or

Entre os melhores hospitais do RJ está o Hospital Copa D’Or. Ele é referência em tratamentos de alta complexidade – aqueles que exigem o atendimento por uma equipe multidisciplinar.

Ele está localizado no bairro de Copacabana, zona sul da cidade. Possui uma capacidade de mais de 230 leitos, que atendem os setores de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), semi-intensiva, pediatria, emergência adulto e pediátrica, à unidade coronariana e Day Clinic.

Fundado em 2000, o hospital figura na lista divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ela relaciona os estabelecimentos que atendem os critérios de qualidade mais importantes na assistência prestada à população. Entre eles estão:

  • infraestrutura e tecnologia;
  • formação do corpo clínico;
  • humanização no atendimento;
  • e segurança do paciente.

Em 2007, o Copa D’Or foi o primeiro hospital particular do estado do Rio de Janeiro a receber a acreditação da Joint Commision International (JCI). A entidade avalia critérios como qualidade de atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional.

Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo nasceu em 1930, quando as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo fundaram o Hospital Escola destinado, exclusivamente, a oferecer assistência médica às irmãs religiosas. Entretanto, em 1968, após passar por reformas, o Hospital Escola passou a se chamar Hospital São Vicente de Paulo e, assim, oferecer atendimento à população.

Hoje, o hospital atende mais de 50 especialidades médicas no âmbito emergencial, ambulatorial e cirúrgico.

Com 22 mil m² de área construída, o local possui leitos dedicados à internação, Unidade de Tratamento Intensivo e pós-operatório. Além disso, possui salas de cirurgia equipadas com tecnologia de ponta. Para isso, conta com corpo clínico de cerca de 500 médicos e mais de 1000 colaboradores.

No ano de 2008, recebeu a acreditação pela JCI, sendo reacreditado nos anos de 2012 e 2015. Também foi reconhecido internacionalmente no ranking organizado pela revista AméricaEconomía, de acordo com critérios como investimentos em tecnologia e criação de serviços especializados.

Hospital Badim

O hospital Badim também é considerado um dos melhores hospitais do RJ. Ele faz parte do grupo Rede D’Or São Luiz. Sua estrutura conta com 8.000 m² de área construída. Ela abriga 54 leitos divididos em apartamentos, 21 leitos em enfermarias e 28 leitos no Centro de Tratamento Intensivo.

O Centro Cirúrgico possui cinco salas que estão preparadas para realizar qualquer tipo de cirurgia, exceto cardíaca. O hospital também conta com centro de diagnóstico por imagem 24 horas, atendimento de emergência e Day Clinic.

O corpo clínico reúne mais de 60 médicos dedicados a mais de 20 especialidades.

Hospital Vitória

Localizado na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, o Hospital Vitória oferece atendimento a diversas especialidades, com foco em média e alta complexidade. Presta cuidados à saúde de adultos e atenção singular à área infantil e é um dos melhores hospitais do RJ 

Para o atendimento de pacientes recém-nascidos e até os 18 anos de idade, o Hospital Vitória conta com um complexo pediátrico. Ele reúne uma equipe de pronto atendimento formada por pediatras, cirurgiões e ortopedistas. Possui também, profissionais formados em subespecialidades da pediatria para a assistência a casos de urgências e emergências.

Hospital Casa Evangélico

O Hospital Casa Evangélico do Rio de Janeiro foi fundado em 1887, sendo o primeiro Hospital Evangélico do país.

Localizado na Tijuca, oferece atendimento nas áreas de:

  • Cardiologia;
  • Clínica Médica;
  • Neurologia;
  • Hematologia;
  • Radiologia.

Em seu centro cirúrgico, composto por cinco salas, realiza cirurgias gerais, e nas especialidades Vascular, Cardíaca, Torácica e Neurocirurgia.

A capacidade instalada conta com 124 leitos, sendo 38 no CTI.

O Hospital Casa Evangélico faz parte do Grupo Hospital Casa, um dos maiores operadores médicos hospitalares independentes do estado. Ele é mais um na lista dos melhores hospitais do RJ.

Hospital Rio Mar

O Hospital Rio Mar foi o primeiro hospital localizado na Barra da Tijuca e um dos melhores hospitais do RJ.

Com mais de 25 anos de existência, possui a maior e mais bem equipada sala de Hemodinâmica do estado do Rio de Janeiro. Além disso, possui seis salas cirúrgicas, 83 leitos, dedicados à internação, CTI, e unidade coronariana, e, também, seis leitos Day Clinic.

Oferece atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Cardiologia, Ortopedia e Traumatologia​, Neurocirurgia​ e Hemodinâmica​.

Na área cirúrgica, realiza procedimentos nas especialidades Ortopédicas​, Plástica​, Urológicas, Vasculares​, Cardíacas​, Torácica​ e Bucomaxilofacial​.

Também presta atendimento de emergência 24 horas. ​

Hospital São Lucas

O Hospital São Lucas possui foco no atendimento de alta complexidade ao paciente adulto. Atende especialidades médicas como Cardiologia e Radiologia Intervencionistas, Ortopedia e Urologia.

Possui uma capacidade de 210 leitos. Eles são distribuídos entre internação clínica e cirúrgicas, Unidades de Terapia Intensiva, Unidade CardioIntensiva, Unidade de Cuidados Especiais e Day Clinic.

Sua estrutura compreende também um centro cirúrgico com nove salas, que atendem a cirurgias Gerais, Cardíacas, Vascular/Endovascular, Neurocirurgia, Coluna, Tórax e Bariátrica.

Oferece também serviço de hemodinâmica, diagnóstico por imagem, setor de Hemoterapia, exames cardiológicos especiais e serviço de emergência 24 horas.

Está localizado no bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. É considerado um dos mais tradicionais hospitais da cidade. Foi fundado em 1937 com o nome de Maternidade Arnaldo de Moraes e, a partir da década de 1980, tornou-se hospital-geral.

Por esses motivos é considerado um dos melhores hospitais do RJ.

Hospital Ordem do Carmo

Embora tenha sido inaugurado oficialmente em 1870 – ocasião em que esteve presente a Família Imperial Brasileira – a história do Hospital Ordem do Carmo começou um pouco antes.

Foi fundado em 1733 pelo Prior João Gonçalo Preto nos fundos da Igreja do Carmo. Hoje está localizado bem próximo aos Arcos da Lapa. Em 2009, o hospital passou por uma reforma que renovou completamente dois andares, que são dedicados à internação.

O hospital oferece atendimento nas especialidades de Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Nutrição, Reumatologia e Cirurgia geral.

Também possui atendimento de emergência 24 horas.

Hospital Samaritano

O Hospital Samaritano possui duas unidades na cidade do Rio de Janeiro. Elas estão localizadas nos bairros Barra da Tijuca e Botafogo.

Na Barra da Tijuca o empreendimento está presente dentro do Americas Medical City, complexo médico-hospitalar pioneiro no país e um dos maiores da América Latina.

São 109 leitos com hotelaria de luxo, sala híbrida para procedimentos combinados de alta complexidade, e centro de diagnóstico acoplado ao centro cirúrgico.

A unidade Botafogo possui como diferencial sua hotelaria sofisticada, que inclui o quarto terapêutico. Ele é destinado ao tratamento complementar dos pacientes portadores de câncer da tireoide e de tumores de origem neuroendócrina.

As salas cirúrgicas do Samaritano de ambas as unidades são equipadas com tecnologia inteligente. Esse tipo de tecnologia possibilita o acompanhamento mais eficaz das condições do paciente e o registro dos dados das cirurgias.

Hospital da Gamboa

Localizado no morro da Gamboa, na região do porto da cidade do Rio de Janeiro, o Hospital Nossa Senhora da Saúde é mais conhecido como Hospital da Gamboa. Ele é uma unidade da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

A hospital vem sendo submetido a várias reformas estruturais e administrativas. Com isso vai melhorar ainda mais a qualidade a capacidade de atendimento e abrangência dos serviços médicos oferecidos.

A estrutura atual conta com acomodações em quartos particulares e enfermarias e seis salas cirúrgicas. Oferece atendimento nas áreas de:

  • Angiologia;
  • Cardiologia;
  • Dermatologia;
  • Endocrinologia;
  • Gastroenterologia;
  • Ginecologia;
  • Mastologia;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Proctologia;
  • Reumatologia e Urologia.

Na área cirúrgica atende à Cirurgia Plástica e Vascular Periférica. O Hospital da Gamboa não oferece serviço de atendimento à emergência.

Quais são os melhores planos de saúde do Rio de Janeiro?

Agora que você já conhece os 10 melhores hospitais do Rio de Janeiro, confira também quais são os melhores planos de saúde empresarial que operam na cidade.

Tenha acesso aos melhores hospitais do Rio de Janeiro

Para ter atendimento garantido nos melhores hospitais do RJ você pode contar com a Bidu, que lhe ajudará a encontrar o plano de saúde que cabe no seu bolso.

Peça uma cotação online. Com um pequeno investimento mensal, você e sua família terão acesso a uma ampla rede credenciada e convênios que oferecem uma cobertura sob medida.

Saiba como escolher o melhor plano de saúde, converse com um dos nossos corretores.

Conheça também quais são os melhores hospitais do Brasil e os 10 melhores hospitais de São Paulo e saiba quais são as operadoras que dão acesso a esses estabelecimentos.

 

Última atualização em 05/02/2019