Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Mudança de enfermaria para apartamento tem carência?

Para contratar um plano de saúde, muitas decisões precisam ser levadas em consideração. Entre elas está a cobertura, a assistência médica, período de carência, tipo de acomodação e, principalmente, o seu perfil como usuário de serviços de saúde.  Se você quer saber como fazer a mudança de enfermaria para apartamento, vamos explicar.

Desenho de cama de hospital para ilustrar texto sobre mudança de enfermaria para apartamento.

É possível fazer mudança de enfermaria para apartamento sem nova carência.

Algumas vezes, ao contratar um plano, as pessoas acabam não se atentando a todos os ítens. Nesse caso, só percebem o que contrataram na hora de utilizar o serviço do plano.

Isso muitas vezes ocorre com o tipo de acomodação para internação. Algumas vezes, para pagar mais barato pela mensalidade, as pessoas acabam escolhendo por uma enfermaria e não um quarto privado.

Mas e quando você se arrependem depois? Será que é possível fazer a mudança de enfermaria para apartamento? Esse tipo de troca tem carência ao adquirir um novo plano que dê direito a essa acomodação?

Você pode optar, sim, por uma mudança nas condições do seu plano. Mas isso requer alguns pontos de atenção que vamos ver agora.

 

Eu posso fazer a mudança de enfermaria para apartamento?

Sim, é possível fazer a portabilidade dentro da própria operadora do seu plano de saúde e fazer a mudança de enfermaria para apartamento.

Isso significa que você pode mudar de um plano mais básico para um mais completo, que contemple acomodação em apartamento, por exemplo.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta os plano de saúde privados, garante que isso possa ser feito sem que haja um novo período de carência para a utilização do plano.

Ou seja, se você decidiu mudar de categoria dentro do plano de saúde que você já utiliza, a operadora não pode impor um outro ciclo de carência. E isso também se aplica na mudança de enfermaria para apartamento.

A regra pode ser um pouco diferente caso haja uma mudança com o tipo de plano que você contratou.

Vamos supor que antes você tinha um plano individual e hoje passa a ser empresarial, dentro de uma mesma operadora. Neste caso, o plano poderá estabelecer uma nova carência para determinados serviços, que é limitada em até seis meses.

Esse novo período de carência deverá ser comunicado ao novo integrante do plano e notificado via contrato.

Qual a diferença de acomodação enfermaria e apartamento?

Antes de tomar a decisão de fazer a mudança de enfermaria para apartamento, entenda quais são as principais diferenças. Assim você consegue compreender porque cada uma delas interfere tanto no valor da mensalidade do seu plano.

  • A acomodação em apartamento é totalmente privativa. Isso significa que tem quarto e banheiro exclusivos para uso do paciente e seu acompanhante. Já na acomodação em enfermaria, é possível que você precise dividir o espaço do quarto e o banheiro com, em média, mais duas ou até quatro pessoas.
  • As enfermarias também garantem que os espaços sejam divididos por sexo. Ou seja, mulheres e homens não são internados em um mesmo espaço. Isso melhora bastante a questão mais íntima dos pacientes que estão ali no espaço comum.
  • Além disso, a enfermaria restringe acompanhantes apenas para menores de 18 anos e maiores de 60 anos. É recomendado que os acompanhantes sejam do mesmo sexo do paciente para evitar constrangimentos com os demais. Já no apartamento essa decisão é de livre escolha do paciente e sua família, em qualquer idade.
  • Outro detalhe que vale ressaltar é que o tempo de visita aos pacientes em enfermaria é menor do que as visitas em acomodação em quarto individual. Isso pode não ser tão confortável em momentos que podem ser muito complicados como uma internação.

Vale lembrar que a enfermaria já foi algo ainda maior do que parece ser, sendo um espaço para 10 pessoas, por exemplo. Porém, precisou ser adaptado nos hospitais, para reduzir o risco de contaminação ou infecção hospitalar. Uma excelente medida, diga-se de passagem.

Enfermaria ou apartamento, qual escolher?

Você ainda está na dúvida se vale a pena fazer a mudança de enfermaria para apartamento? Realmente essa é uma decisão bastante particular e depende muito do seu perfil como consumidor de saúde e das suas necessidades.

As vantagens de se ter um quarto particular em caso de internação são claras, Porém, no fundo, cada um tem uma prioridade. Alguns prezam pela privacidade, enquanto outros podem preferir a economia.

Uma dica é você colocar no papel quais são os principais fatores que estão te motivando a ter um plano.

Pense, por exemplo, se você pretende ter filhos em breve ou no futuro.  Ou se você teve filhos recentemente. Pense se há algum tratamento médico que deseje fazer ou alguma cirurgia eletiva.

É claro que não conseguimos prever o futuro. Mas isso ajuda a tomar a decisão sobre fazer a mudança de enfermaria para apartamento ou não.

Então, antes de contratar um plano ou mudar de categoria daquele que você já tem, pense nas suas próprias necessidades pessoais e dos seus dependentes.

Como escolher um bom plano de saúde?

Agora você deve estar se perguntando como você pode escolher um bom plano de saúde e garantir, entre outras coisas, um serviço de saúde privado de qualidade para você e sua família.

Então, não deixe de fazer uma cotação dos principais e melhores planos de saúde. Além de ter acesso a boas opções, você também poderá optar por um plano de saúde que seja adequado para o seu perfil e para o seu bolso.

Última atualização em 06/12/2018