Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é convalescença? Entenda o significado

Convalescença

Na convalescença, o repouso pode ser essencial

A palavra convalescença tem origem no latim convalescentia, que significa propriamente recuperar forças. O tempo de recuperação que uma pessoa passa após alguma doença é chamado de convalescença. É um período em que o organismo precisa para se recuperar aos poucos de alguma enfermidade. A pessoa que está no estado de convalescença é chamado de convalescente.

 


 

 

Economize no Plano de Saúde fazendo uma cotação online com a Bidu

Cote Plano de Saúde Online

 

 


Convalescença é doença?

No período de convalescença, o organismo da pessoa não está doente, entretanto, também não se encontra totalmente recuperado. Por conta disso, a convalescença é entendida como uma fase de transição entre a enfermidade e a total recuperação e cura.

O que fazer durante o período de convalescença?

De maneira geral, o paciente precisa respeitar e seguir algumas medidas para evitar que a doença retorne.

– Seguir uma boa dieta;

– Repousar o máximo possível;

– Respeitar as instruções médicas.

Para evitar o estresse e o próprio tédio, muitas vezes é recomendado que o paciente realize alguma atividade que lhe traga prazer. Escutar música, ler, escrever ou qualquer outro tipo de hobby que esteja de acordo com as recomendações estabelecidos pelo médico.

Mas é importante que as orientações sejam sempre prescritas pelo médico, pois elas variam muito de acordo com cada recuperação.

O tempo de convalescença depende de cada doença

Assim como cada paciente tem uma resposta única à doença, o período de recuperação varia de acordo com cada patologia específica. Outros fatores como a idade e o estado geral de saúde do paciente também são levados em conta. Por conta de todos esses critérios, a ideia de tempo de convalescença é muito flexível e ampla, podendo ser de apenas alguns dias até vários meses.

Exemplos de estado de convalescença 

Cada pessoa reage de forma específica a cada cirurgia ou enfermidade, já que cada paciente possui suas próprias particulares psicológicas e físicas. Porém, existem algumas estimativas aproximadas de tempo de recuperação.

– Uma operação de apendicite, por exemplo, pode precisar de dois ou três dias de permanência no hospital. Depois, mais duas semanas de repouso em casa;

– Já no caso de uma rinoplastia, deve-se evitar esforços por aproximadamente duas semanas, e sempre dormir com o rosto para cima;

– Em casos onde o paciente realizou uma cirurgia cardíaca, a recuperação total será de aproximadamente três meses;

– O período de convalescença pode durar, no mínimo, seis meses em pessoas que se recuperam de um AVC (Acidente vascular cerebral), pois o cérebro precisa realizar a reabilitação neurológica, por meio de exercícios;

– O tempo de convalescença após uma cirurgia de quadril pode chegar a até quatro meses;

– Normalmente, mulheres necessitam de dez dias de repouso para cicatrizar suas feridas após uma cesariana.

Seja qual for a doença que o convalescente está se recuperando, uma alimentação adequada pode sempre auxiliar na reposição das vitaminas que o organismo necessita. Em alguns casos, o médico poderá prescrever complexos vitamínicos para auxiliar no período.

O melhor é sempre seguir os conselhos do seu médico, que deverá prescrever todos os medicamentos necessários durante a sua recuperação.

Afastamento por doença

Em casos de períodos longos de recuperação de alguma doença, existem os benefícios que o próprio Governo oferece, mas também os que a iniciativa privada pode lhe trazer. Conheça o Seguro de Vida para incapacidade temporária e para afastamento por doença.

Cuide da sua saúde com um Plano de Saúde

Invista no seu bem-estar. Com um Plano de Saúde, você tem atendimento emergencial, hospitalar ou de consultas, com as melhores equipes dos melhores hospitais.

Com a Bidu, você pode cotar nas melhores operadoras de Plano de Saúde do Brasil online. Já ajudamos mais de 1 milhão de brasileiros a protegerem sua família, vida e patrimônio.

Cotação online de Planos de Saúde