Healthcare: o que podemos esperar deste segmento?

O cuidado com nossa saúde é o melhor investimento que podemos fazer. Desta forma, o mercado healthcare, ou, mercado de assistência à saúde, vem se aperfeiçoando ao longo dos anos. Esse mercado oferece cuidados sob medida à uma população em constante transformação. Mas você sabe o que é healthcare e porque este termo tem sido tão usado?

Imagem ilustrativa de coração e maõs apertando para ilustrar texto sobre o que é healthcare

O mercado de healthcare envolve diversos segmentos ligados à saúde e bem estar.

Objetivamente, healthcare é tudo que engloba o mercado de cuidados à saúde. Fazem parte deste universo setores da indústria como:

Nos últimos anos, o segmento healthcare tem se especializado cada vez mais nas demandas do paciente. E para isso, ele vem se desenvolvendo dentro de uma cadeia de saúde inteligente e sustentável.

Um dos motivos é que a expectativa de vida tem aumentado no decorrer dos anos. E na mesma proporção, estamos querendo viver com mais qualidade e de forma mais independente.

Mas, como o segmento healthcare pode nos ajudar neste sentido? É o que vamos ver a seguir!

Cotação Online de Planos de Saúde

O que é Healthcare?

Healthcare ou assistência médica é o conjunto de cuidados de saúde que tem como objetivo o tratamento de doenças e a preservação da saúde. Isto é possível graças à uma indústria abrangente e completa, que engloba todos os serviços médicos, farmacêuticos e de diagnósticos que precisamos.

Quando pensamos em o que é healthcare, é importante lembrar que o termo também engloba todos os cuidados preventivos, curativos ou paliativos com a saúde física e mental de pacientes. Isso pode ser feito de maneira individualizada ou coletiva.

É sabido que todos têm direito a uma assistência médica de qualidade e devem ter acesso aos cuidados adequados para a manutenção e melhoria da saúde.

É por isso que no decorrer dos últimos anos, o mercado de assistência à saúde tem vivido uma verdadeira mudança. E toda essa transformação é movida por uma tendência social, onde está em foco o envelhecimento da população mundial e a necessidade de viver de maneira independente o maior tempo possível.

Para atender a esses anseios, o setor de healthcare tem encontrado espaço no desenvolvimento de tecnologias e metodologias. Elas trazem uma nova abordagem na prestação e na promoção da saúde e bem-estar da população mundial.

Por que o segmento healthcare está mudando?

Além de entender o que é healthcare, é importante saber que esse segmento está em constante mudança.

Um estudo global realizado pela empresa de consultoria inglesa Deloitte, estimou que a expectativa de vida da população mundial deve se manter em linha ascendente nos próximos anos. Prevê-se que a média de idade aumente de 73,5 anos, em 2018, para 74,4 anos, em 2022.

O número de pessoas acima de 65 anos no mundo representaria 11,6% da população global, alcançando a casa dos 668 milhões de indivíduos. De modo geral, na mesma proporção, espera-se que a vida produtiva dessas pessoas se mantenha na mesma cadência.

É por isso que toda a cadeia de healthcare tem se empenhado em gerenciar os desafios trazidos por esta demanda social. Neste contexto, é possível verificar a inserção de tecnologias digitais no sentido de melhorar os aspectos clínicos, operacionais e financeiros deste modelo de negócios.

O foco agora está em gerar benefícios à população como um todo, dentro de uma uma cadeia de saúde inteligente e sustentável.

E como isso seria possível?

Para isso, os profissionais da saúde deverão utilizar, cada vez mais, a tecnologia para uma troca de informação mais eficiente. Os impactos serão mais precisos no tratamento e prevenção de doenças.

Com este objetivo, um dos conceitos que tem ganhado força nos últimos anos é o do Lean Healthcare, uma filosofia de gestão, empregada na saúde.

Em resumo, ela envolve um conjunto de práticas que preconiza e aborda questões relacionadas à:

  • Qualidade de serviços;
  • Redução de custos;
  • Infraestrutura;
  • Segurança, entre outros aspectos gerenciais e operacionais.

Quais as tendências globais para o healthcare?

Agora que você já compreendeu o que é healthcare, vamos falar das expectativas para o futuro deste mercado.

Sem dúvidas, o aumento da expectativa de vida é uma grande conquista para a manutenção da saúde. Ao mesmo tempo, a busca por uma vida produtiva também deve acompanhar este mesmo ritmo.

E para apoiar este cenário, o segmento healthcare está se desenvolvendo de forma tecnológica. O objetivo é ampliar o acesso da população à prestação de serviços de assistência médica mais inteligente.

Parece enredo de filme futurista, mas não é.

Em breve, todos os dados sobre a nossa saúde estarão conectados por meio da Internet das Coisas (IoT), big data, computação na nuvem, analytics, blockchain e inteligência artificial.

E o que tudo isso significa?

O conjunto de todas essas tecnologias trará uma nova perspectiva que mudará completamente o gerenciamento de processos na área médica.

Isso representa que a análise de todos esses dados irá garantir que os pacientes recebam tratamentos personalizados. Além disso, o caráter preventivo será muito mais assertivo.

Apenas para se ter uma ideia, sinais vitais de pacientes poderão ser monitorados à distância através de dispositivos tecnológicos. Com isso, ocorrerá uma redução de custos com internações hospitalares, por exemplo.

Mas, o atendimento remoto é somente um pequeno exemplo do que a transformação digital é capaz de fazer na assistência à saúde.

No mesmo estudo conduzido pela Deloitte é possível detectar outros aspectos-chaves que devem influenciar o segmento global de healthcare nos próximos anos:

Sustentabilidade financeira nos serviços de saúde

A tecnologia é um campo fértil para que soluções cada vez mais personalizadas e exponenciais surjam.

Ela vem transformando diversos mercados (veja o caso do Uber), tornando serviços mais acessíveis à grande parte da população.

No healthcare, isso não deve ser diferente. Empresas que estiverem alinhadas a este propósito ganharão escala rapidamente.

Controle e prevenção de doenças

O emprego da tecnologia para a inovação nos serviços de assistência à saúde deve melhorar o acesso a mecanismos mais inteligentes com este propósito.

Foco nas expectativas e demandas dos pacientes

A preferência dos usuários estará no centro das estratégias do segmento healthcare. As empresas que souberem identificar e apresentar soluções cada vez mais personalizadas, sairão na frente.

Transformação digital na prática

Os serviços de saúde estão passando por uma modernização com a adoção de tecnologias como blockchain, computação na nuvem, inteligência artificial, robótica e Internet das Coisas (IoT).

Isto permitirá expandir as capacidades deste segmento para além dos serviços tradicionais como já conhecemos.

Cuidados e preservação de dados

A inter-conexão de dados e informações ampliada trará, na mesma medida, o aumento da preocupação com a segurança cibernética. Empresas de saúde deverão se manter proativas na proteção e integridade de seus sistemas contra ataques.

Atração e recrutamento de profissionais

Novas demandas no segmento healthcare também trarão a necessidade de profissionais com uma formação mais ampla para atuarem na prevenção e cuidados de saúde em um cenário inovador e futurista.

Healthcare: cuidado com a saúde não tem preço

Em um mundo conectado, os cuidados com a saúde estão se transformando. Vimos no decorrer deste texto o que é healthcare e como, cada vez mais, este mercado usará a tecnologia para diagnosticar e tratar as doenças com mais precisão. Além de prestar cuidados de maneira mais eficaz e eficiente.

A tecnologia também deve ser a responsável por manter o segmento healthcare em uma boa relação custo-benefício nos próximos anos.

Todas essas projeções parecem estar ainda muito distantes, mas não estão. O que você talvez ainda não saiba é que é possível ter hoje mesmo um plano de saúde que ofereça as melhores coberturas para os cuidados de sua saúde e de sua família.

Ter acesso à uma rede credenciada de ponta, com acesso aos melhores hospitais do Brasil custa bem menos do que você imagina.

Com um plano de saúde, você fica protegido no caso de alguma emergência ou em alguma necessidade de atendimento médico.

Para saber como você pode oferecer a melhor assistência saúde para sua família, peça agora mesmo uma cotação online.

 

 

Última atualização em 13/06/2019