Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Meu plano de saúde está ativo? Como saber?

Imagem de estetoscópio para ilustrar post sobre como saber se o meu plano de saúde está ativo

Meu plano de saúde está ativo? Como saber?

Consulta marcada, é dia de fazer um check-up. Ao chegar na secretária, você entrega o cartão de seu plano e ela revela uma notícia que você não contava: o plano está cancelado. Como isso pode acontecer? Melhor: como saber se o meu plano de saúde está ativo?

Para esclarecer essas dúvidas e evitar maiores dores de cabeça, explicaremos como saber se meu plano de saúde está ativo. Você pode monitorar a situação do seu plano! Fique com a gente!

Para não perder um tempão no telefone, a opção mais prática é acessar o site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e conferir o status do seu plano.

A cerca de dois anos, o site disponibiliza uma ferramenta de pesquisa que permite saber um panorama geral do plano e da operadora.

Ou seja, é possível acompanhar o que o plano cobre, quais cidades e estados ele atende, informações sobre carência e prazos de atendimento. Além disso, fornece detalhes sobre a qualificação dos hospitais, clínicas e laboratórios credenciados.

 


 

 

Pagando caro no Plano de Saúde? Faça uma cotação com a Bidu e proteja sua saúde com preços justos

Cote Plano de Saúde Online

 

 


Como saber se o meu plano de saúde está ativo

Se sua dúvida é como saber se meu plano de saúde está ativo, vamos lhe responder. Para consultar se o plano está ativo, é bem simples: na página inicial do site da ANS, procure o “planos e operadoras”. A partir disso, escolha a opção “informações e avaliações de operadoras”. Por fim, clique em “consultar dados e planos da operadora“.

Assim, poderá saber a sua situação ao completar os dados do plano de saúde ou da operadora.

Este processo também evidencia se o plano estiver suspenso, porém, será necessário entrar em contato com a ANS para descobrir o que houve.

A suspensão ou cancelamento do plano acontece em duas ocasiões:

  • Falta de pagamento do usuário por mais de 60 dias (consecutivos ou não, no período de um ano);
  • Fraude do consumidor.

No primeiro item, a falta de pagamento somente é considerada, caso o usuário tenha sido notificado no 50º dia de inadimplência.

Aliás, os dias de atraso do pagamento podem ser somados, no total de 12 meses.

As regras acima valem para os contratos de planos de saúde assinados a partir de 1999. Nos mais antigos, dependerá o que diz cada documento específico.

No ano passado, começaram a valer novas regras para quem deseja pedir o cancelamento do plano. Quer saber mais? Clique aqui.

Como segunda opção de como saber se o meu plano de saúde está ativo, é possível baixar o aplicativo da ANS. Através dele, muitas funções que são realizadas no site, podem ser acessadas via smartphone ou tablet.

Você sabe se plano de saúde cobre cirurgia plástica? Saiba mais acessando a nossa postagem!