Nutricionista é coberto pelo Plano de Saúde?

Desenho de alimentos saudáveis e coração para ilustrar texto sobre "plano de saúde cobre nutricionista"

Nutricionista é coberto pelo Plano de Saúde?

Cuidar da saúde requer diferentes modalidades médicas para acompanhamento e tratamento. E sabemos que a alimentação está diretamente ligada a nossa saúde. Por isso, muitas pessoas já reconhecem a necessidade de ouvir um especialista. E a dúvida que surge sempre é se plano de saúde cobre nutricionista ou não.

Desenho de alimentos saudáveis e coração para ilustrar texto sobre "plano de saúde cobre nutricionista"

As regras para cobertura de nutricionista podem variar de acordo com o plano.

Ir a um nutricionista deixou de ser apenas para quem quer emagrecer ou para quem descobriu uma deficiência na alimentação após uma doença. A alimentação saudável virou um estilo de vida. Mas antes de agendar uma consulta muitos se perguntam: será que um plano de saúde cobre nutricionista?

A boa notícia é que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que fiscaliza e regulariza as funções dos planos de saúde, inclui nutricionistas dentro do seu rol mínimo de atendimento. Porém, há algumas regras.

Vamos entender melhor como funciona essa especialidade dentro dos planos de saúde. Veja como você pode utilizar um nutricionista para te ajuda a ter uma vida ainda mais saudável.

Plano de saúde cobre nutricionista?

Como antecipamos, a ANS considera o atendimento a nutricionista uma das atividades presentes no rol mínimo dos planos de saúde. Ou seja, as operadoras são obrigadas a oferecer essa modalidade.

Porém, há algumas regras que determinam quando plano de saúde cobre nutricionista:

  • O limite de atendimento com cobertura pelo plano de saúde a um nutricionista não deve ultrapassar o total de 12 consultas. Isso significa que você só pode fazer uma consulta por mês, que é o suficiente, na maioria dos casos;
  • Para pessoas com diabetes melitus, que fazem o uso de insulina ou que estão no primeiro ano de tratamento da doença, a cobertura se estende a 18 atendimentos por ano;
  • Para os casos que envolvem internação hospitalar, a consulta e acompanhamento de um nutricionista tem validade durante todo o período de internação. Isso ocorre desde que seja um pedido indicado pelo médico responsável. Além dessa consulta, o especialista poderá auxiliar e indicar restrições alimentares para o período de recuperação fora do hospital.

Cotação online de Planos de Saúde

Atenção ao seu tipo de plano de saúde

A decisão se o plano de saúde cobre nutricionista também irá variar de acordo com o tipo de plano contratado. Porém, ele sempre deve seguir as normas da ANS. Isso quer dizer que dependendo do plano que você tem, alguns benefícios podem não estar inclusos.

Vale também lembrar que pode acontecer de o profissional com quem você deseja agendar a consulta não estar na lista dos médicos credenciados do seu plano. Nesse caso você pode solicitar reembolso. Mas isso também depende do seu tipo de plano.

Alguns realizam reembolso integral e outros parciais, com limite ou não de consultas para reembolso com o mesmo médico.

Agora se você ainda não tem um plano de saúde e deseja ter, para facilitar o seu acesso a nutricionistas e outros médicos, fique atento. Veja a especificação e cobertura de cada plano na hora de contratar. Avalie o quanto você poderá ter de vantagem para a sua saúde e também para o seu bolso, nos cuidados médicos.

O que é um Nutricionista e como são as consultas?

Agora que você já viu que plano de saúde cobre nutricionista, vamos entender um pouco mais sobre essa especialidade.

Nutricionistas são profissionais da saúde que têm como principal objetivo realizar uma educação alimentar. Isso pode ocorrer para diferentes motivações, como emagrecer, prevenir doenças, melhorar uma performance para prática de esportes, entre outros.

Essa mudança provoca benefícios físicos e emocionais, com o equilíbrio de nutrientes no corpo, trazendo bem-estar e cuidando da saúde como um todo.

Em uma consulta com um nutricionista, você passará por uma série de avaliações:

  • Medição do seu peso;
  • Medição da altura;
  • Quantidade de massa muscular e de gordura corporal;
  • Exames bioquímicos tradicionais, como sangue, urina e fezes.

Tudo isso ajuda a avaliar como anda a sua saúde naquele momento, considerando também a sua idade e hábitos de vida. Além disso, o nutricionista precisará de informações sobre o seu histórico familiar, como os fatores hereditários e as doenças presentes em membros próximos.

Após toda esse levantamento, será possível determinar quais nutrientes são necessários para cumprir com o seu objetivo e também com as suas atividades do organismo. Para isso, o profissional determina um cardápio que combinado irá equilibrar todas as suas funções.

É importante também entender que a consulta é o primeiro passo. Você deve seguir as recomendações para que haja resultado.

Não são apenas os seus hábitos alimentares que serão influenciados com a reeducação alimentar, mas também os seus horários e a relação com os alimentos.

Ir a um nutricionista é realmente necessário?

Com ou sem a cobertura de um plano, ir a um nutricionista é uma prática que irá trazer boas surpresas para a sua saúde. Muito do funcionamento e desempenho do nosso corpo está ligado a bons hábitos alimentares. O nutricionista é o profissional certo para te ajudar com isso.

O nutricionista pode ser um elemento fundamental no seu novo momento de vida. Seja para emagrecer, tratar uma diabetes ou hipertensão, melhorar os hábitos durante uma gravidez, ensinar uma criança a comer bem ou ter um desempenho melhor para ir a academia ou praticar esportes.

Por isso, deixe de lado a ideia de que é o tipo de escolha supérflua e busque já esse apoio com sinônimo de saúde e qualidade de vida.

 

 

Última atualização em 20/05/2019