Você conhece os Planos de Saúde com Diárias Hospitalares?

Todo mundo já sabe que existem diversos tipos de plano de saúde. Muitas vezes pode ser difícil entender qual é a melhor opção para você sem saber como funcionam as modalidades. Você já ouviu falar em plano de saúde com diárias hospitalares? Sabe como funciona essa opção? Será que vale a pena contratar?

Ilustração de médico e coração para texto sobre plano de saúde com diárias hospitalares

Acrescentar diárias hospitalares no plano de saúde pode render uma boa economia caso precise de internação.

É verdade que não é todo mundo que conta com um plano de saúde. Mas é consenso a real necessidade de ter acesso a um meio que possa auxiliar caso ocorra algum problema de saúde.

Cotação Online de Planos de Saúde

Você já ouviu falar na diária de internação hospitalar?

O plano de saúde com diárias hospitalares é um produto diferente e opcional. Ele dá cobertura para quem, por exemplo, precisa passar uma noite no hospital para fazer uma cirurgia.

E cá entre nós: em uma situação como essa, a preocupação com os gastos existe mesmo. As diárias de uma internação hospitalar podem ser muito caras. Contar com esse produto pode garantir um refresco para o bolso.

É importante dizer, para começo de conversa, que mesmo tendo um plano de saúde não significa que o segurado terá sempre coberto todos os gastos realizados em um hospital.

Em geral, os planos de saúde do mercado cobrem apenas serviços e procedimentos específicos.

Para garantir a cobertura em casos de internação hospitalar, pernoite, cirurgia ambulatorial ou reabilitação de pacientes internados por acidente, é indicado sim avaliar a necessidade da cobertura de diária de internação hospitalar.

Como funciona o plano de saúde com diárias hospitalares?

Mesmo tendo um plano de saúde, a cobertura de internação hospitalar pode ser uma boa opção de contratação. Ela pode contribuir para o fôlego financeiro em uma situação de necessidade.

É um produto opcional. O seu valor é definido no ato da contratação e pode ser usado do modo que o segurado desejar. 

Normalmente, o valor acordado é utilizado para pagar uma indenização ao segurado. Isso ocorre quando ele precisa utilizar algum serviço onde é necessário estar internado no hospital, ou até mesmo na UTI.

Liberdade no uso da indenização 

A opção deste plano tem como função principal substituir a renda de quem está internado. Desta forma, a indenização pode ser usada pelo segurado do jeito que achar mais adequado.

Por exemplo, uma família com filhos pequenos pode contar com o valor para contratar um profissional para dar assistência às crianças, contribuindo para o bem-estar da família. Ou a indenização pode ser usada para contratar um médico especialista, além de também ser acionada após o término da internação.

Segundo os especialistas, é uma cobertura que pode ser uma boa opção principalmente para trabalhadores autônomos. Também pode ser uma boa para aqueles que estão no regime CLT e que têm o salário reduzido após 15 dias de afastamento legal do trabalho.

Definições na contratação da cobertura

A quantia a ser paga nesse tipo de cobertura de plano de saúde com diárias hospitalares é sempre definida no momento da contratação. Isto é, quem a contrata decide quanto deseja receber por cada dia de internação hospitalar.

Como em qualquer plano, algumas características do plano podem mudar de acordo com a seguradora. Por isso é sempre importante fazer uma pesquisa atenta. 

Apesar disso, as características básicas sem mantém e são reguladas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS. Ou seja, todo plano desta modalidade tem uma franquia* definida assim como a definição do número máximo de diárias hospitalares a ser indenizada.

É também importante lembrar que somente as internações que iniciarem após o período de carência dão direito a indenização.  

*As seguradoras costumam determinar alguns dias de franquia antes de a cobertura começar a valer. Mas, em geral, a cobertura começa a ter vigência a partir do quinto dia de internação do paciente.

Como receber a indenização do plano de saúde com diárias hospitalares

Usualmente, o plano de saúde com diárias hospitalares disponibiliza  o valor da indenização após a alta médica do paciente. Porém, em casos onde o paciente ficou internado por mais de 30 dias, ele pode também optar por receber sua indenização mensalmente.

O que as indenizações não cobrem

Não é toda internação que pode receber a indenização do plano de saúde com diárias hospitalares. 

Isso significa que existem algumas situações que não estão incluídas. Entre elas estão:

  • Qualquer procedimentos necessário durante a gravidez, assim como o parto em si;
  • Procedimentos considerados estéticos;
  • Check-ups;
  • Cirurgias plásticas, entre outros.

Para evitar aborrecimentos, e não ser pego de surpresa, tenha sempre muito cuidado e atenção ao ler o contrato de seguro e as condições da cobertura oferecida pelo plano de saúde com diárias hospitalares.



Última atualização em 10/07/2019