Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Plano de saúde individual: quais as vantagens?

Imagem de pilulas para ilustrar post sobre plano de saúde individual

Plano de saúde individual: quais as vantagens?

O plano de saúde individual é direcionado para uma pessoa que necessita fazer consultas médicas, cirurgias, serviços odontológicos, além de exames laboratoriais de baixa e média complexidade.

O plano de saúde para um indivíduo somente, ou um plano de saúde pessoa física, é uma contratação exclusiva feita para a sua medida e necessidade.

Dúvidas sobre aquisição de plano de saúde individual

Os planos individuais são mais flexíveis que os planos familiares. Se você não possui dependentes, pode se beneficiar desse plano. Nas opções de cobertura, existem diversas variedades de preços e benefícios diferentes.

Se você está querendo decidir qual plano de saúde individual vai servir melhor para as especificações que deseja contratar, vamos te ajudar. Separamos algumas perguntas que podem te ajudar a decidir sobre qual tipo de plano de saúde individual você quer contratar.

Ao fazer a opção por um plano de saúde pessoa física, não se esqueça de considerar o valor mensal que irá pagar pelo plano de saúde. Procure contratar um serviço que esteja a favor do seu orçamento.

Você possui algum problema crônico de saúde?

É importante estar atento. Alguns planos cobrem somente consulta médica e exame. Geralmente, em grande parte dos planos, caso precise, você tem direito a internação. Existem também aqueles que te dão as duas coisas. Você pode utilizar o hospital quando precisar para situações como cirurgia, por exemplo, e também ter cobertura para agendar consulta ou fazer um exame.

Nesse caso, pesquise com seus familiares se existem membros com problemas de saúde que pedem acompanhamento, ou algo crônico. Analise também os seus problemas de saúde da infância, por exemplo, alguma experiência onde foi necessário internação etc. Nesse caso, é fundamental a contratação de um plano que dê direito a internação, com exames além de consultas.

Para você é importante ter assistência em todo o país ou apenas na cidade ou estado onde mora? E no exterior?

Se você tem costume de viajar por necessidade profissional, é importante ter um plano de saúde nacional com abrangência geográfica em diferentes municípios e estados. Você pode considerar também um plano de saúde com cobertura no exterior se for o caso.

Caso precise de internação, você prefere ficar acomodado em um quarto ou está satisfeito com o atendimento em enfermaria?

A internação que é coberta pelo plano de saúde pode ser feita de duas formas principais: em enfermaria ou quarto privativo/particular.

Se você optar por enfermaria, você fica em um mesmo local que outros internados. Por este motivo, o horário de visita é bem menos flexível. Esse tipo de formatação de plano costuma ser mais econômico.

Se você optar pela cobertura com direito a internação no quarto particular, você terá acesso a um apartamento individual. Inclusive, com horário maior para visitação.  Nessa configuração você também pode receber acompanhante de dentro do que for estabelecido em seu contrato com a seguradora de saúde no quesito acompanhante.

Quais são os seus interesses de saúde? Com a Bidu, você pode analisar facilmente propostas diferentes de planos. Faça uma cotação online e confira!

Confira nosso post sobre regras para dependente do plano de saúde e união estável e dependente do plano de saúde.

+ Plano de saúde sem carência