Existe Plano de Saúde para Consultores?

Imagem de pessoa trabalhando no computador para ilusrar texto sobre plano de saúde para consultores

Existe Plano de Saúde para Consultores?

A versatilidade do mercado profissional nos dias de hoje tem feito com que muita gente atue como profissional autônomo. Entre tantas profissões que vêm ganhando espaço, a de consultor é uma delas. Mas aí vem uma pergunta constante. Como contratar um plano de saúde para consultores uma vez que são profissionais autônomos?

Imagem de pessoa trabalhando no computador para ilusrar texto sobre plano de saúde para consultores

Os consultores que atuam como autônomos, podem contratar plano de saúde com seu CNPJ.

O que são os Consultores?

Eles estão presentes na rotina de novas ou mesmo experientes empresas. Ultimamente, têm conquistado espaços em diversas áreas de atuação para aconselhamentos sobre assuntos específicos.

Algumas das principais áreas de atuação dos consultores são, por exemplo, finanças, marketing, logística, entre tantos outros.

Trata-se de um perfil profissional eclético. Costumam ser profissionais experientes que saíram de empresas para prestar consultoria. Mas também há jovens especializados em determinadas áreas que se dedicam à consultoria.

Independente da idade do profissional, o que o mercado oferece para esse público em termos de planos de saúde? Existe um plano de saúde para consultores?

Cotação Online de Planos de Saúde

Plano de Saúde para Consultores?

Na verdade, o mercado de plano de saúde enxerga profissionais como esses sob a seguinte designação: autônomos.

Apesar de muitas empresas contratarem os consultores, que passam a fazer parte do quadro de funcionários, há um grande número de consultores que atuam como autônomos.

Sendo assim, muitos têm de procurar planos de saúde por conta própria, tanto para atendimento pessoal quanto familiar.

Para esse público uma alternativa é a contratação de um plano de saúde com CNPJ.

Plano de Saúde com CNPJ

O primeiro passo para contratar um plano de saúde para consultores é ter um CNPJ ativo. Ou seja, contar com uma empresa aberta para a emissão de nota fiscal, sendo, por exemplo, um microempreendedor individual (MEI). Assim, é possível contratar um plano de saúde empresarial utilizando o CNPJ.

Uma das grandes vantagens de contratar um plano usando um CNPJ, é a possibilidade de ter acesso a um plano de saúde com preço mais em conta do que os contratados como pessoa física, que só podem adquirir um plano individual.

Consultores e Plano de Saúde

Será que os consultores podem contratar um plano de saúde para várias pessoas? Existe carência em plano de saúde para consultores autônomos?

Vamos descobrir como é feita a contratação de um plano de saúde com o uso do CNPJ e todos os detalhes que não podem ficar de fora.

Diferente do que muitos pensam, é simples contratar um plano de saúde utilizando o CNPJ da empresa. Assim, você tem direito a uma assistência de qualidade e que dá acesso a consultas, exames e procedimentos mais complexos como, por exemplo, cirurgias.

E essa qualidade pode sim valer para dependentes que tenham vínculo familiar ou para que é contratado da empresa (o CNPJ é sempre necessário para comprovação).

O Microempreendedor Individual

Muitos consultores que atuam hoje em dia têm registro como MEI.

Nesse caso, a contratação de um plano de saúde para consultores que são microempreendedores individuais é feita desde que comprovem a existência de um CNPJ. Ele deve estar ativo por, no mínimo, seis meses.

As operadoras de planos de saúde verificam essas informações que são essenciais para que não ocorram problemas. Há, inclusive, casos de rescisão do contrato quando a informação não é verdadeira.

Passada essa etapa, o consultor precisa apenas contar com no mínimo duas vidas para que a operadora aceite fechar o negócio.

É possível, então, além de adquirir um plano para o próprio consultor, incluir dependentes familiares. Ou então um funcionário que esteja vinculado ao CNPJ da empresa.

Cumprindo essa obrigatoriedade, basta apresentar RG, CPF, comprovante de residência e, claro, o número do CNPJ que será utilizado em toda a operação.

Para consultores que não são MEI

Consultores que tenham empresas de pequeno e médio portes com CNJP ativo também podem contratar um plano de saúde.

Esses planos, conhecidos como PME, funcionam como os demais do mercado. Há opções que oferecem diferentes tipos de coberturas, abrangência (nacional ou local, por exemplo), etc.

A contratação também é simples. Além de RG, CPF, comprovante de residência e CNPJ, é preciso apresentar o contrato social e a relação de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de todos os que contarão com o plano de saúde.

Política de reajuste de planos com CNPJ

Assim como ocorre com os planos individuais, os planos de saúde empresariais também têm reajuste uma vez ao ano. O reajuste ocorre sempre que a contratação completa um ano.

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) não tem qualquer domínio sobre as condições desse aumento. Ele é negociado entre a empresa e a operadora do plano de saúde.

Mas uma coisa é certa: esse valor é sempre maior quando o plano é usado com mais frequência no decorrer do ano.

Os planos de saúde que são contratados por CNPJ também têm reajustes na mudança da faixa etária dos beneficiários.

Carência

Há algumas variações quando se trata de carência dos planos de saúde empresariais. Isso ocorre em virtude do tamanho da empresa.

A ANS diz que apenas os planos empresariais que tenham 30 ou mais beneficiários estão isentos do cumprimento da carência.

Porém, as operadoras dos planos de saúde costumam negociar o período da carência com as empresas que tenham menos de 29 beneficiários.

Hora de contratar um plano de saúde com o CNPJ da sua empresa

Contar com um plano de saúde é, sem dúvida, ter acesso a um benefício para cuidar do bem mais precioso: a saúde de cada um. Se você é um profissional autônomo, já viu que é possível sim contratar um plano de saúde para consultores.

Nunca se sabe o que pode acontecer. As emergências médicas são fatos em nosso dia a dia e é importante ter a tranquilidade de saber que, se isso ocorrer, você estará seguro.

Caso você seja um consultor ou mesmo outro tipo de profissional autônomo, faça o quanto antes uma cotação online e conheça os planos de saúde para consultores que estão à sua disposição.

 

Última atualização em 12/06/2019