Plano de Saúde para Lojistas

Você é lojista? Sabia que você pode adquirir um plano de saúde para lojistas, especificamente? Sim, isso é possível. Confira neste texto todas as informações sobre esse tipo de plano.

Imagem de médica para ilustrar texto sobre plano de saúde para lojistas

Lojistas podem contratar um plano de saúde específico para sua categoria profissional com diversos benefícios.

Tipos de Plano de Saúde

Há vários tipos de planos de saúde: individual, familiar, coletivo empresarial e coletivo por adesão.

Os planos do tipo individual, cada vez mais raros no mercado, são contratados por pessoas físicas diretamente junto a uma operadora.

Os planos de saúde familiares, como o nome diz, têm por objetivo proteger toda uma família. Esse tipo de plano é bom para quem tem dependentes para incluir na apólice.

Já o plano de saúde empresarial é contratado por uma empresa, a fim de segurar seus funcionários e os dependentes deles.

O outro tipo de plano de saúde é o que será de nosso interesse aqui: planos de saúde coletivos por adesão.

Os planos por adesão são um tipo de plano de saúde coletivo oferecido por uma pessoa jurídica a determinado grupo de pessoas pertencentes a uma mesma entidade de classe.

Entre os planos coletivos por adesão, há os planos de saúde para lojistas.

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O Plano de Saúde para Lojistas

Os planos por adesão são feitos para profissionais liberais e pessoas pertencentes a outras categorias profissionais

Assim, pessoas de um mesmo grupo de afinidade, filiadas a uma entidade de classe, podem aderir a um plano de saúde coletivo. O plano coletivo por adesão deve ser contratado pela entidade de classe que representa os associados. Ele pode ser um conselho, sindicato ou ordem.

No caso dos lojistas, uma das entidades que representa essa categoria é a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de cada cidade ou estado. Há também a representação nacional, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)

Um plano de saúde para lojistas deve prover atendimento médico e odontológico de qualidade aos associados e seus dependentes. Deve incluir o direito a consultas, exames, internações, cirurgias e tudo mais que um bom plano de saúde deve oferecer.

Por isso, antes de se decidir por um plano de saúde específico, pesquise sua rede credenciada de hospitais, coberturas, prazos de carência, etc.

Vantagens do Plano de Saúde para Lojistas

Em primeiro lugar, vamos lembrar novamente que um plano de saúde para lojista se enquadra na categoria de planos coletivos por adesão. Por esse motivo, terá mensalidades mais baratas do que um plano de saúde individual.

Isso ocorre porque o plano coletivo engloba muitas pessoas, de maneira que os custos acabam sendo diluídos.

Também devido a esse fato, os prazos de carência dos planos de saúde coletivos por adesão tendem a ser menores. Essa é outra vantagem significativa.

Portanto, se você é lojista e busca um plano de saúde, contate seus superiores ou a entidade de classe que os representa. Converse sobre a contratação de um plano de saúde para lojistas.

Reajustes de preço no Plano de Saúde para Lojistas

Assim como outros planos coletivos por adesão, os planos para lojistas sofrem dois tipos de reajuste de preço: o reajuste anual e o reajuste por faixa etária.

O reajuste por faixa etária obedece às faixas de idade definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Sempre que o beneficiário passar de uma faixa etária para outra, haverá um reajuste na mensalidade do plano.

Já o reajuste anual acontece na data de aniversário do contrato. Ele ocorre devido à variação de custos.

Quando se trata de planos coletivos, como é o caso do plano de saúde para lojistas, o índice desse reajuste anual é especificado no contrato. Ele é definido por meio de livre negociação entre a operadora do plano e a entidade que o contratou.

O valor do reajuste deve ser informado pela operadora à ANS até 30 dias depois da aplicação.

Administradora de benefícios

As administradoras de benefícios são empresas credenciadas pela ANS para prestar serviços a entidades que desejem contratar um plano de saúde coletivo.

A administradora assiste a entidade contratante no sentido de obter as melhores condições possíveis, além de colocar sua infraestrutura à disposição. 

Alguns serviços que podem ser prestados pelas administradoras de benefício incluem:

  • Sugestão do melhor plano em função do perfil dos associados;
  • Assessoria a respeito dos direitos previstos pela lei;
  • Recebimento das propostas de adesão;
  • Análise documental das propostas;
  • Inclusões, alterações e exclusões no cadastro do plano;
  • Suporte na emissão de boletos;
  • Suporte no controle do pagamento das mensalidades;
  • Serviço de ouvidoria e atendimento ao consumidor do plano;
  • Entrega do cartão do plano e dos manuais e o guia com a rede de serviços de saúde. 

 

Última atualização em 25/06/2019