Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como funcionam os Planos de Saúde para PME

Desenho de família e ícones de saúde para ilustrar texto sobre plano de saúde para PME

Como funcionam os Planos de Saúde para PME

Muito trabalhador autônomo, que possui CNPJ, não se dá conta que é possível contratar um plano de saúde empresarial mesmo para poucas vidas. Isso é sim possível. Hoje em dia, existem diversos tipos de plano de saúde para PME.

É possível você se beneficiar de seu modo de trabalho atual como autônomo e ainda contar com um bom plano de saúde.

Desenho de família e ícones de saúde para ilustrar texto sobre plano de saúde para PME

Planos de Saúde específicos para PME têm sido os planos mais buscados no mercado.

O que é plano de saúde para PME?

O plano de saúde para PME é uma modalidade de plano da categoria empresarial. Ele atende empresas de médio e pequeno porte.

Sua contratação tem como base empresas e profissionais autônomos com registros ativos na Receita Federal de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou de Microempreendedor Individual (MEI).

Para a contratação, é necessário que o cliente tenha no mínimo duas ou três vidas. Ou seja, duas ou três pessoas beneficiárias para utilizar o plano de saúde para PME contratado. Essas pessoas podem ser o próprio administrador da empresa e seus empregados, ou até os seus dependentes, como cônjuges e filhos.

Por que existe um plano de saúde para PME?

Os microempreendedores e empreendedores de pequenas e médias empresas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Com toda essa mudança, foram necessários ajustes.

Antes, os planos de saúde eram focados em grandes empresas. Agora, essa nova modalidade de plano de saúde para PME veio para atender a essa nova grande demanda.

Hoje, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o plano de saúde para microempresa é o tipo de convênio com maior número de adesões no país. O plano de saúde para PME já é oferecido por 90% das operadoras existentes no mercado.

Veja como estão divididas as categorias das ofertas de planos de saúde, para que você possa entender melhor essa escala:

  • Planos individuais ou familiares;
  • Planos empresariais: para PME, pequenas e microempresas, e para Pessoa Jurídica (PJ);
  • Adesão: modelo feito via entidade de classe por associação.

Como funciona o plano de saúde para PME?

O plano de saúde para PME funciona praticamente da mesma forma que os planos de saúde comuns. O tipo de cobertura, serviços e tratamentos disponíveis irão depender da qualidade do plano contratado.

Ou seja, há desde planos mais simples com cobertura médica, hospitalar e ambulatorial, até planos mais completos. Os mais completos podem incluir internação em acomodação em quarto privativo, resgate aéreo e atendimento em hospitais referência a nível nacional. Tudo irá depender da disposição financeira da sua empresa para definir qual o melhor plano de saúde.

Entre as vantagens, está o fato de que as operadoras oferecem descontos para microempreendedores contratarem seus planos. Você pode conseguir economizar até 35% na mensalidade, em comparação a outras categorias de planos de saúde.

Em relação à carência, algumas operadoras reduzem ou até mesmo isentam esse prazo. Isso também vai depender do número de pessoas incluídas no ato da contratação do plano.

Outro aspecto importante sobre o funcionamento é que, para contratar um plano, o CNPJ ou MEI do microempreendedor deverá estar ativo na Receita Federal. A contratação deverá obedecer o quórum mínimo de duas ou três pessoas, dependendo da operadora, para efetivar o benefício.

Por fim, é comum que as operadoras estabeleçam em contrato, um tempo mínimo de permanência ao plano de um ano.

Como contratar um plano de saúde para PME?

O plano de saúde para PME é menos burocrático que os planos de saúde convencionais. Você pode fazer a contratação com a apresentação dos documentos pessoais e do CNPJ ativo que comprovem o vínculo de trabalho da microempresa e os seus colaboradores.  

Todo o controle do serviço, como boletos de mensalidade e outros aspectos contratados, ficam sob responsabilidade da operadora de saúde. Assim, o microempreendedor ainda fica livre para se ocupar com outras questões.

Para encontrar o melhor plano de saúde para PME para você, seu familiares e funcionários, faça uma cotação online, e tenha mais segurança na sua decisão.

ANS e as novas regras de 2018

É bom ficar atento às novas regras da ANS para os planos de saúde para PME. Devido a alta demanda de novos cadastros, foi constatado que muitas pessoas estavam criando seus CNPJ ou MEI para usufruir das vantagens da categoria, sem de fato apresentar uma atividade autônoma.

Por isso, agora, antes de contratar um plano de saúde para PME, os microempreendedores precisarão comprovar atividade empresarial e cumprir um período de carência por seis meses.

Por que contratar um plano de saúde para PME?

Você ainda está em dúvida sobre a contratação de um plano de saúde para você e para os membros da sua empresa? Então lembre-se que, além das vantagens financeiras, investir em saúde é cuidar da vida e também da produtividade e crescimento da sua empresa.