Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é plano de saúde por adesão

Imagem de estetoscópio para ilustrar post sobre plano de saúde por adesão

O que é plano de saúde por adesão

Quando o assunto é plano de saúde, muitas dúvidas surgem na hora de contratação. Isso porque as opções são muito variadas. Ao mesmo tempo, não dá para ficar sem, então o jeito é se informar, não é mesmo? Neste texto, vamos falar sobre uma das alternativas. Acompanhe esse post e entenda o que é plano de saúde por adesão.

Nos planos de saúde coletivos, há dois tipos mais comuns: o plano de saúde coletivo empresarial – que cobre assistência médica aos funcionários da organização contratante – e o plano de saúde por adesão coletivo.

O plano de saúde por adesão é voltado às pessoas jurídicas ou a um grupo de pessoas ligado a uma empresa, a uma associação, tal qual um sindicato. Portanto, existe tanto o plano coletivo por adesão, quanto o plano individual por adesão.

Ambos oferecem serviços como consultas, exames, cirurgias, e o que mais for preciso, dentro do que estabelece o contrato.

Plano de saúde individual por adesão x Plano coletivo por adesão

Para entender as principais diferenças entre os dois tipos de plano de saúde por adesão, vamos considerar, antes de tudo, a questão da contratação. É assim: no plano de saúde individual por adesão, não há nenhuma regra ou exigência de contratação. Assim, qualquer pessoa pode optar por essa modalidade.

Já no plano coletivo por adesão, por outro lado, é preciso que o interessado faça parte de alguma empresa interessada em adquirir esse plano de saúde, entidade ou associação profissional.

Preço dos plano de saúde por adesão

No que se refere a preços, no plano individual por adesão, as tarifas seguem o que é estabelecido pelo contrato. No plano coletivo por adesão, o valor pode chegar à metade do valor que é pago no plano individual.

Carência

Aqui também o plano de saúde coletivo por adesão oferece mais vantagens. Enquanto no plano de saúde individual é preciso esperar certo tempo para começar a usufruir de alguns tipos de tratamentos e atendimentos, no plano coletivo o período de carência costuma ser bem menor.

Outro aspecto que muda entre um plano e outro diz respeito à data de pagamento. Por exemplo: no plano individual, a conta vence na data em o contrato foi estabelecido. No plano coletivo por adesão, a data é programada. Geralmente, nas datas 10 e 25 do mês.

+Plano de saúde sem carência

Preços reajustados

Mais uma diferença entre os dois tipos de planos por adesão que vale a pena ficar por dentro. No plano individual, o reajuste do preço ocorre na mesma data de contratação do plano. Enquanto que no plano coletivo é geralmente no mês escolhido pela organização contratante.

Se você não possui ainda um plano de saúde, fique atento. Vale a pena conversar com o grupo de responsáveis pessoas da empresa onde trabalha ou de uma associação comercial caso seja afiliado, sobre essa possibilidade de ter um plano de saúde coletivo por adesão. Afinal, além de propiciar os mesmos tipos de atendimentos que um plano de saúde individual, traz ainda a vantagem de descontos nos preços, beneficiando todo o grupo e proporcionando um bem, segurança e mais saúde para a coletividade.

Conheça também quais são os melhores planos de saúde do Brasil.