Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Planos de saúde com cobertura nacional

Imagem de consulta médica ilustrando texto sobre planos de saúde com cobertura nacional

Planos de saúde com cobertura nacional

Fazer um plano de saúde pode parecer simples. Ao fazer sua escolha, diversas variáveis costumam ser levadas em consideração para a empresa prestadora do serviço poder calcular o que você pode desfrutar, como e quando. E quando se trata da nossa saúde, física e mental, é sempre bom saber o serviço contrato antes de um acidente ou emergência, sua ou familiar. Neste post vamos falar um pouco mais sobre planos de saúde com cobertura nacional.

Imagem de consulta médica ilustrando texto sobre planos de saúde com cobertura nacional

Planos de saúde com cobertura nacional devem ter uma ampla rede credenciada em todo o país.

Se você pretende contratar planos de saúde com cobertura nacional, vamos te dar algumas dicas. Montamos abaixo um guia com algumas informações importantes sobre planos de saúde, para você já entender tudo direitinho antes de partir pra contratação de planos de saúde com cobertura nacional.

Como começar a pesquisar sobre planos de saúde

As operadoras de planos de saúde trabalham como um tipo de seguradoras. Tradicionalmente, o seguro é um contrato feito entre um indivíduo (segurado) e uma seguradora, que oferece o serviço.

No seguro tradicional, o segurado paga um “prêmio”, ou seja, um valor estipulado previamente. Assim, a companhia de seguros, em troca, se compromete a pagar qualquer perda financeira que eventualmente aconteça durante o período da apólice de seguro.

No plano de saúde a lógica é similar. O segurado vai dizer à seguradora se tem ou não problemas de saúde e vai fechar um documento. Esse documento é uma apólice, que detalha todas as coberturas que o segurado terá.

O plano, então, consiste em pagamento mensal feito pelo segurado, ou então feito pela empresa em que trabalha. O principal motivo que levam as pessoas a buscar por um plano é a incerteza que têm em relação à assistência pública à saúde. Com o plano, existe uma certa segurança para casos em que as pessoas dependeriam de consultas particulares ou internações de algo custo, por exemplo.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é quem regula o setor de planos de saúde no Brasil. Ela é vinculada ao Ministério da Saúde e possui as principais informações à respeito e pode consultá-la sempre que necessário.

+ O que são os planos de saúde populares

+ Diferenças entre plano de saúde e seguro saúde

Planos de saúde com cobertura nacional

A cobertura de um plano de saúde trata de sua abrangência. Eles podem ser planos de saúde com cobertura nacional ou local. De acordo com o plano de saúde contratado, o usuário poderá utilizar os serviços da rede credenciada, como hospitais, médicos e clínicas, somente da sua cidade, ou então em qualquer lugar do país.

Se você for contratar um plano de saúde, é muito importante que verifique se a cobertura oferecida é o que você espera. Se você está interessado em planos de saúde com cobertura nacional, fique atendo à cobertura geográfica oferecida por esse plano.

+ Coparticipação em plano de saúde

+ Plano de saúde estudantil

Como é possível garantir que a empresa fornecedora é confiável?

Segundo a ANS, é importante pedir à empresa que você está contratando um número. Esse número é o registro do plano de saúde e da operadora na ANS. Existe uma sessão específica no site da ANS onde é possível verificar as informações da empresa.

Você também consegue dados da empresa dentro do programa de Qualificação da ANS. Esses dados lhe trarão a informação da posição que a operadora ocupa no ranking de reclamações das empresas de saúde.

O mais importante ao contratar planos de saúde com cobertura nacional, é realmente verificar se a área de abrangência da cobertura corresponde à área nacional. Assim, você não será pego desprevenido quando precisar utilizar o seu plano em alguma cidade que não seja a sua residencial.

+ Melhores planos de saúde do Brasil

+ Como declarar o plano de saúde no imposto de renda

+ Plano de saúde familiar

Cotação online de Planos de Saúde