Amil: saiba como pedir reembolso

Imagem de pessoa no computador para ilustrar texto sobre reembolso Amil

Amil: saiba como pedir reembolso

A Amil é uma das maiores operadoras de plano de saúde do Brasil. Ela possui mais de 6,1 milhões de beneficiários e oferece excelente cobertura médica de atendimento. Mas sabemos que, algumas vezes, você precisa realizar alguma consulta ou exame fora dessa rede credenciada. Nessa hora vem a dúvida: como pedir reembolso Amil?

Não pense que é impossível e cheio de burocracia. Aqui vamos explicar passo a passo do que é necessário ter em mãos para que você consiga o seu reembolso Amil sem dores de cabeça.

Imagem de pessoa no computador para ilustrar texto sobre reembolso Amil

O pedido de reembolso Amil é fácil de fazer e o processo pode ser feito 100% online.

 

O que é o reembolso Amil?

Como antecipamos, o reembolso Amil pode ser solicitado quando algum procedimento é realizado fora da rede credenciada, envolvendo custos. O que vale ficar atento é que o seu reembolso pode ser com o valor da despesa integral ou parcial. Isso vai depender do tipo do plano e das motivações que o levaram a seguir para um atendimento fora da Amil.

Além disso, você precisa solicitar ao prestador do serviço médico, uma nota fiscal com o valor do atendimento e também uma declaração do especialista relatando o ocorrido. Sem essa documentação você não consegue comprovar nem o valor da despesa e nem as motivações do atendimento externo. A nota fiscal é fundamental para o reembolso Amil.

Quando eu posso pedir reembolso da Amil?

Há alguns casos obrigatórios que o reembolso Amil pode ser solicitado, veja abaixo:

  • Para atendimentos de emergência e urgência previstos em contrato no plano do beneficiário, em que a Amil não atende;
  • Para casos de atendimento em que a Amil não conseguiu oferecer o atendimento buscado em até 14 dias e o beneficiário precisa buscar na rede particular;
  • Ausência de atendimento credenciado na localidade ou município;
  • Clientes Amil 400, Amil 500 e Amil 700 possuem direito a reembolso para procedimentos realizados na rede externa.

Qual prazo para solicitar o reembolso Amil?

Essa pergunta é muito importante. Todas as operadoras de plano de saúde estabelecem um prazo máximo, a partir da realização do atendimento, para a solicitação do reembolso.

No caso do reembolso Amil esse prazo é de até 30 dias. Ou seja, se você realizar um atendimento médico hoje, você terá até 30 dias para realizar o pedido de reembolso, com a documentação necessária e a nota fiscal do atendimento.

Como pedir o reembolso Amil?

Mais uma vez a tecnologia facilita a sua vida. O seu pedido de reembolso Amil pode ser feito pelo site da operadora. Veja o passo a passo:

  • Entre no site da Amil, acesse a área de clientes. Selecione “Para você” e faça o seu login;
  • Dentro da sua página de clientes, você encontrará a seção de serviços na lateral esquerda da tela e a opção “Solicitação de reembolso”;
  • Caso o reembolso seja para algum membro dependente do plano, você deverá informar nesta mesma seção e seguir as instruções do site;
  • Tenha os recibos ou nota fiscal e a declaração do médico em mãos;
  • Selecione a forma mais fácil para você enviar essa documentação para a Amil: por meio de courier (motoboy), que pode ir até a sua casa ou no seu trabalho para buscar a documentação, envio por correio, ou atendimento nas agências físicas da Amil;
  • Depois, você seleciona o tipo de despesa que precisa de exame, como consultas médicas, exames e procedimentos ou internações;
  • Preencha corretamente os seus dados cadastrais e anexe os arquivos dos seus documentos;
  • Nesse momento, fique atento ao preenchimento da sua conta bancária, pois é por ela que você irá receber o valor do reembolso.

O procedimento de reembolso poderá ser 100% digital, caso a sua nota fiscal seja do tipo eletrônica.

Fique atento!

É importante saber alguns detalhes que devem constar na sua documentação registrada pelo profissional que lhe atendeu:

  • Caso você tenha realizado uma “consulta médica”, esse termo deverá ser mencionado no documento assinado pelo médico. Caso não haja essa informação e tenha apenas, algo como, “serviços médicos prestados”, o documento não será aceito;
  • Para atendimento em psicólogos ou psicoterapeutas, é necessário que no recibo tenha as datas das sessões, a quantidade de sessões realizadas e o custo unitário de cada uma. Você também deve apresentar o pedido assinado e datado do médico que solicitou a sua ida a esse tipo de atendimento;
  • No caso de exames, o recibo deverá ter a informação de quais exames foram realizados. Não são aceitas descrições genéricas, como “exames laboratoriais”, e os valores aplicados em cada um;
  • Para internações, você deverá ficar atento. Cada profissional que prestou atendimento deverá emitir uma nota específica para o seu serviço. Caso seja uma nota única você deverá ter o serviço e o valor unitário especificado para cada atendimento;
  • Faça com antecedência o seu pedido de reembolso, pois, se houver divergência ou erro em alguma documentação, o seu prazo poderá ser prejudicado.

Como vou saber se o reembolso está aprovado?

A Amil disponibiliza um painel online na sua página de serviços, para que você possa acompanhar o status de cada solicitação. Lá também é possível verificar as informações subsequentes da liberação do pagamento do seu reembolso Amil na sua conta bancária.

Como saber se o reembolso será total ou parcial?

Essa informação, provavelmente, você teve acesso ao assinar o seu contrato com a Amil. Lá eles especificam quais são os seus direitos a reembolso Amil, de acordo com o seu tipo de plano.

De qualquer forma, a Amil define que 90% do valor de consultas médicas poderá ser reembolsado, mas isso varia de acordo com o plano. Os demais procedimentos podem ser acompanhados por uma tabela do plano que é atualizada periodicamente.

Como ter um plano de saúde da Amil?

Para você que ainda não tem o plano da Amil e está pesquisando mais informações sobre a operadora, não deixe de fazer uma cotação online aqui na Bidu. Conheça também o Amil Fácil e o plano Amil 300, que agora chama-se Amil 400.

Sem dúvidas você vai encontrar muitos motivos para cuidar da sua saúde, com um plano que cabe no seu bolso e atende ao seu perfil.

 

 

Última atualização em 06/03/2019