Como funciona o reembolso dos planos SulAmérica Saúde?

Há muito a ser avaliado na hora de contratar um plano de saúde. Os gastos envolvidos nessa operação são importantes, mas não são os únicos motivos que devem ser levados em conta. Saber como funciona o reembolso do plano de saúde é fundamental. Aqui vamos explicar o funcionamento do reembolso SulAmérica.

Imagem de pessoa mexendo no computador e celular para ilustrar texto sobre reembolso SulAmérica

É possível solicitar o reembolso SulAmérica de forma digital.

Será que aquele médico de confiança está na rede credenciada do plano que você quer adquirir? E aquele laboratório com equipamento de ponta? Ele está entre os que você poderá usar?

Quanto tempo será que leva para o reembolso ser feito? Será que o valor é o mesmo para todos os planos que contam com essa opção?

Pois é, muitos dos beneficiários têm diversos questionamentos sobre a maneira correta de pedir o reembolso SulAmérica.

Então, é hora de conferir essas e outras informações!

 

Reembolso SulAmérica Saúde

São inúmeros os planos de saúde disponíveis no mercado e que atendem às mais diversas necessidades e perfis de clientes.

Esses planos costumam se diferenciar pelas opções de rede referenciada, padrão de acomodação hospitalar, benefícios e, claro, reembolso.

Nos planos de saúde SulAmérica o reembolso tem um único objetivo. O objetivo é ressarcir os clientes quando estes têm despesas médicas e hospitalares que não são realizadas por profissionais ou instituições que integram a rede referenciada.

Nessas situações, o cliente efetua o pagamento no momento do atendimento médico e/ou hospitalar. Somente depois, com o documento que comprova a efetivação desse pagamento, solicita o reembolso SulAmérica Saúde.

Importante: lembre-se sempre de conferir antes se o prestador de serviço integra ou não a rede credenciada da SulAmérica Saúde. Verifique a lista de médicos e de hospitais que constam no guia do seu plano de saúde.

Valores do reembolso

De acordo com a operadora, todas as suas modalidades de produtos têm reembolso SulAmérica previsto. Porém, podem ocorrer diferenciações entre os tipos de plano.

Os valores dos reembolsos também variam de acordo com o plano e mediante o tipo de serviço realizado.

Consultas, por exemplo, têm um valor determinado de acordo com o plano. Já exames têm outro valor, que também difere em virtude do tipo de exame que foi realizado.

No caso de cirurgias, os valores também são diferenciados de acordo com a complexidade do procedimento e com o tipo de plano.

Como o reembolso é calculado e qual o prazo para ter direito a esse benefício?

O prazo para a solicitação de um reembolso é de até um ano para procedimentos que foram feitos no Brasil. Para os que foram realizados fora do país o prazo é de até dois anos.

Para começar a entender o cálculo que é realizado, é válido saber que isso dependerá do tipo de plano que foi contratado.

Mas a SulAmérica tem em seu site e no seu APP uma área para o cliente ter uma prévia do reembolso que receberá.

Sim, é possível saber o valor do reembolso de consultas, exames, terapias e procedimentos cirúrgicos de acordo com o plano.

Basta, para isso, informar dados como CPF, código de identificação e senha.

Documentos necessários

Para que a operação de reembolso SulAmérica ocorra sem qualquer problema, é preciso apresentar certos documentos.

Para evitar fraudes, a empresa NÃO aceita como documentos comprobatórios:

  • Recibos de pagamento de autônomos (RPA);
  • Recibos provisórios de serviços (RPS);
  • Recibos temporários, notas de débitos ou duplicatas.

Solicitação de reembolso

Há algumas formas de fazer a solicitação de reembolso SulAmérica utilizando os diferentes canais que a operadora coloca à disposição: site e aplicativo.

O reembolso no formato digital é muito simples. Basta enviar os documentos solicitados para que a empresa faça a avaliação do pedido com muita segurança e praticidade.

O cliente só precisa clicar no ícone SOLICITAR REEMBOLSO (tanto no site quanto no APP) para preencher o formulário, acessando a documentação exigida, e enviar.

Há casos em que é necessário fazer a reapresentação de documentos, pois a SulAmérica pode precisar de informações complementares.

Quando isso ocorre é necessário abrir uma nova solicitação de reembolso SulAmérica.

Além de reunir os documentos que foram solicitados, informe também o número da solicitação anterior.

Prazo para análise do reembolso

O prazo estipulado pela empresa é de até 30 dias, contados a partir da data de recebimento da solicitação de reembolso SulAmérica Saúde.

O cliente tem a opção de acompanhar todo o processo pelo site e/ou APP – aba ACOMPANHAMENTO.

Pagamento do reembolso

Para que a empresa faça o pagamento do reembolso é preciso informar a conta corrente do cliente. Isso porque os valores são creditados na conta diretamente.

Já os segurados que optarem por não cadastrar a conta corrente terão os valores de reembolso depositados no Banco do Brasil. Neste caso só poderão sacar em uma agência mediante a apresentação do RG e CPF originais do titular do plano de saúde.

Fraude de reembolso

A SulAmérica determina como fraude na solicitações de reembolsos o envio de forma dupla ou parcelada de recibos relacionados a um mesmo atendimento médico e/ou hospitalar para aumentar o valor destinado ao cliente.

 

Última atualização em 07/03/2019