Vale a pena trocar Plano de Saúde particular por um Plano de Saúde para MEI?

Ilustração de médico para texto sobre trocar plano de saúde individual por MEI

Vale a pena trocar Plano de Saúde particular por um Plano de Saúde para MEI?

O empreendedorismo vem se desenvolvendo no país como uma resposta e uma alternativa à crise. Por isso, cada vez mais cresce o número de Microempreendedores individuais (MEI) e trabalhadores autônomos. Se você é MEI, já pensou em trocar o plano de saúde particular por um plano de saúde para MEI

Ilustração de médico para texto sobre trocar plano de saúde individual por MEI

Podem ter muitas vantagens em trocar o plano de saúde individual por MEI.

Neste artigo você vai entender as principais referências sobre o assunto, e as vantagens de aderir a esse tipo de plano.

Cotação Online de Planos de Saúde

Plano de Saúde para MEI

Antes de já sair correndo para trocar plano de saúde, vamos entender um pouquinho mais do assunto. No Brasil, já são mais de oito milhões de pessoas que trabalham como MEI. Além da legalidade, isso pode trazer muitos outros benefícios, como o acesso a planos de saúde. 

As operadoras de plano de saúde também estão de olho na tendência desse crescimento de mercado de empreendedorismo. Além de já contarem com diferentes tipos de plano para oferecer aos seus clientes, também desenvolveram uma nova modalidade para atender a esse novo consumidor.

O plano de saúde para MEI está dentro do grupo de planos coletivos empresariais, assim como aqueles oferecidos a empresas e grandes corporações, para os seus colaboradores. Para contratar esse tipo de oferta é necessário ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e ter vínculo empregatício com a companhia. 

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), um microempreendedor individual pode economizar em até 35% no valor do plano. Isso se compararmos ao tipo de plano individual

Qual melhor: Plano de Saúde para o MEI ou particular?

Listamos abaixo as principais perguntas sobre planos de saúde para MEI. Elas vão te ajudar a mapear se vale a pena trocar plano de saúde particular pelo plano coletivo. 

Quem pode utilizar o benefício do Plano de Saúde para MEI?

Como mencionamos, antes de tudo é preciso ter um CNPJ ativo na Receita Federal. Também é preciso estar cadastrado como MEI por pelo menos seis meses. 

Ou seja, se você está se cadastrando agora como MEI e já possui um plano de saúde particular, é bom aguardar pelo menos seis meses da sua inscrição como MEI para trocar plano de saúde. Também há o período de carência que poderá ser exigido na contratação do seu plano coletivo. 

Quantas vidas é necessário incluir nesse tipo de plano empresarial para MEI?

Em geral, exige-se, no mínimo, duas ou três vidas para dar início ao plano de saúde para MEI. Essas vidas podem ser desde empregados com vínculo na empresa ou familiares e dependentes. Isso quer dizer que ter um plano coletivo pelo MEI pode ser muito vantajoso para você e para a sua família.   

Plano de Saúde para MEI tem coparticipação?

A coparticipação deve ser negociada no momento do fechamento do contrato. Porém, hoje em dia, é comum que haja esse tipo de plano, mesmo que por um preço mais baixo do que a coparticipação para outros tipos de plano de saúde. Essa regra vale também para planos de saúde particular.

Plano de Saúde para MEI tem reajuste?

A ANS viabiliza reajuste anual para todos os tipos de planos de saúde das operadoras, independente do tipo de plano que está sendo contratado. Para planos coletivos, esse reajuste é feito e negociado entre a empresa e a operadora. Para modalidade individual o reajuste segue o determinado pela ANS.

Posso cancelar o Plano de Saúde para MEI a qualquer hora?

Por se tratar de um plano coletivo, pode ser que haja alguma especificação contratual antes de se cancelar o contrato, como respeitar um período específico mínimo. No plano individual, o cancelamento pode-se dar unilateralmente, exceto em casos de falta de pagamento do valor da mensalidade ou fraudes.

É possível ter reembolso de serviços médicos?

Assim como os demais planos de saúde, os planos coletivos podem sim possibilitar o reembolso para serviços médicos. Isso ocorrerá sempre de acordo com as regras estabelecidas em contrato. Vale ficar atento, no momento da assinatura da apólice, quais são essas condições.

É muito burocrático conseguir um Plano de Saúde coletivo para MEI?

Uma certa burocracia existe em qualquer contratação de apólice de seguro. Então, se você for abrir um plano individual, saiba que há tantas exigências documentais quanto um plano coletivo. Entre essas exigências está, por exemplo, a lista de avaliação médica para registrar doenças preexistentes. A dica é estar informado e preparado para apresentar toda a documentação exigida. 

Como é a cobertura de Planos de Saúde para MEI?

A cobertura dos planos de saúde variam de acordo com o tipo de plano contratado dentro dos modelos coletivos e individuais. Então, tudo vai depender da sua escolha, disponibilidade financeira e também do seu perfil como consumidor dos serviços de saúde. 

Vale a pena trocar Plano de Saúde particular por MEI? 

Se você considerar todos os aspectos acima diferenciados para a sua tomada de decisão, a resposta é sim, vale a pena trocar plano de saúde particular por MEI. Com o plano de saúde coletivo para MEI você ainda conseguirá economizar e ter acesso aos principais serviços de saúde, com toda a qualidade e referência do mercado.

A questão agora é escolher a operadora de plano que melhor se encaixa nas suas necessidades e fazer a contratação. Aqui na Bidu você pode fazer essa cotação online e descobrir mais possibilidades que irão se adequar melhor ao seu perfil com uma simulação online.

O mais importante é não deixar de lado esse item tão importante para as nossas vidas, que é ter um plano de saúde dentro de um cenário não tão favorável de saúde pública no país.  

 

 

Última atualização em 15/09/2019