Cirurgia Plástica: o plano de saúde da Unimed tem cobertura?

Imagem de médico para ilustrar texto que fala se Unimed cobre cirurgia plástica

Cirurgia Plástica: o plano de saúde da Unimed tem cobertura?

O Brasil é o segundo país em que as pessoas mais realizam cirurgias plásticas no mundo. Isso pode ser considerado uma questão de vaidade. Mas há outros casos mais específicos em que esse tipo de cirurgia é necessária. Será que a Unimed cobre cirurgia plástica?

Isso que vamos entender por aqui. Assim, você pode considerar incluir o plano da Unimed na sua vida. Ou então, simplesmente entender em quais momentos é possível contar com a Unimed para reduzir os seus custos com tais procedimentos.

Plano de saúde da Unimed cobre cirurgia plástica?

A palavra que responde a essa questão é: depende.

Para procedimentos com fins estéticos, como mudança no tamanho dos seios ou no formato do seu nariz, a Unimed não cobre esse tipo de cirurgia.

Agora se essas mudanças tem a ver com questões de saúde, a Unimed cobre cirurgia plástica.

Alguns exemplos de procedimentos em que a Unimed cobre cirurgia plástica são:

  • como redução de pele do corpo após uma cirurgia bariátrica;
  • cirurgia plástica reparadora, para ajustar algum problema no seu corpo desenvolvido por um acidente;
  • cirurgia plástica reparadora, após alguma doença, como é comum em mulheres após o tratamento de câncer de mama.

Mas existem também outros casos onde a Unimed cobre cirurgia plástica.  São eles: casos de próteses e órteses.

Nos planos que possuem uma cobertura para internações, a Unimed cobre cirurgia plástica, porém, ela não deve ter um fim estético.

Quem determina essa obrigatoriedade de quais casos a Unimed cobre cirurgia plástica, ou qualquer outra operadora, é a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Em resumo, situações estéticas que possuem motivação médica e o aval de um profissional de saúde, podem sim ter os seus custos totalmente custeados pelo plano de saúde.

Com a Unimed é possível reduzir custos com cirurgias plásticas estéticas?

Agora que você já viu em quais casos a Unimed cobre cirurgia plástica, veja que também é possível ter auxílio do plano em outras situações.

Mas é importante que, antes de considerar essa opção, você pesquise bem sobre a modalidade do seu plano da Unimed. Isso porque, a Unimed possui diferentes tipos de planos, com coberturas e acesso a serviços distintos.

Avaliado isto, em certas situações, é possível que os custos com internação, material de apoio cirúrgico e medicação, possuam a cobertura do seu plano. Isso ocorre mesmo que a cirurgia em si esteja sendo realizada de forma particular, ou seja, paga por você e sem cobertura do plano.

Atenção antes de contratar um plano

Mesmo que você tenha descoberto que a Unimed cobre cirurgia plástica no seu caso, fique atento.

A Unimed e todas as demais operadoras possuem um período de carência para diversos procedimentos médicos. Isso inclui cirurgias como as plásticas.

Os planos, no período de carência, se resguardam ao direito de não realizar a cobertura de alguns procedimentos. Isso é regulamentado pela ANS, ou seja, é muito natural que aconteça.

Em resumo, a carência nada mais é do que um período pré-estipulado mínimo, após a assinatura do contrato. Nesse período, você, como beneficiário, deverá aguardar para ter a cobertura do plano. Para cirurgias esse tempo dura em média 180 dias.

Então, se você precisa realizar uma cirurgia e deseja ter o apoio de um plano de saúde, considere esse período de carência e também a avaliação da operadora para doenças preexistentes.

Vale a pena contratar um plano da Unimed?

Sem dúvidas, independente da sua motivação ser estética ou não, ter um plano é considerar uma segurança a mais para a sua saúde e para a sua vida.  

De toda forma, vale sempre fazer uma cotação online aqui na Bidu. Assim, você pode avaliar melhor qual tipo de plano da Unimed atende melhor o seu perfil e também a sua disponibilidade financeira.

Ah, vale lembrar que por aqui não há qualquer crítica a quem deseja realizar uma cirurgia plástica estética. Ao contrário, sabemos o quanto a autoestima também contribui para termos mais qualidade de vida e saúde. O importante é investir em você.

Sobre a Unimed

A Unimed, fundada em 1975, é uma das maiores operadoras de plano de saúde do país. Possui representatividade de 40% do mercado médico e está presente em 83% do território nacional.

A empresa, que hoje conta com 18 milhões de beneficiários, oferece mais de 114 mil médicos cooperados, 2.554 hospitais credenciados e 117 hospitais próprios. Além disso, possui laboratórios, pronto-atendimento e ambulâncias que garantem a qualidade do atendimento médico e diagnóstico.

 

Última atualização em 05/02/2019