COTAR SEGURO ONLINE

O que é Unimed Intercâmbio?

O que é Unimed Intercâmbio?

Unimed Intercâmbio é um serviço de atendimentos de saúde realizados em trânsito, fora da área de abrangência contratada pelo cliente. Está garantido aos beneficiários que possuem plano com abrangência nacional

Isso acontece quando um cliente da Unimed solicita um atendimento fora da localidade determinada em seu plano. Aí então esse pedido é atendido por prestadores e cooperados do Sistema Unimed Nacional via regime de Unimed intercâmbio.

Você já deve saber que o Sistema Nacional Unimed está presente em todo o país. Contudo, ele é constituído sob uma rede de cooperativas de saúde, que são independentes entre si. 

Mas como funciona na prática o sistema de Unimed Intercâmbio? E como fazer para ser atendido longe da área de abrangência do seu plano?

Vamos explicar a seguir.

Cotação online de Planos de Saúde

O que é Unimed Intercâmbio? 

O Unimed Intercâmbio é um regime de atendimento que acontece quando o cliente de qualquer Unimed precisa de atendimento médico em uma localidade diferente daquela onde contratou o seu plano de saúde

Na prática funciona assim: ao contratar o plano de saúde da Unimed, o cliente pode optar por um plano com cobertura de abrangência nacional, estadual ou regional. 

Os contratos com abrangência nacional garantem aos beneficiários o atendimento em todo o país, através do regime de Intercâmbio. Isso vale para as situações de urgência e emergência, e, também, para os atendimentos eletivos (aqueles que são previamente agendados). 

Já no caso dos beneficiários de contratos com abrangência estadual ou regional, que estejam em trânsito por outra localidade não incluída no contrato, é assegurado o direito à cobertura somente de tratamentos de urgência ou emergência. 

Em ambos, os atendimentos do sistema Unimed Intercâmbio devem ser prestados dentro da rede credenciada a uma das Unimeds. 

Quem tem acesso e quais são as coberturas da Unimed Intercâmbio? 

Todos os beneficiários e dependentes pertencentes a uma cooperativa Unimed específica podem ter acesso à prestação de serviços médicos e hospitalares por outra cooperativa Unimed. E como já vimos, isso acontece por meio do intercâmbio entre elas. 

Com relação às coberturas, somente os atendimentos de urgência e emergência são assegurados para todos os beneficiários. 

A exceção acontece no caso dos atendimentos eletivos ou programados, que são prestados, exclusivamente, ao cliente que tenha contratado previamente um plano de abrangência nacional. Esses atendimento devem estar de acordo com as coberturas firmadas em contrato. 

Dessa forma, a dica é: para conhecer em profundidade a abrangência e as coberturas previstas leia atentamente o seu contrato!

+ Cirurgia Plástica: o plano de saúde da Unimed tem cobertura?

Como funciona o atendimento Intercâmbio da Unimed?

O atendimento em trânsito deve ser feito por algum prestador credenciado à Unimed. Mas, para seguir com esta demanda de atendimento, o beneficiário precisa estar com todas as carências contratuais cumpridas. 

O sistema Unimed Intercâmbio funciona de acordo com os prazos estabelecidos na resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade que regulamenta o segmento de planos de saúde privados no Brasil.

Para quem o Intercâmbio no Plano de Saúde é indicado?

Quem tem uma agenda de viagens bastante extensa e/ou passa muito tempo fora do seu local de domicílio pode se beneficiar com a Unimed Intercâmbio. 

Essa é uma forma de ter atendimento médico particular, dentro da mesma operadora, em todo o Brasil, sem precisar desembolsar nada a mais por isso. 

Como fazer para ser atendido na Unimed Intercâmbio? 

Cada Cooperativa Unimed possui suas próprias normas de atendimento, que deverão ser cumpridas pelos beneficiários.

Por isso, antes de viajar, fique atento! A melhor maneira de se informar sobre os procedimentos necessários é acionado o setor da Unimed Intercâmbio de origem por meio de seus canais de atendimento. 

Para os casos de procedimentos eletivos como exames, o beneficiário precisa estar de posse da solicitação médica. 

Se for uma situação de urgência ou emergência, o procedimento mais indicado é procurar atendimento em um Pronto Atendimento de um hospital credenciado à rede do Sistema Unimed

Quais documentos são necessários para o atendimento?

Para que o sistema de Intercâmbio da Unimed ocorra sem falhas, é muito importante que o beneficiário seja devidamente identificado em qualquer localidade. 

Ao solicitar um atendimento, verifique antes a relação de documentos necessária:

  • Documento de identidade com foto;
  • Cartão magnético da Unimed dentro da validade;
  • Autorizações para todos os procedimentos que serão realizados;

Caso algum procedimento seja negado, o beneficiário deve acionar a sua Unimed de origem. É importante também que o beneficiário verifique em seu contrato os prazos de carência de seu plano de saúde.

Em caso de dúvidas sobre liberação de procedimentos e coberturas, os beneficiários de plano de saúde também podem acessar os canais da ANS

Como contratar um plano com direito à Unimed Intercâmbio?

Se você quer ter um plano de saúde Unimed com cobertura nacional, vale a pena fazer uma cotação online. Com um plano Unimed Nacional, você tem acesso a prestadores em todo o País por meio da Unimed Intercâmbio. 

Com a Bidu, você pode cotar planos, com diferentes coberturas e áreas de abrangência. 

Compare os preços e os planos que melhor atendem ao seu perfil e de sua família.

Peça agora uma cotação online.

+ Quais são os tipos de planos de saúde Unimed Empresarial?

+ Como fazer um plano da Unimed para MEI?

+ Procurando plano odontológico? Conheça o plano do Plano Odontológico Unimed.



Última atualização em 01/12/2019