Como fazer um plano da Unimed para MEI

Foto de hospital para ilustrar texto sobre Unimed para MEI

Como fazer um plano da Unimed para MEI

Você sabia que é possível contratar um plano de saúde para Microempreendedor Individual (MEI)? Várias operadoras oferecem apólices para MEI, incluindo a Unimed. Veja neste texto como funciona a Unimed para MEI.

Foto de hospital para ilustrar texto sobre Unimed para MEI

Os planos da Unimed para MEI possuem diversos benefícios.

MEI: sua própria microempresa

Desde o surgimento da opção MEI, ficou mais fácil tornar-se um microempreendedor. Agora, qualquer pessoa pode abrir um CNPJ com rapidez e com o mínimo de burocracia.

Uma das principais vantagens de abrir uma microempresa como MEI é pagar menos Imposto de Renda. Isso porque há uma faixa de lucro presumido que não é tributável.

Plano de saúde para MEI

Porém, além das vantagens fiscais de faturar como uma empresa, há outras. Em especial, a possibilidade de adquirir um plano de saúde Unimed para MEI.

Hoje em dia, os planos de saúde do tipo individual são raros no mercado. A maioria dos planos oferecidos pelas operadoras é do tipo coletivo empresarial.

Para poder ter um plano empresarial, contudo, é preciso ser funcionário ou dono de uma empresa.

E é aí que está a vantagem de ser um microempreendedor individual. Você é dono da sua própria empresa! Sendo assim, você pode adquirir uma apólice de plano de saúde para MEI, e trabalhar na sua microempresa sem preocupações.

 

Condições para contratar um plano de saúde Unimed para MEI

Como o plano de saúde para MEI não deixa de ser um plano coletivo. Você não pode contratar um plano só para você.

Todas as operadoras vão exigir que você possua um funcionário, que é o máximo de funcionários que o regulamento do MEI permite. Esse funcionário também deverá ser beneficiário do plano.

No caso de um plano Unimed para MEI, será exigido ainda um terceiro beneficiário do plano. Ele pode ser um dependente seu ou do seu funcionário.

Esse dependente tem que ter vínculo familiar com você ou o seu funcionário. Isso significa que pode ser o cônjuge, companheiro(a) ou filho(a), por exemplo.

Assim, o plano Unimed para MEI deve beneficiar no mínimo três pessoas. Mas você pode incluir mais, se desejar.

Antes de contratar plano Unimed para MEI

Antes de entrar em contato com a Unimed de sua região, há algumas coisas que você deve ponderar e definir.

Em primeiro lugar, você deve definir a quantidade de beneficiários. Como você viu acima, o mínimo é de mais duas pessoas além de você.

Em segundo lugar, estipule o preço que você pode pagar pelas mensalidades do plano de saúde.

Para isso, analise o histórico de seus extratos. Faça um estudo da porcentagem do seu orçamento que você pode despender com o plano.

Outras características que você deve ter em mente ao contratar o seu plano Unimed para MEI dizem respeito à modalidade do plano que você planeja contratar. Isso engloba escolhas como abrangência geográfica e coparticipação.

Se você e/ou as outras pessoas que você planeja incluir como beneficiários do plano viajarem muito, pode ser melhor adquirir uma apólice que garanta atendimento em todo o país.

Isso é especialmente recomendado para microempresas cujas funções possam envolver constantes viagens de trabalho.

Quanto à coparticipação, você deve ponderar, com base no histórico de saúde dos beneficiários, se o plano será muito usado.

Em caso positivo, pode ser melhor contratar um plano sem coparticipação. Assim, mesmo pagando mais por mês, você terá mais tranquilidade para fazer procedimentos pelo plano.

Além disso, será preciso decidir, quanto a internações, se a acomodação será em quarto particular ou coletivo, e, ainda, se o plano incluirá tratamento odontológico.

Como contratar um plano Unimed para MEI

A fim de obter uma apólice de um plano coletivo empresarial da Unimed Para MEI, você deverá:

  • Contatar a Unimed da sua região e se informar a respeito dos planos oferecidos. A Unimed Noroeste/RS, por exemplo, oferece planos sem carência.
  • Fornecer a inscrição do CNPJ junto ao órgão competente, bem como comprovante da Receita Federal.
  • Comprovar, por meio de documentação, a regularização da empresa pelo período mínimo de seis meses.

Esses documentos têm por objetivo evitar fraudes, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Cancelamento de plano

O plano de saúde Unimed para MEI pode ser cancelado em algumas situações:

  • Se houver problemas na comprovação da pessoa jurídica como MEI;
  • Se houver atrasos nas mensalidades do plano;
  • Por decisão da própria operadora. Nesse caso, o contrato do plano só poderá ser suspenso se a operadora comunicar a decisão ao titular em um prazo igual ou maior do que 60 dias antes da data de renovação.

Vantagens de um plano Unimed para MEI

A Unimed é uma das principais operadoras de planos de saúde no Brasil, com décadas de atuação.

Com mais de 100 mil médicos cooperados e quase 3 mil hospitais credenciados, você tem mais opções de escolha em todo o território nacional.

A Unimed também oferece programas de orientação e prevenção, por meio de oficinas e palestras, no intuito de evitar a disseminação de doenças.

Agora que você já conheceu as principais características de um plano Unimed para MEI, é só tomar sua decisão.

Conheça também como funciona o processo de reembolso Unimed.

 

Última atualização em 12/12/2018