Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Você sabe quais são os tipos de dentista que existem?

Assim como a medicina, a odontologia abriga uma série de especialidades em áreas de conhecimento específicas. Mas, quais são os tipos de dentista?

Foto de paciente e dentista para ilustrar texto sobre tipos de dentista

Existem diversos tipos de dentista. Cada especialidade tem sua área de atuação bem definida.

Existem 22 especialidades reconhecidas para atuação no nosso país. Aliás, o Brasil reúne o maior número de cirurgiões-dentistas no mundo, segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). São mais de 280 mil profissionais em todo o território.

Quer saber quais são os tipos de dentista? Quer entender como esse profissional pode garantir que o seu sorriso esteja sempre saudável e bonito? Vamos ver mais a seguir.

Quais são os tipos de dentista?

Alguns tipos de dentista são mais comuns, como o Clínico Geral por exemplo.  São eles que, geralmente, são nos acompanham desde cedo. Isso porque somente quando necessitamos de um cuidado específico é que procuramos alguém com a especialização correspondente.  

Entretanto, o fato é que existe sempre um profissional certo para cada tipo de problema bucal. Atualmente, são 22 especialidades odontológicas reconhecidas no Brasil. Cada uma delas tem um foco em um cuidado e/ou tratamento.

Existem especialidades odontológicas já bem conhecidas. As que são focadas no atendimento da saúde bucal das crianças, como a Odontopediatria, e no acompanhamento dos idosos, conforme é o papel da Odontogeriatria, por exemplo.

Já outras especialidades são, provavelmente, ainda desconhecidas do grande público. Esse é o caso da Acupuntura, que usa os conceitos da medicina chinesa para promover a saúde e bem-estar odontológico do paciente.

Quem faz o curso superior de Odontologia se forma bacharel e atua como um cirurgião-dentista. Para exercer a profissão ele é obrigado a obter o registro junto ao Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Depois disso é que ele pode optar por se tornar um dos tipos de dentista existentes e seguir uma especialização.

Especialidades da Odontologia

No Brasil quem regulamenta as especialidades odontológicas é o Conselho Federal de Odontologia. Dessa forma, o reconhecimento do exercício dessas especialidades, a atuação e a formação necessária para obtenção de registro e inscrição nos Conselhos de Odontologia devem estar de acordo com a Resolução CFO nº 22 de 27/12/2001.

Conforme esclarece o CFO, o termo “especialidade” é usado para determinar uma área específica do conhecimento exercida por profissional devidamente habilitado a executar procedimentos de maior complexidade.

As especialidades mais procuradas pelos cirurgiões dentistas são:

  • Periodontia;
  • Endodontia;
  • Oortodontia;
  • Implantodontia.

É importante ressaltar que, para exercer regularmente a atividade, os profissionais que buscam a certificação em áreas de especialização devem se formar em instituições de ensino superior registradas no Conselho Federal de Odontologia.

Vamos ver agora, em detalhes, os tipos de dentista e como cada um deles pode nos ajudar.

Saiba qual é o especialista para cada problema bucal

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais

A Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais é especializada em tratar as doenças bucais e também mal-formações faciais e maxilares. Elas podem ser congênitas (aquelas de nascença)  e resultados de traumas.

A atuação desta especialidade envolve o tratamento reconstrutivo de dentes e estruturas ósseas, que foram comprometidas em virtude de doenças da gengiva, tumores, cáries, entre outra. Ela também trata problemas decorrentes de traumas causados por acidentes, por exemplo.

Alguns tratamentos que fazem parte da especialidade Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais são:

  • Implantes;
  • Enxertos;
  • Transplantes e reimplantes;
  • Cirurgia com finalidade protética;
  • Cirurgia com finalidade ortodôntica, entre outros.

Dentística

Seguindo entre os tipos de dentista temos a Dentística. Essa especialidade da Odontologia tem como foco a área estética. Ela possui o objetivo de reparar danos, devolvendo a harmonia ao sorriso. Também aplica cuidados essenciais para a manutenção da saúde bucal.

Esse profissional atua de forma integrada com outras especialidades para restabelecer as funcionalidades de cada dente de forma satisfatória. Alguns dos tratamentos compreendidos são:

Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial

Entre as funções desse especialista estão o diagnóstico e tratamento das alterações ocorridas nas articulações da mandíbula e dos músculos dessa região.

Esse profissional pode ajudar a identificar a origem e oferecer o tratamento indicado para quadros, que por vezes, possuem diagnósticos complexos. Entre eles estão as dores na face e/ou cabeça, que estejam irradiadas ou não.

Dessa forma, o especialista em Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial contribui para a melhor compreensão das causas desses distúrbios.

Endodontia

A Endodontia está entre os tipos de dentistas mais conhecidos. Ela é a especialidade responsável pelo tratamento da estrutura interna do dente, ou polpa dentária, mais conhecida como “canal”.

Esse profissional cuida de lesões causadas por cáries e também por fraturas ou traumas, evitando danos que possam comprometer a manutenção do dente.

Estomatologia

A manutenção de um sorriso saudável não acontece apenas nos dentes. São muitas as estruturas que compõem a boca e algumas doenças podem comprometê-las. Elas podem ser de origem viral, bacteriana e imunológica, por exemplo.

Para cuidar disso, a Estomatologia é a especialização odontológica responsável pela prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento de doenças da cavidade bucal.

Esse profissional também pode detectar precocemente casos de câncer de boca e oferecer acompanhamento do tratamento a esses pacientes. O objetivo é reduzir os efeitos adversos dos tratamentos quimio e radioterápicos.

Imaginologia Dento-Maxilo-Facial

Essa especialidade é também conhecida como Radiologia Odontológica. Este profissional faz a aplicação dos métodos exploratórios por imagem. Entre eles estão a radiografia convencional, digitalizada, tomografia convencional e computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, entre outros.

A obtenção desses laudos tem o objetivo de auxiliar no diagnóstico de doenças e acompanhamento do estado geral das estruturas do complexo buco-maxilo-facial.

Implantodontia

Implantodontia é a especialidade odontológica que faz o diagnóstico das condições das estruturas ósseas dos maxilares.

Também faz a aplicação de técnicas cirúrgicas específicas. Essas técnicas são utilizadas com o objetivo de permitir a implantação de materiais necessários para oferecer suporte à colocação de próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais.

Odontologia Legal

Continuando os tipos de dentista, temos a Odontologia Legal. Ela oferece suporte técnico ao esclarecimento de fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que atinjam ou possam ter atingido uma pessoa.

Esse profissional analisa não apenas o indivíduo vivo, como também estuda corpos humanos, ossadas, fragmentos, vestígios e lesões que possam elucidar ou identificar algum objetivo específico.

Algumas atuações do profissional de Odontologia Legal são:

  • Identificação humana;
  • Perícia criminal e trabalhista, entre outras.

Odontogeriatria

A Odontogeriatria oferece cuidados especiais aos idosos. Essa especialidade odontológica, portanto, se dedica a estudar os fenômenos decorrentes do envelhecimento, que têm repercussão na saúde da boca.  

O profissional de Odontogeriatria faz o diagnóstico, auxilia na prevenção e faz o tratamento de enfermidades bucais comuns na população idosa. O Odontogeriatra oferece condições adequadas para a reabilitação bucal das pessoas dessa faixa etária.

Odontologia do Trabalho

O profissional dessa especialidade oferece conhecimento para que seja possível compreender a relação entre a atividade laboral desempenhada por um trabalhador e a preservação de sua saúde bucal.

Esse especialista trabalha no sentido de promover, preservar, recuperar e reabilitar a saúde pessoas que são submetidas a riscos e/ou agravos advindos de condições de trabalho específicas.

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Essa especialidade dentro dos tipos de dentista se dedica aos cuidados da saúde bucal dos pacientes com necessidades especiais, que apresentam uma complexidade no seu sistema biológico e/ou psicológico e/ou social.

Esse profissional de odontologia atua junto a outros profissionais de saúde e de áreas correlatas. Ele complementa uma gama de cuidados no âmbito ambulatorial, domiciliar ou hospitalar às pessoas que apresentam situações clínicas específicas e que demandem de um atendimento odontológico diferenciado.

Odontopediatria

A Odontopediatria oferece cuidados específicos aos problemas da saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente. Trabalha com o diagnóstico, prevenção, tratamento e controle de alterações que afetam, de modo global, a estrutura da boca desses pacientes.

O odontopediatra normalmente encaminha a criança para um ortodontista quando há a necessidade de alguma correção com aparelho infantil

Ortodontia

A Ortodontia oferece cuidados para os problemas de posicionamento que se apresentam na arcada dentária.

Esse profissional estuda, previne e trata de situações clínicas que podem surgir no crescimento, desenvolvimento ou amadurecimento da estrutura facial, dos arcos dentários e da oclusão do paciente.

Dessa forma, o ortodontista está preparado para oferecer tratamentos preventivos e corretivos e também aqueles que possuem o objetivo de estabilizar a formação do problema.  

Ortopedia Funcional dos Maxilares

Essa especialidade trabalha para solucionar desequilíbrios ósseos, musculares e funcionais dos maxilares, mandíbulas e dentes. Entretanto, há uma diferença entre ele essa especialidade e a Ortodontia.

A Ortodontia usa a força mecânica para corrigir o alinhamento e posição de dentes e ossos, com o uso dos aparelhos ortodônticos. Já a Ortopedia Funcional dos maxilares está baseada no emprego de aparelhos ortopédicos, que produzem estímulos no sistema nervoso central.

Esse tipo de tratamento é muito utilizado na infância. Entretanto, adultos também podem se beneficiar dessa especialidade. Alguns tratamentos compreendidos nessa especialidade são:

  • Bruxismo (rangimento dos dentes durante o sono);
  • Apneia do sono;
  • Zumbidos no ouvido, entre outros.

Patologia Bucal

A Patologia Bucal é uma especialidade entre os tipos de dentista que funciona como um apoio às outras áreas da odontologia. Ela oferece uma gama vasta de estudos das alterações que acometem a região da boca, maxilares e face.

Esse profissional especialista tem como objetivo o diagnóstico e prognóstico dessas doenças e, para isso, utiliza recursos técnicos e exames laboratoriais.

Periodontia

A Periodontia é a especialidade que promove o cuidado de doenças da gengiva. Esse profissional faz o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das alterações que acometem esse tecido como processos inflamatórios e infecciosos.

A região de atuação compreendida pela Periodontia envolve o sistema de implantação de suporte dos dentes como ossos, ligamento e cemento (tecido que recobre a raiz do dente). Algumas das doenças tratadas nesta especialidade são:

  • Gengivite;
  • Placa bacteriana;
  • Periodontite.

Prótese Buco-Maxilo-Facial

Essa é uma área que tem como objetivo a reabilitação anatômica, funcional e estética da face, a partir do emprego de próteses e outros dispositivos.

Os casos de tratamento que fazem parte desta especialidade podem ter causas patológicas, cirúrgicas, traumatológicas ou congênitas.

Prótese dentária

A Prótese Dentária visa a reconstrução e/ou reposição dos dentes e tecidos parcialmente ou totalmente destruídos.

O objetivo é devolver ao paciente, além da estética, funções essenciais como a fonética e a mastigação. Entre os recursos utilizados por essa especialidade estão as próteses fixas, removíveis, total ou parcial.

Saúde Coletiva

O profissional de odontologia que se especializa em Saúde Coletiva tem como foco de atuação o estudo dos fenômenos que interferem na saúde de uma população. Para isso, ele promove análises dos sistemas de saúde coletivos, sempre buscando a promoção de saúde em primeiro lugar.

Entre as ocupações práticas desse profissional estão a prevenção e diagnóstico de doenças que possam estar acometendo uma determinada comunidade. Mas, esse especialista também atua na análise, na elaboração e execução de projetos e programas voltados para a saúde pública, visando o restabelecimento e controle da saúde bucal.

Acupuntura, Homeopatia e Odontologia do Esporte também são especialidades odontológicas

Além dos tipos de dentista que vimos acima, o CFO reconheceu em 2015, por meio da Resolução CFO 160/2015, a Acupuntura, a Homeopatia e a Odontologia do Esporte como especialidades odontológicas.

Essa decisão foi orientada para atender, dentro da Odontologia, as necessidades do estado geral da saúde do paciente com a prevenção e manutenção. Tudo a partir de uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar.

Isso significa que o cirurgião-dentista, devidamente especializado, pode fazer o uso de práticas integrativas e complementares à saúde bucal como Fitoterapia, Terapia Floral, Hipnose, Homeopatia e Laserterapia.

Veja agora com mais detalhes as atribuições de cada especialidade:

Acupuntura

Ainda é pouco conhecida dentro do cenário odontológico. A especialidade de Acupuntura busca a aplicação de conceitos da medicina chinesa, por meio da utilização de agulhas e outros dispositivos, para a prevenção e tratamento de doenças e distúrbios.

Esse especialista pode se encaixar em uma atuação conjunta a outros profissionais da saúde e da Odontologia. A Acupuntura pode, por exemplo, potencializar os resultados de tratamentos com foco na redução de dores na musculatura facial decorrentes de tensão, nevralgias e paralisias faciais.

Também pode ser usada em quadros pós-operatórios como uso coadjuvante ou substituto de analgésicos. Para pacientes da Ortodontia, pode ser empregada após ativação de aparelhos ortodônticos como forma de amenizar os desconfortos.

Homeopatia em Odontologia

Esse especialista atua em conjunto aos demais profissionais de Odontologia e saúde. Ele tem como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar doenças bucais e faciais a partir da utilização de medicamentos homeopáticos.

O emprego da Homeopatia na Odontologia tem foco no tratamento de doenças que afetam o organismo como um todo e que possam, eventualmente, interferir no quadro odontológico. Essa especialidade busca, primordialmente, a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, por meio de um diagnóstico individualizado, com caráter sistêmico.

Odontologia do Esporte

Essa área cuida da saúde bucal de atletas profissionais e amadores. Ela trabalha de forma a estudar a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho esportivo. A odontologia do esporte é um dos tipos de dentista que também se estende para a avaliação do estado de saúde como um todo.

Para isso, faz a correlação entre as particularidades fisiológicas do atleta e a modalidade praticada, com o objetivo de melhorar o rendimento e prevenir lesões.

Como escolher um dentista?

Diante de tantos tipos de dentistas, a pergunta “que tipo de dentista estou precisando?” é muito comum.

Um paciente pode ter dificuldades em saber qual profissional de odontologia deve procurar.

Para ajudar, uma dica é se consultar com um dentista clínico geral. Ele é um profissional que atua com um conhecimento amplo, mas sem uma especialização específica.

Após o primeiro contato, o papel do clínico geral é encaminhar o paciente ao profissional especialista que melhor poderá oferecer cuidados para cada caso.

Uma forma de encontrar um bom profissional clínico geral é pedindo recomendações a amigos e familiares. Outra maneira é contando com um plano odontológico que reúna uma rede credenciada de profissionais ampla para consulta em diversas especialidades.

Se você quer saber mais sobre como um plano odontológico pode ajudar você e sua família a cuidarem dos seus sorrisos, peça agora mesmo uma cotação online.

A Bidu pode ajudar você a encontrar o plano que melhor se ajusta ao seu perfil.