Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Os tratamentos dentários estéticos mais procurados

Imagem de sorriso para ilustrar texto sobre tratamentos dentários estéticos

Os tratamentos dentários estéticos mais procurados

Ter os dentes em ordem é sinônimo de uma autoestima privilegiada, capaz de impulsionar para a conquista de inúmeros objetivos. Afinal, alguém duvida que um sorriso perfeito abre portas? Vamos listar hoje alguns dos tratamentos dentários estéticos mais procurados.

Imagem de sorriso para ilustrar texto sobre tratamentos dentários estéticos

Para começar vamos abrir as possibilidades para todos que desejam ter um sorriso perfeito. A boa notícia é que hoje em dia há inúmeros tratamentos dentários estéticos para quem quer aperfeiçoar o sorriso.

Será que você conhece os principais tratamentos estéticos dentários disponíveis? Sabe para o que cada um deles serve? E quais são os profissionais indicados para realizá-los?

Vamos conferir, sem esquecer que as consultas rotineiras ao dentista são sempre a melhor alternativa para manter os dentes bonitos e saudáveis. Afinal, para entrar em um tratamento dentário estético é importante estar com a saúde bucal em ordem.

Sem contar que são os dentistas os profissionais habilitados para recomendar os procedimentos mais indicados para cada um, contribuindo para que todos tenham um sorriso ainda mais harmonioso.

Tratamentos dentários estéticos mais procurados

Clareamento dental

Um dos tratamentos dentários estéticos mais conhecidos e tradicionais. O clareamento dental tem o objetivo de eliminar aquele aspecto amarelado dos dentes.

A ideia é deixá-los mais brancos. Porém, sempre em equilíbrio com o tom natural dos dentes de cada paciente.

Por isso, trata-se de um tratamento que deve ser feito por um bom profissional. Ele poderá executá-lo no consultório ou ainda orientará o paciente para que realize o clareamento em casa.

Mas, calma lá! Mesmo sendo em casa é necessário contar com a orientação do dentista.

O clareamento feito em casa nada mais é do que a aplicação de um gel nos dentes com o auxílio de uma moldeira. Ela fica em contato com os dentes pelo tempo estipulado pelo dentista.

Nunca pegue a “receita” de clareamento de um conhecido para fazer nos seus dentes!

A outra alternativa é fazer o procedimento no consultório. O dentista, neste caso, determina o número de sessões que são necessárias e faz as aplicações de laser.

Para quem busca resultados mais rápidos, essa é a melhor opção, pois em poucas sessões os dentes já adquirem a tonalidade branca desejada.

Facetas de porcelana

Essa técnica tem ficado cada vez mais famosa entre os tratamentos dentários estéticos. Ela é indicada para aqueles que se incomodam com os dentes pequenos ou mesmo escurecidos ou desgastados. Ela pode deixá-los maiores e com “cara” de mais saudáveis.

As facetas preservam a estrutura dos dentes do paciente. São laminados de porcelana que encapam os dentes e têm somente sete milímetros de espessura.

Elas são coladas aos dentes por um dentista. Para isso, ele costuma desgastar os dentes do paciente para que o material seja aplicado sem problema.

Lentes de contato

Lentes de contato nos dentes? Sim!

Elas são ainda mais finas do que as facetas. Têm de 0,2 a 04 milímetros e trazem também uma necessidade menor de desgaste dos dentes. Há casos, inclusive, que o paciente não precisa passar pelo procedimento de desgaste.

Quem decide a melhor alternativa entre facetas e lentes de contato é o dentista, não o paciente. A escolha é determinada pela necessidade de cada um.

Implantes

O implante também pode estar entre os tratamentos dentários estéticos. Os implantes dentários são indicados para quem teve perda de um ou de mais dentes. casos que impedem a boa mastigação e, claro, um sorriso sem restrições.

Essa técnica insere parafusos de titânio ou zircônia nos ossos do paciente. Em seguida, é colocada a prótese.

É importante informar que essa prótese tem o mesmo formato e cor dos dentes naturais do paciente.

Gengivoplastia

Sabe aquele sorriso em que parte da gengiva aparece nos dentes superiores?

A gengivoplastia é o procedimento estético mais conhecido para resolver esse problema.

O dentista é quem faz esse procedimento. Ele remove uma parte da gengiva e, assim, faz aumentar o tamanho dos dentes, tornando o sorriso mais harmonioso.

Correção de dentes tortos e mal posicionados

Uma característica que incomoda muitos pacientes é o dente saltado, principalmente, os da frente e os caninos.

A ortodontia avançada é o tratamento indicado para casos assim.

Sim, estamos falando dos famosos aparelhos!

Através de uma tecnologia chamada easyclip, os bráquetes são mais eficientes e diminuem o tempo de tratamento.

Além do aparelho fixo que, aliás, está hoje mais discreto do que os modelos do passado, tradicionais, é possível fazer o tratamento com o aparelho conhecido por InvisaLign. Ele é um molde transparente que se encaixa perfeitamente na arcada dentária.

O resultado costuma agradar, pois muitos não percebem que o paciente está fazendo um tratamento.

Para esse tipo de tratamento, é indicado ser encaminhado para um ortodontista, especialista no assunto.

Também existem outros modelos de aparelhos móveis para finalidades estéticas.

Troca de restauração escura

Tratamento indicado para quem tem restaurações antigas. São as conhecidas amálgamas, que tinham aspecto escuro.

Esse material foi sendo abandonado pelos dentistas que passarem a usar a resina. A resina vem substituindo as restaurações escuras que, muitas vezes, ficam expostas e comprometem a beleza do sorriso.

A troca dessas restaurações é simples e rápida. Em uma consulta rotineira ao dentista é possível sair do consultório com as restaurações claras, discretas e em sintonia com o tom dos dentes.

Alargamento do sorriso e espaço para os dentes

Esse é um procedimento feito pela ortodontia. Ele é indicado para pacientes com as arcadas que não se encaixam.

A consequência disso é a mordida cruzada, que pode levar a uma série de problemas relacionados à fala, à respiração e à falta de espaço para os dentes se posicionarem.

Um profissional especializado pode fazer uma série de recomendações. Um exemplo é o uso de expansor para quem tem dentes sobrepostos.

Esse tipo de procedimento é tão eficaz que até o formato do rosto do paciente muda quando o problema é resolvido.

Correção na estrutura óssea do rosto

Pois é, a correção é indicada para quem sofre com a falta de queixo. Dependendo do caso, pode ser feita através da ortodontia.

Isso vai depender da análise feita pelo profissional especializado. Mas é válido contar com essa alternativa para, ao menos, fazer uma consulta e entender melhor o processo.

Planos odontológicos cobrem tratamentos dentários estéticos?

Muitas vezes, os tratamentos dentários estéticos não estão entre as coberturas previstas para os planos odontológicos.

Porém, muitos dos exames e tratamentos complementares podem estar. Assim, você gastará muito menos. Além disso, com o acompanhamento frequente que o plano odontológico permite, as chances de você precisar de um tratamento dentário estético podem diminuir bem.

+ Melhores planos odontológicos

+ Preços dos planos odontológicos

+ Coberturas dos planos odontológicos