Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

8 dicas para alugar carro sem dor de cabeça

imagem de um carro na estrada com uma garota com o braço e a cabeça para fora com a legenda "dicas para alugar carro"

Conheças essas oito dicas para alugar carro!

Você resolveu alugar carro durante a sua viagem em uma cidade movimentada. Chegando na locadora, percebeu que o preço sairia bem mais caro por ter contratado na hora, tanto pelo preço da cadeirinha para o seu filho, condutor adicional para a esposa e GPS para guiar o caminho.

Por fim, ao entregar o carro no fim da viagem, foi cobrado uma taxa a mais por alguns danos no veículo que você não tinha percebido anteriormente. Será que essas e outras dores de cabeças poderiam ter sido evitadas? Veja essas oito dicas para alugar carro sem pegadinhas!

Contrate o seguro da locadora

As locadoras de carros oferecem pacotes de seguro com proteção contra roubo e furto, incêndio, perda total do veículo por colisão ou acidente, danos materiais e pessoais e danos contra terceiros, conforme cada locadora. Você pode contratar desde pacotes mais básicos até pacotes mais completos, por um acréscimo no valor.

A dica aqui é: não peque pela moderação e contrate as coberturas. Contrate, por exemplo, cobertura contra danos a terceiros. Imagina se você bate em um veículo, causa danos ao motorista e é acionado judicialmente para pagar uma indenização? O seguro cobre esse valor que deverá ser pago.

Não se esqueça: em caso de sinistro (risco coberto pela apólice) com o veículo, será cobrada uma coparticipação, conforme afirmado no contrato de locação.

Muitas empresas de locação oferecem desconto para pacotes contratados por semana, quinzena ou mensal. Que tal aproveitar esse desconto para contratar um seguro com mais coberturas?!

Informe o condutor adicional na hora de alugar carro

Você alugou um carro no seu nome, mas no meio da viagem pensou que não ia ter problema do seu namorado assumir o controle do volante por alguns quilômetros? Esqueça isso!

Caso o nome dele não tenha sido informado como condutor adicional e no meio da condução vocês sofrerem um acidente, bem provável que a seguradora recuse a pagar a indenização para o conserto. E pior ainda, quem vai assumir essa conta será você. Então, sempre informe os condutores adicionais.

Verifique tudo que tem no pacote

As famosas letras miúdas dos contratos podem falar muito sobre o aluguel de carro (assim como qualquer coisa que você contrata). Por exemplo, as locadoras de veículos não se responsabilizam pelos objetos pessoais e de valores deixados no veículo após a devolução.

Tome cuidado também com infrações de trânsito: a responsabilidade sobre elas é do locatário, mesmo que a notificação de multa tenha chegado após o encerramento do contrato. Assim como ler as condições gerais do seguro, é preciso também ler os termos e condições da locação do carro.

Avalie o estado do veículo alugado

No momento em que você recebe o veículo, antes mesmo de dirigir,  é importante fazer uma vistoria completa. Desde a lataria até o nível de combustível. Se estiver alguma coisa errada, esta é a hora de falar.

Conheça o roteiro e veja se realmente é preciso alugar

Uma dica importante se você vai alugar carro durante a viajar é conhecer o roteiro por onde o carro vai rodar. Por exemplo, se você vai dirigir em uma capital como São Paulo às 18 horas durante a semana, além de pegar trânsito e vai precisar pagar o estacionamento.

Isto fica a escolha de cada usuário, mas deve ser levado em consideração no momento da escolha do transporte. Compare também os preços de realizar o mesmo trajeto com táxi, uber ou até transporte coletivo.

Calcule os gastos com combustível

O preço da diária não é o único a ser levado em consideração. Lembre-se que o preço da gasolina deve ser calculado também, já que ele pode afetar consideravelmente o valor final da viagem. Se o trajeto que você vai percorrer tem pedágios, não esqueça de colocá-los na conta.

Falando em combustível, geralmente as locadoras informam que o carro deve ser entregue com o tanque cheio, caso contrário, será cobrado um valor adicional, que normalmente custa mais caro que completar o tanque no posto.

Fique atento nos descontos e cobranças adicionais

Como dito, entregar o carro com o tanque cheio pode evitar um valor adicional a ser pago na entrega do veículo. Fique atento com as cobranças adicionais:

  • Verifique se a locadora cobra um preço adicional para que o veículo seja entregue em uma loja diferente da mesma onde a locação foi realizada;
  • Confira os preços e modelos dos carros em diversos sites, assim você garante o melhor custo benefício;
  • Geralmente há descontos para carros de aluguel que são reservados antecipadamente;
  • Fique atento se você está contratando quilometragem livre ou quilometragem controlada. Na livre, você paga a diária que está incluso o uso da quilometragem, já na controlada é cobrado por cada quilômetro rodado com o carro;
  • Geralmente, cartões de crédito oferecem seguro viagem, que podem ajudar bastante na sua viagem. No entanto, não conte somente com essa proteção no trânsito, já que ela normalmente não faz a cobertura contra terceiros;
  • Exija da locadora um comprovante de encerramento de contrato.

Conheça as regras do local

Vai alugar um carro? Então conheça a legislação do local. Por exemplo, em países como o Canadá não é permitido ultrapassar ônibus escolar quando os alunos estiverem desembarcando. Ou até mesmo na cidade de São Paulo que certos veículos não podem circular nos horários de picos.

Aluguel de carro anual

Há muitas comodidades em contratar um carro por um período curto, mas você já pensou em alugar um carro anual? Quem faz um contrato de carro anual, tem diversas vantagens, tanto para o bolso, quanto para a comodidade.

Para o bolso, você fica livre de impostos, manutenção e seguro, porque no contrato, geralmente estão inclusos estes serviços. Para a sua comodidade, é não precisar se preocupar com toda a burocracia de comprar um carro novo, emplacar e os posteriores problemas que podem acontecer.

Você conhece o Carro Facil? Ele é um produto da Porto Seguros que oferece um aluguel de carro anual, onde você se preocupa somente em pagar a mensalidade e encher o tanque. O seguro auto e rastreador são incluídos, não há cobranças de IPVA, há atendimento de assistência 24 horas, sem preocupação com documentação e um carro zero km todo ano. Conheça mais sobre o Carro Facil e solicite um orçamento aqui na Bidu.

Veja também: