COTAR SEGURO ONLINE

Previdência Privada

Previdência Privada

O que é Previdência Privada? Por que contratar?

Não está nos planos de ninguém passar dificuldades financeiras na melhor idade.

Para isso, contribuímos parte dos nossos vencimentos com a Previdência Pública. Assim, podemos receber aposentadoria quando ficarmos idosos e temos segurança em momentos de desemprego e enfermidade. No entanto, esse valor está limitado por um teto, além de estar sujeito a mudanças na Legislação.

Já a Previdência Privada é diferente: com ela, você junta quanto você preferir no prazo que você escolher, para receber de volta quando você quiser. Por exemplo, você pode juntar todos os meses R$ 100 por 30 anos e receber quando se aposentar.

A Previdência Privada é uma alternativa e um complemento para quem não quer contar somente com a administração pública dos recursos previdenciários. Assim como o mercado de seguros, a Previdência Privada é supervisionada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) no Brasil.

 Vantagens da Previdência Privada

A Previdência Privada ajuda você a ter uma vida melhor no futuro, investindo seu dinheiro para resgatá-lo mais adiante quando precisar. Além disso, a Previdência Privada também ajuda você a pagar menos imposto.

Com a modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres), você pode investir até 12% da sua renda bruta anual e ter esse valor descontado do seu imposto de renda. Isso oferece uma grande vantagem para quem tem renda mais alta e que acaba pagando mais nesse imposto.

No entanto, como contrapartida, o imposto cobrado na hora do resgate é em relação ao valor total resgatado. Ou seja, caso você tenha 500 mil reais no final do plano, sendo R$ 400 mil investidos e 100 mil de rendimentos, você será taxado no valor total.

Isso é diferente na modalidade VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres). Embora ela não ofereça o abatimento no imposto de renda, o imposto cobrado no momento do resgate é somente em cima do que o seu investimento rendeu. Ou seja, no exemplo acima, você pagaria imposto somente dos 100 mil reais de rendimentos.

Além disso, você pode escolher em qual modalidade você será taxado: a tabela progressiva e a tabela regressiva. Elas oferecem diferentes vantagens, variando em cada caso. Veja nessa reportagem do jornal O Globo como escolhê-las. 

Previdência Privada ou Seguro de Vida? 

Uma dúvida que pode aparecer para quem deseja garantir um futuro mais tranquilo para si mesmo e para sua família é essa: devo optar por um Seguro de Vida ou uma Previdência Privada?

A resposta é: depende, já que são produtos com finalidades diferentes.

Enquanto a Previdência Privada é um investimento de longo prazo, em que você junta dinheiro por um bom tempo para garantir renda no futuro, o Seguro de Vida é uma proteção financeira para sua família caso algo aconteça com você.

No Seguro de Vida, não há a necessidade de juntar o dinheiro por um bom tempo, e sua família só recebe a indenização caso algum risco coberto na apólice se concretize.

Saiba mais lendo nosso guia: Previdência Privada ou Seguro de Vida?