Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como saber o saldo do FGTS? Confira passo a passo

imagem de pessoa mexendo no computador e celular para ilustrar post sobre como saber o saldo do FGTS

Como saber o saldo do FGTS? Confira passo a passo

Você tem ideia de como saber o saldo do FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado para garantir ao trabalhador contratado pelo regime CLT uma indenização. Se antes era utilizado somente em caso de demissão, atualmente é possível recorrer a esse fundo pelas razões mais variadas.

Ele é administrado pelo banco Caixa Econômica Federal. Você pode consultar o saldo também de diversas maneiras. Nós preparamos este conteúdo com todas as soluções para você. Confira:

Como saber o saldo do FGTS

Carta do banco em seu endereço

A cada dois meses, a Caixa Econômica Federal emite uma carta que é enviada a seu endereço. Nela, consta o saldo atualizado do seu fundo de garantia. É muito importante checar se você está recebendo essa carta, assim como abri-la e verificar se a empresa em que trabalha vem depositando o valor corretamente.

Essa é a primeira maneira de como saber o saldo do FGTS. Porém, muitas vezes você não está com o seu endereço atualizado. Ou então não quer esperar dois meses para saber o saldo. Veja a seguir outras opções.

Consultando pela Internet

Você prefere a praticidade, não é mesmo? Então, para que esperar dois meses?

Sim, é possível conseguir um extrato do seu FGTS com poucos cliques. No site da Caixa Econômica Federal há uma ferramenta online própria para isso. É muito prático, olha só.

Antes de mais nada, tenha em mãos o seu Cartão Cidadão e a senha dele. Agora acesse o site da Caixa Econômica e clique na opção FGTS. O procedimento é muito semelhante ao Internet Banking. Você deverá preencher alguns dados, como o número do seu NIS (PIS/PASEP). Esses números estão em sua Carteira de Trabalho (CTPS) ou no Cartão Cidadão.

Feito isso, você precisa cadastrar uma senha. Caso já tenha uma, basta apenas digitar no campo. Em seguida, a página te mostrará as opções de consultas. Você deverá clicar em FGTS e depois basta ir ao campo Consulte Extrato.

+ O que é MEI

Acesso pelo Celular

A última dica de como saber o saldo do FGTS é através do celular.

O acesso pelo celular não difere em nada do processo realizado pela internet por meio de um computador. Mas vale destacar que recentemente a Caixa também lançou o aplicativo “FGTS para celulares”.

Baixando o app, fica bem fácil consultar seu FGTS pelo seu smartphone. E uma terceira opção que envolve o aparelho celular seria uma consulta ao fundo por meio de uma mensagem via SMS. Neste caso, optando por essa solução de envio, você não receberá mais a carta impressa a cada dois meses e passa a receber a mensagem todos os meses pelo celular o saldo do FGTS, juros e atualizações. O extrato anual você continuará recebendo pelos Correios.

Qual dessas opções te parece mais simples e rápida quando o assunto é como saber o saldo do FGTS?

É bem fácil não é mesmo? Não deixe de consultar o seu saldo.

+ Rendimento FGTS

+ Dicas para melhorar o seu currículo