Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Icatu previdência privada: como funciona e quais suas vantagens

Imagem de casal idoso ilustrando Guia sobre Icatu previdência

Icatu previdência privada: como funciona e quais suas vantagens

O assunto previdência privada nunca esteve tão em alta quanto nos últimos meses. Devido às incertezas que rondam a questão da Reforma da Previdência, muitos começaram a conceber a ideia de garantir uma aposentadoria fora das dependências do Governo. Por isso, vamos ajudar você a entender melhor como funciona a Icatu previdência, opção oferecida pela Icatu Seguros.

Imagem de casal idoso ilustrando Guia sobre Icatu previdência

Aplicar em previdência privada é ter um rendimento a longo prazo.

A Icatu é uma empresa de seguros, considerada a maior seguradora independente (não vinculada a nenhum banco ou grandes grupos financeiros) do Brasil nos produtos seguro de vida, previdência e capitalização. A empresa conta atualmente com seis milhões de clientes em território nacional.

+ Porque investir em previdência privada

O que é e como funciona a Previdência Privada?

É um tipo de investimento destinado a pessoas físicas e que possui rendimento a longo prazo. Ou seja, é um fundo onde serão aplicadas quantias em dinheiro para renderem com os juros. Porém, o lucro só poderá ser resgatado daqui a bastante tempo.

A intenção é que este seja um meio de garantir uma renda complementar, ou até substitutiva, em relação à aposentadoria. Ele é muito indicado para quem quer ter uma terceira idade sem grandes preocupações financeiras. Ou então para quem quer garantir o futuro do filho ainda pequeno.  

A previdência privada funciona da seguinte maneira. O investidor aplica uma quantidade inicial e, posteriormente, aplica de forma mensal um valor menor. Para aproveitar ao máximo os benefícios da sua previdência, precisa haver um compromisso sério com os depósitos mensais.

Por isso, é importante ter planejamento e a visão de que não se trata de um gasto, e sim de um investimento que trará benefícios a você ou a quem você ama futuramente.

Quando sacar

Em um prazo longo, que pode ser 10, 20 ou 30 anos, por exemplo, é possível sacar todo o dinheiro (ou parte dele) aplicado que rendeu com os juros. Outra opção é solicitar um depósito mensal em sua conta, como uma forma de complementação de renda ou ainda ser esta a sua fonte de renda única todos os meses.

Este investimento pode ser feito de duas maneiras. Pelo próprio contribuinte (pessoa física) ou pela empresa onde ele atua (pessoa jurídica que realiza a contribuição automaticamente todos os meses).

Esse segundo caso é mais raro, já que todas as empresas que contratam por carteira assinada precisam, obrigatoriamente, recolher INSS de todos os colaboradores. É o INSS que garante a aposentadoria pública garantida por lei por idade ou por tempo de trabalho. Em todo caso, é importante conversar com o departamento financeiro da sua empresa para tirar suas dúvidas sobre esta possibilidade.

A previdência privada é um investimento seguro, de baixo risco e indicado para pequenos investidores com perfil conservador. Ou seja, é indicado para pessoas que não querem correr grandes riscos de perda e também não se importam em obter rendimentos surpreendentes (porém inconstantes) do seu dinheiro aplicado.

Como funciona a Icatu previdência?

Da mesma maneira que os outros produtos de previdência privada, a Icatu previdência oferece a opção de depósito mensal e aporte inicial à escolha do cliente. O prazo final de resgate, valores mensais, taxas e impostos sobre os rendimentos, deverão ser esclarecidos no momento da contratação do serviço.

Um bom diferencial é que a Icatu oferece previdências específicas e alinhadas a diferentes necessidades. Confira as modalidades disponibilizadas pela Icatu previdência:

  • Uniq Prev: Os planos Unique Prev têm fundos Life Cycle, Renda Fixa e Multimercado, variadas opções para diferentes perfis de futuros aposentados;
  • Gerações: um plano específico para auxiliar na elaboração de inventários e burocracias envolvendo bens e heranças de família;
  • Aposentadoria programada: escolha a melhor maneira para receber a sua renda no futuro;
  • Proteção flexível: solução para quem deseja receber a renda da Previdência todo mês sem se preocupar com a administração do dinheiro.

+ O que é VGBL

+ O que é PGBL

Taxa de carregamento, o que é?

Trata-se de uma taxa baseada no percentual sobre as contribuições. Esta taxa refere-se aos custos e despesas administrativos da seguradora, corretagem e implantação do plano.

A taxa de carregamento é definida e esclarecida no momento do fechamento do contrato. Ela pode ser cobrada no início do plano – como carregamento de entrada -, ou no momento do resgate. A taxa também pode ser aplicada na portabilidade de saída ou ainda não haver cobrança alguma, dependendo do plano escolhido e do aporte proposto.

Cada plano tem seu próprio regulamento e ele deve ser estudado com cautela junto ao corretos da Icatu previdência.

Simuladores

A Icatu Seguros oferece o interessante recurso de simulação para a Icatu previdência. O interessado pode acessar a página e fazer o teste de quanto receberia em um plano de previdência privada.

Determine o aporte inicial, os depósitos mensais, e o prazo final para resgate do montante. O sistema lhe dará uma previsão de como será a sua renda no futuro. O simulador também é bastante útil para ajudar na escolha do melhor tipo de plano de Previdência Privada.

Previdência é algo complicado? Só posso fazer pensando em minha aposentadoria?

Não e não. Na Icatu previdência, você conta com corretor especializado que vai tirar todas as suas dúvidas sobre cada plano. Nós, da Bidu, também podemos te ajudar e muito a escolher o melhor e mais adequado plano para o seu perfil pessoal e profissional.

Aplicar em previdência privada é simples. Sua contribuição inicial e mensal pode ser feita através de débito em conta, boleto bancário ou desconto em folha de pagamento, caso seja um plano empresarial.

Além disso, o cliente pode alterar o valor que está sendo investido, fazer contribuições extras sempre que sobrar um dinheirinho. Pode também diminuir ou suspender as aplicações periódicas que estavam sendo feitas por conta de um imprevisto, desemprego ou acidente.

Em casos de emergência, também é possível resgatar parcial ou integralmente o valor disponível em conta antes do prazo previsto.

A Previdência Privada não é um investimento voltado apenas para a aposentadoria. Vamos supor que o sonho da sua vida seja fazer uma viagem ao redor do mundo daqui 15 anos. A previdência pode te ajudar a realizar esse sonho, com a programação de uma renda fixa durante o seu período sabático.

Se você acabou de ter um filho, a Previdência Privada também é uma ótima opção. Com pequenos aportes mensais, você pode garantir a faculdade ou aquele intercâmbio legal quando seu pequeno completar 18 anos.

Sonhos que parecem impossíveis de serem realizados no futuro por conta de serem muito caros, podem se tornar uma realidade plausível com um bom plano de previdência privada.

+ Como fazer previdência privada?

 

Cotação online de Previdência Privada