Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como o profissional autônomo deve pagar previdência?

Imagem de dinheiro para ilustrar post sobre como autônomo paga previdência

Como o profissional autônomo deve pagar previdência?

Ter uma renda na terceira idade e mais tranquilidade na velhice é um assunto sempre em pauta no Brasil. É crescente o número de profissionais que deixam de trabalhar com carteira assinada e passam a serem profissionais autônomos. Se você está nessa categoria é importante saber como autônomo paga previdência e se regulariza.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje mais de 22 milhões de trabalhadores autônomos. São considerados autônomos aqueles que exploram seus empreendimentos sozinhos, ou com sócio. Conhecido antigamente como profissionais ‘por conta própria’. Mas você sabe como autônomo paga previdência?

Quando você é um profissional CLT, os encargos com a previdência social são pagos pela empresa em que você trabalha. É muito comum se você é um autônomo nunca ter pensando em contribuir. Mas é importante saber como proceder e fazer o pagamento por conta própria.

Como autônomo paga previdência?

Veja o passo a passo para você enquanto autônomo conseguir fazer o pagamento da guia do INSS. Veja:

1º Passo: O início desse processo é providenciar um número do PIS. Se você já trabalhou registrado ele já existe! provavelmente está na sua Carteira de Trabalho. Se você não tem o número do PIS compareça em uma das agências da Previdência Social na sua cidade de residência e faça essa solicitação! Ela é importante!

2º Passo: Com o seu número do PIS em mãos, quer dizer que você já tem uma conta para deposito voltado à previdência social. A etapa dois é escolher o tipo de contribuição que deseja fazer. Como você é um autônomo, será um “Contribuinte Individual”, a única coisa que diferencia um do outro é o número do código.

Código 1007 – Contribuinte Individual – INSS

Esse código indica que você está interessado em pagar ao INSS 20% do seu rendimento total. Válido para pagamento a partir até 20% de R$ 4.663,75. Com essa contribuição você tem direito aos dois tipos de aposentadoria: idade e tempo de serviço. Além disso também tem direito às pensões do INSS.

Código 1163 –Também de Contribuinte Individual – INSS

Você vai escolher o código 1163 se quiser recolher 11% do salário mínimo, equivalente a um pagamento do INSS de R$ 103,07 ao mês. Quem usa esse código também tem aos auxílios do INSS e pensões. Porém, só poderá se aposentar por idade, não por tempo de serviço. Pagando essa guia você terá um valor de pagamento referente a um salário mínimo. Saiba mais sobre aposentado deve pagar imposto de renda.

3º Passo: Uma vez que você escolheu como vai fazer o seu pagamento basta preencher corretamente a GPS (Guia da Previdência Social). Você adquiri esse carnê em papelarias e ser preenchido manualmente.

4º Passo: Aí basta ir até qualquer banco ou casa lotérica fazer esse pagamento.

Se você é um profissional que trabalha como autônomo há algum tempo, mas não conseguiu pagar o seu INSS em algum período, é possível contribuir atrasado e compensar esse tempo. Para você descobrir qual o tempo necessário de contribuição, basta comparecer a uma das agências da Previdência Social.

O que é RPA?

Confira também nossas dicas e informações sobre a previdência privada.