Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Entenda a diferença entre uma corretora de seguro e uma seguradora

Quando você quer contratar um seguro, quem você procura? A seguradora? E quem você acha que assume o risco do seu carro? A corretora? Na verdade, as respostas certas são as opostas: você contrata o seguro na corretora e a seguradora é quem assume o risco do seu perfil. Achou complicado? Então vamos esclarecer o que são seguradoras e o que são corretoras e o que cada uma faz.

Mas antes disso, precisamos explicar o que é a Susep, a Superintendência de Seguros Privados. A Susep, que é uma entidade vinculada ao Ministério da Fazenda, regula, supervisiona, controla, fiscaliza e incentiva as atividades do setor dos seguros de todos os ramos. A Susep funciona como a Anatel no setor de telefonia, por exemplo.

Seguradoras são empresas autorizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) a assumir riscos e indenizar seus clientes por qualquer tipo de prejuízo de acordo com o contratado na apólice, o que chamamos de seguro.  

Então, quando você assina a apólice, você está assinando um contrato com a seguradora e, caso seu risco seja efetivado, será dela que você receberá a indenização.

Corretoras de seguro são empresas autorizadas pela SUSEP a comercializar os produtos das seguradoras, servindo como intermediária entre o segurado e a seguradora, garantindo o cumprimento do contrato.

O mundo do seguro tem diversos termos e cláusulas específicas e podem gerar confusão para o cliente. Com o conhecimento que o corretor tem sobre o assunto, ele pode facilitar e ajudar o cliente a escolher o melhor seguro e tirar todas as suas dúvidas e  podendo interceder a favor do segurado em situações em que haja problemas.

Além de ser um canal menos burocrático para falar com a seguradora, onde o corretor agiliza e facilita processos como indenização ou endosso.

Qual a diferença entre uma corretora online e uma tradicional?

Na realidade, não existe diferença entre uma corretora online e um corretor tradicional. Ambos devem cumprir a mesma função, que é servir como intermediário entre você, segurado, e as seguradoras.

Cabe ao corretor – tanto da maneira tradicional quanto no online – cuidar de tudo relacionado ao seu seguro, desde a cotação e busca pelos melhores valores e benefícios, passando pela contratação, até as renovações. O trabalho do corretor é oferecer suporte ao segurado, facilitando e tornando sua vida mais segura e tranquila.

No entanto, com a tecnologia das corretoras online, o usuário pode ver os preços e as condições de várias seguradoras através de um formulário online, deixando o processo mais rápido e fácil.

Com o serviço de cotação e contratação de seguro online da Bidu Corretora, você também encontra a possibilidade de customizar online os fatores que irão compor seu seguro, como franquia, coberturas e serviços adicionais.

Independente da corretora que você escolher é importante se atentar – além do preço – para a qualidade do atendimento e a transparência em relação aos serviços e coberturas que constam na sua apólice com a seguradora.

 

Você está com outras dúvidas sobre seguro? Abaixo separamos uma playlist com as principais dúvidas, entre elas, o que é endosso,  apólice e prêmio. Para ver os outros vídeos da playlist, é só clicar em “>>” ao lado do play no canto inferior do vídeo.

 

Por que devo contratar seguro com uma corretora online?

Como visto, a corretora é um ótimo meio de intermediação com a seguradora, facilitando a sua vida desde o momento da cotação até na hora do sinistro. Mas, com tantas opções de corretoras online e offline, qual escolher?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta errada. Tanto as corretoras online quanto as corretoras tradicionais oferecem o mesmo serviço: ambas oferecem cotação e contratação de seguro e todo o suporte e atendimento que o segurado espera na vigência do seu seguro.

No entanto, uma corretora online oferece algumas facilidades que nem todas as corretoras tradicionais oferecem.

Por exemplo, com a Bidu Corretora você pode fazer uma simulação de seguro online e ver na tela do seu computador, celular ou tablet o preço e as coberturas de até 8 seguradoras em apenas 30 segundos.

Além disso, a Bidu Corretora oferece canais de atendimento como o e-mail e o chat, outra facilidade dos meios digitais.

A Bidu é uma corretora de seguros, registrada na Susep sob o número 10.0227943, e atualmente trabalhamos com oito das melhores seguradoras disponíveis no mercado brasileiro: AIG Seguros, Allianz Seguros, Bradesco Seguros, Seguro Autofácil Cardif, HDI SegurosLiberty SegurosSompo Seguros, Tokio Marine Seguros.

Você está procurando seguro? Com a Bidu, você pode fazer cotação de seguro auto e de outros como seguro moto, residencial e celular!