Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

3 dicas simples que ajudarão a contratar seguro auto

Dicas para contratar seguro auto

3 dicas simples que ajudarão a contratar seguro auto

Contratar seguro auto é uma experiência tradicionalmente chata. Convém cotar com muitas seguradoras para encontrar o melhor preço e cobertura, o que pode levar muito tempo, e o processo é permeado de termos técnicos, como Classe de Bônus e Franquia.

No entanto, contratar seguro pode ser, sim, uma experiência simples e rápida. Pensando nisso, depois de atender milhares de usuários, a Bidu compilou 3 dicas simples, com fatores para se ter em mente ao contratar um seguro auto.

1.) Preços baixos são bons, mas fique atento

Dicas para contratar seguro auto

Estatísticas podem ser chatas para você, mas sempre terá alguém para de atender da melhor forma!

O que a maioria das pessoas procuram ao contratar seguro é preço. Antes de fazer isso, pense bem nas suas necessidades. Por exemplo, é comum aumentar o preço da franquia para diminuir o preço do seguro (franquia é um valor a ser pago para que haja indenização em caso de acidente).

Para um condutor que dirige para o trabalho de madrugada cinco dias por semana, por exemplo, aumentar a franquia pode ser um mau negócio, pelo risco maior de ocorrer um acidente.

O mesmo pode acontecer ao não levar em conta itens importantes da contratação, como carro reserva e nível de assistência. Portanto, ainda que preços inferiores sejam sedutores é importante entender o impacto que isso pode ter em caso de problemas.

 2.) Forneça as informações corretas e completas sempre

Dicas para contratar seguro auto: fornecer sempre as informações corretas

Minta a idade para a suas amigas, não para a seguradora. (Foto: Kheel Center, Cornell University)

O cálculo do preço do seguro leva em conta uma série de informações pessoais e do veículo para calcular o risco de acidente ou furto. Por isso o seguro é mais caro para pessoas mais jovens ou que deixam o carro na rua, por exemplo. São dezenas de fatores levados em conta e cada seguradora tem um complexo algorítimo próprio para fazer esse cálculo, constantemente atualizado.

Sabendo disso, é tentador distorcer alguma informação no momento da contratação para diminuir o preço do seguro. Mas tenha em mente que a seguradora será muito rigorosa para conferir essas informações caso ocorra uma perda total ou um furto, podendo inclusive cancelar o pagamento da indenização. O barato sai caro!

 3.) Faça um planejamento financeiro com ajuda do seguro

Dicas para contratar seguro auto: faça um planejamento financeiro

Com os benefícios do seguro, sempre sobra tempo para passar aquela fase difícil do Candy Crush.

Ao comprar carro, é comum analisar alguns fatores, como o tipo de combustível que o veículo aceita e o consumo, a forma de pagamento e o potencial de revenda, por exemplo. Depois de achar o melhor veículo, ainda existem impostos, combustível e uma série de gastos menores que é necessário arcar. Contratar o seguro, por mais que seja mais um gasto, significa justamente proteger esses investimentos.

No entanto, não significa que você desperdiçou dinheiro caso nada ocorra com o seu veículo. As seguradoras oferecem um leque variado de serviços de assistência para auxiliar o segurado em diferentes situações. Por exemplo, ajuda em caso de pane, troca de pneus, chaveiro e motorista no caso do segurado não poder dirigir.

Algumas seguradoras oferecem serviços ainda mais especializados, como orientações de alimentação e estilo de vida em geral e serviços de babá, por exemplo. Por isso, vale a pena pesquisar bem os benefícios antes de contratar o seguro e usá-lo para economizar.

Você tem alguma dica para dividir conosco? Ou precisa de alguma ajuda? Alimente a discussão nos comentários!

+ Veja também: Como cotar seguro online