Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

8 dicas para dirigir melhor

Imagem de auto estrada para ilustrar post sobre dicas para dirigir melhor

8 dicas para dirigir melhor

O trânsito brasileiro, atualmente, é o quinto que mais mata no mundo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), anualmente são 47 mil mortes por acidentes de trânsito e 400 mil pessoas feridas e com alguma sequela. Em um cenário tão desolador, dirigir com mais consciência é a chave para um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres. Mas, como dirigir melhor? No post de hoje damos algumas dicas para dirigir melhor.

Conheça nossas dicas para dirigir melhor

1. Mantenha seu carro em boas condições

Ficar atento à manutenção do seu carro é o primeiro passo para um trânsito seguro para você e para os outros.

Faça revisões periódicas nos sistemas de freios. Dê atenção especial aos pneus que, após certo tempo, tendem a perder a adesão com o chão (os famosos pneus carecas). Mantenha os faróis em boas condições, calibre periodicamente os pneus e verifique sempre os níveis de água e óleo do seu carro.

2. Use cinto de segurança

Essa dica para dirigir melhor parece óbvia. Porém, grande parte das mortes no trânsito poderiam ser evitadas com o simples uso do cinto de segurança. Passageiros no banco de trás também são obrigados a utilizar o cinto.

3. Não buzine

O trânsito, especialmente nas grandes metrópoles, é fonte de inesgotável estresse, já que muitos passam muito tempo dirigindo entre casa e trabalho.

A buzina deve ser apenas utilizada em último caso, como ferramenta de alerta. Ficar buzinando enquanto o trânsito está parado, além de não colaborar em nada, eleva mais ainda os níveis de nervosismo no trânsito e muita poluição sonora.

4. Use as setas

As setas existem para serem utilizadas. O trânsito é um ambiente colaborativo e quando o pensamento individualista predomina, todos saem perdendo. Utilizando as setas, você sinaliza os outros motoristas sobre suas intenções de fazer curva ou estacionar, evitando batidas acidentais e confusão no fluxo. As setas também são indicadas em rotatórias e balões.

5. Evite acelerar e parar constantemente

Em vias com muitos semáforos, controle a velocidade para não precisar frear e acelerar muitas vezes. Além de emitir mais poluentes, dessa maneira as peças do seu veículo se desgastam mais facilmente. Não adianta querer correr quando há controle de velocidade por semáforos, ok?

6. Evite a luz alta

Dirigir à noite exige muito mais atenção. Nesse caso, evite utilizar o farol alto, que pode atrapalhar os outros motoristas e até mesmo causar acidentes.

7. Não cole no carro da frente

Um hábito comum no trânsito brasileiro é o motorista que adora “colar” no carro da frente. Além de ser extremamente desagradável para quem está na frente, esse costume pode trazer prejuízo com acidentes.

Lembre-se de que, na maioria das colisões traseiras, o carro de trás é considerado culpado. Então, mantenha uma distância saudável. Essa dica para dirigir melhor é importantíssima.

8. Cuidado em dias de chuva

Asfalto molhado é um grande convite a acidentes. Evite usar altas velocidades em dias de chuva. Se possível, utilize uma marcha inferior para evitar que o carro derrape durante a frenagem. Evite também áreas alagadas para preservar as peças do seu veículo que podem sofrer desgaste com o contato com umidade.

E, claro, tente manter seu carro protegido com um seguro auto.

Se você é um amante de carros, também vai gostar de nosso post sobre os os carros que menos quebram e os carros com manutenção mais cara.

E aí, preparado para deixar o trânsito melhor pra você e para os outros depois dessas dicas para dirigir melhor? 

+ Educação no trânsito