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6 acessórios para carro que saíram da Fórmula 1

Acessórios para carro que saíram da Fórmula 1

6 acessórios para carro que saíram da Fórmula 1

A Fórmula 1 é a competição de automobilismo mais famosa do planeta. É dela que saem pilotos mais conhecidos e respeitados, além dos avanços tecnológicos praticamente anuais nos veículos das montadoras participantes. Você sabia que muitos desses avanços nos carros de F1 estão presentes no carro que você usa para trabalhar todo dia ou para levar a família para a praia?

Veja abaixo uma lista com alguns acessórios de carro que saíram diretamente das pistas para as ruas!

#1 Transmissão automatizada

 

Acessórios para carro que saíram da Fórmula 1: Transmissão automatizada i-motion

Carros de Fórmula 1 só possuem dois pedais: aceleração e freio. A transmissão dos monopostos é realizada, portanto, de forma automatizada. Mas não confunda com a transmissão automática, pois são coisas diferentes – enquanto a automatizada ainda necessita da embreagem acionada por meios eletrônicos em substituição ao pedais, a automática utiliza uma peça conhecida como conversor de torque no lugar da embreagem.

Hoje em dia é possível encontrar muitos carros populares – como o próprio Gol, que é O (com letra maiúscula mesmo) carro popular –  com transmissão automatizada, que tende a ter um consumo mais leve de combustível, uma manutenção mais barata e aumento no desempenho.

#2 Tudo está no volante

 

Acessórios para carro que saíram da Fórmula 1: Interação no volante

Quem já acompanhou uma corrida pela televisão já viu a câmera interna do piloto, onde é possível enxergar o volante… e os milhares de botões, acessórios e demais cacarecos existentes ali.

Agora, lembre do seu carro e de como você pode trocar a música do rádio, buzinar, aumentar o volume ou até mesmo trocar de marcha através do seu volante. Pois é, agradeça aos engenheiros da Fórmula 1!

#3 Computador de bordo

 

Acessórios para carro que saíram da Fórmula 1: Computador de bordo veicular

Se hoje você pode conferir informações sobre óleo, o estado do motor, suspensão, e demais dispositivos do carro, é graças à tecnologia da Fórmula 1. Os dados exibidos em ambos, logicamente, não são os mesmos. No entanto, o sentido dos dois é informar ao piloto (ou no seu caso, o condutor) as condições do seu veículo.

#4 Pneus

 

Acessórios para carro que saíram da Fórmula 1: Pneu de Fórmula 1

Não, você não deve sair gastando o seu pneu para ele ficar liso como o de um carro de F1 – além de não ser seguro para o carro, você ainda será multado por andar com pneu careca.

A tecnologia gasta em avanços sobre durabilidade e resistência em pneus da competição permite que as fabricantes produzam modelos cada vez mais modernos, tanto para carros de competição como para carros de passeio. Os pneus de hoje em dia são uma compilação do que há de melhor no meio automobilístico, adaptado para o uso urbano.

#5 Suspensão

 

Acessórios para carro que saíram da Fórmula 1: Sistema de Suspensão Veicular

Quando ainda estava na Lotus, Ayrton Senna pôde participar do teste de uma novidade nos monopostos da equipe: a suspensão ativa. Essa tecnologia permite que a suspensão corrija de forma muito mais eficiente as imperfeições da pista.

Essa não é uma tecnologia que chega a ser um item de série. No entanto, alguns modelos, como o Mercedes Classe S, já são encontrados com essa tecnologia, que garante mais controle ao motorista, garantindo uma pilotagem mais segura em qualquer tipo de terreno, curvas ou freadas.

#6 Freios ABS

 

Acessórios para carro que saíram da Fórmula 1: Freio a disco

Dos acessórios para carro, os freios são um dos mais importantes para sua segurança. Garantia de proteção para o carro, os freios ABS vieram para substituir os freios comuns… e essa é mais uma conquista vinda da F1.

Freios ABS funcionam a disco e garantem um maior controle na hora da frenagem, possibilitando que o carro pare aos poucos ao invés de derrapar bruscamente e sem controle. Quando o motorista pisa fundo no pedal de freio, a tendência é que o carro pare bruscamente, causando derrapagem e perda de controle – o que seria muito perigoso para os veículos em alta velocidade nas pistas, como também nas ruas.