Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Sono é responsável por 20% dos acidentes de carro

dirigir com sono

Sono é responsável por 20% dos acidentes de carro

Muito se fala em direção imprudente e no risco que a mistura bebida e trânsito oferece à vida dos milhões de condutores no Brasil. É claro que são fatores de risco e que devem ser combatidos com todas as armas, no entanto há um fator sobre o qual pouco ou quase nada se fala: o sono ao volante.

De acordo com o Detran – Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, cerca de 20% de todos os acidentes de trânsito no Estado são causados à sonolência. Este é um fato bastante preocupante quando vemos centenas de pessoas que trabalham nas estradas – como caminhoneiros ou motoristas que se deslocam diariamente para diferentes cidades – tentando ganhar tempo no deslocamento sem cuidar da própria saúde física e mental.

Um estudo aplicado pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) também identificou que os horários com mais incidência de acidentes são durante a madrugada e logo após o almoço.

Assim com há a conscientização para que os motoristas não consumam álcool antes de dirigir ou durante a viagem, é mais do que necessário uma campanha para alertar sobre o perigo de encarar o volante em estado sonolento.

Por isso, a ABN fez uma parceria com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Recentemente passou a veicular a campanha publicitária “Não dê carona ao sono”. A iniciativa pretende reduzir os acidentes nas estradas e conscientizar a população sobre esta prática ainda tão comum. A ação conta também com o apoio do Detran – SP.

O que fazer quando o sono bater ao volante?

Em casos de viagens longas, é muito comum que uma hora o cansaço bata à sua porta. Se você perceber sonolência na estrada, tome algumas providências:

– Coma alimentos de sabor forte e energéticos. Frutas cítricas, chocolates, salgadinhos, sanduíches de frios e bebidas energéticas são bons itens para se levar durante o percurso. Pare o carro e coma devagar para o seu corpo trabalhar a digestão.

– Pare em um posto e peça um pouco de gelo na lanchonete. Passar uma pedra de gelo no rosto e na nuca ajuda a melhorar a circulação e, consequentemente, deixa você mais atento.

– Faça uma pausa para um cafezinho. A cafeína é excelente companheira de quem precisa manter o foco, permanecer acordado e evitar distrações.

– Aposte em uma playlist animada no carro. Prefira músicas das quais você conheça a letra para estimula-lo a cantar junto. Com isso você se sente mais desperto e mais animado, evitando cair no sono.

– Faça pausas para alongar as pernas, braços e pescoço. Liberando os músculos da tensão, a circulação é melhorada e a disposição fica bem maior.

– Se nada disso resolver, pare o carro no acostamento e tire um cochilo de 15 minutos. Ele ajudará a recuperar as energias e a enfrentar a estrada por mais umas duas horas.