Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba quando não é necessário acionar o seguro auto

imagem de uma miniatura de carro com a legenda"quando não acionar a franquia do seguro auto". Referente a postagem acionar seguro auto

Saiba quando não é necessário acionar o seguro auto

Na hora de contratar um seguro de carro vários fatores influenciam no prêmio e muita gente acaba optando pela opção mais barata, justamente por achar que não será necessário utilizar o seguro durante a vigência.

Porém, dá sim para contratar seguro de carro barato, com as coberturas básicas e adicionais. Ou ainda para aquelas pessoas que optam por um seguro sem analise de perfil.  O seguro auto existe justamente para amenizar a sua dor de cabeça no caso de acidentes e imprevistos, seja com as coberturas ou assistência 24 horas.

O que é a franquia do seguro?

Quando você contrata uma seguradora, ela vai te dar opções de franquia. Esta é uma cobrança obrigatória que você deverá pagar à empresa de seguros no caso de danos ou acidentes. Quanto menos a franquia, ou seja, quanto menor o valor a ser coberto pela seguradora, maior será o valor do seguro.

Por exemplo: se você utiliza muito o carro ou faz viagens constantes, você pode contratar uma franquia de R$1.000. Isso significa que, se você bater o carro e o orçamento do conserto ficar em R$2.000, a seguradora irá bancar a metade disso.

Em casos de acidente e danos no veículo, é preciso acionar a seguradora (sinistro) e então ela irá encaminhar o seu veículo para uma oficina credenciada. Estas são oficinas que atendem um padrão de qualidade e que trabalham de acordo com diretrizes de boas práticas do setor. Após orçamento, ficará especificado o valor proporcional que você terá que pagar, muito menos do que o orçamento integral.

Em caso de pequenos danos, o que fazer?

Se você bateu de leve o automóvel, se alguém bateu em sua traseira e poucas estruturas foram danificadas, talvez não seja interessante acionar a franquia. Isso porque o valor a ser gasto provavelmente será menor do que o que a franquia cobre.

Quando o veículo sofre pequenos danos, como lanterna ou vidro quebrado, por exemplo, não é indicado solicitar reparação no seguro. Motivo: o valor da franquia tende a ser superior do que o conserto, assim você acabará pagando mais do que fosse direto para a oficina. Por essas e outras, é importante sempre saber o valor da franquia contratada e fazer as contas quando necessário. Além de conhecer bem as condições gerais do seguro auto.

Sendo assim, peças como lanternas, espelhos e faróis tem um custo de reparo baixo, não sendo necessário solicitar o seguro. Sem falar que fazer concerto com peças possuem garantia do fabricante.

Nestes casos, é importante conversar com a outra parte envolvida e, se ela for culpada, combinar o conserto e orçamento para que ela pague. Em caso contrário, assuma a dívida e aí sim, acione o seguro para reparar o carro dele através da cobertura de terceiros (isso desde que o serviço não ultrapasse o valor definido no contrato).

Quer poupar tempo e paciência enquanto encontra uma vaga para seu carro? Veja essas dicas infalíveis para encontrar vaga no estacionamento.

Veja também:

+ Perda total: mitos e verdade

+ Economizando dinheiro com o carro